quinta-feira, 3 de outubro de 2013

FILOSOFIA, É O TERRENO DA NOSSA INEVITÁVEL PAIXÃO

"Ao filósofo cabe a critica conceitual, porque o terreno da filosofia, é o terreno da Liberdade!"


A Filosofia tem um programa a realizar no mundo e se o filósofo não possui o desejo de mudança, de transformação frente a realidade em que vive, ele precisa buscar um outro lugar no mundo do conhecimento. Pois a exemplo da definição do filósofo Gramsci, a filosofia da práxis se apresenta como a história de todas as filosofias, porque vai questionar todos os sistemas e estruturas impregnados na sociedade.

Não se muda o mundo mudando apenas o discurso sobre ele, é preciso ser elemento de transformação. E a função da filosofia enquanto elemento critico é de impedir que os homens sejam dominados pelas forças alienadoras presentes na organização social. 

Porque ser filósofo, é munir-se da capacidade de romper com estruturas e admirar-se pelos desejos de fomentar as problematizações da realidade. E neste terreno, a filosofia também deve ter a função social de dizer a todos que nem tudo está perdido, e ser anunciadora da esperança.

De modo algum, a filosofia pode permanecer estática diante das transformações e avanços do progresso tecnocientífico como que nascidos de uma equação A+B igual a senso comum, e descansar sobre este posicionamento sem um profundo análise ético. 

Sim, porque a filosofia é uma prática da cidadania. Ela permite as pessoas formar conceitos, tomar posição diante dos problemas. E aqui existe uma estreita relação entre filosofia e práxis, sempre presando pela liberdade de pensamento, pois do contrário fugiria de seu caráter próprio. Não existe uma filosofia que esteja a altura de dar a última instância sobre qualquer coisa, mas ela é exercício constante. Ciência como processo cumulativo vai pro museu, mas filosofia nunca, porque ela é sempre atual. 

Ao filósofo cabe a critica conceitual, porque o terreno da filosofia, é o terreno da Liberdade! E a vida é um movimento continuo, assim como as águas que correm desde o rio de Heráclito incessantemente, sem nos dar a possibilidades de banhar-se nelas duas vezes novamente. 

Em um mundo onde tudo se produz com tempo de validade, liquidez, desgaste e consumo a filosofia é o único e indispensável incessante, porque é Philia, Ágape, in aeternum, o terreno da minha, da nossa inevitável 'natura' paixão. Por ser um composto presente no DNA do homo sapiens. Eu e você!

Neuri Adilio Alves
Professor Pesquisador e Curioso no Mundo.