domingo, 21 de fevereiro de 2010

ENCONTRO MACROREGIONAL DO PCdoB  DEFINIU PRÉ-CANDIDATURAS.

 
O PCdoB realizou no sábado (20), junto à Câmara de Vereadores de Joaçaba,  encontro macroregional, reunindo mais de 20 municípios. O encontro debateu o quadro conjuntural estadual e nacional e definiu os pré-candidatos da região à deputados.
 
Os participantes do encontro fizeram uma análise do quadro conjuntural, em especial do Governo Lula. Na avaliação dos presentes é um governo vitorioso e que apresentou muitas mudanças, em especial pelas políticas sociais adotadas. Este projeto deve continuar e para isso o PCdoB envidará todos os esforços para a união da base de sustentação que hoje é composta por 14 partidos. Contudo, a candidatura do campo Lulista deve ir além da mera comparação entre os governos de FHC e Lula, devendo aprofundar os investimentos nas políticas sociais, aprofundando o papel no Estado, como forma de garantir maior distribuição de renda e as reformas tributárias e agrária.
 
Já no cenário estadual o partido envidará os esforços para uma coligação que uma os partidos progressistas e de esquerda, com especial atenção às discussões com o PT e o PDT, criando uma candidatura viável e que seja base de apoio a candidatura nacional, seja com Dilma (PT) ou Ciro (PSB). O  PCdoB em SC ainda não selou acordo com qualquer candidatura.
 
O encontro deliberou e aprovou as pré candidaturas a Deputado Federal dos camaradas pequeno agricultor Gilberto Amaral de Campo Êrê e do ex-prefeito de Ipira Vilmar Comasseto, com base eleitoral em Concórdia. Para Deputado estadual ficou definido a pré-candidatura do ex-vereador de Chapecó, César Valduga. Ainda ficou definido que tanto Chapecó e Caçador buscarão viabilizar pré candidaturas a Deputado Federal. Neste sentido, o PCdoB poderá ter até cinco candidaturas a Dep. Federal e uma a Deputado estadual na região oeste e meio oeste.
 
Já no mês de março serão realizados inúmeros eventos festivos em comemoração ao aos 88 anos de fundação do PCdoB. Nos meses de abril e maio serão realizados 09 encontros micro regionais, nas seguintes cidades: São Miguel do Oeste, Campo Erê, Chapecó, Xanxerê, Concórdia; Capinzal/Ouro, Joaçaba, Lages e Caçador. Cada encontro desses deverá reunir os municípios vizinhos onde exista comissão provisória ou Diretório já formado.
 
Os encontros micro regionais servirão para debater e eleger as bandeiras das pré candidaturas a Deputado Federal Estadual do PCdoB. A ênfase principal será na elaboração de um modelo de desenvolvimento desta região, que basicamente tem sua matriz econômica na agricultura e agro industria. Este modelo de desenvolvimento preessupõe o conhecimento das peculiaridades de cada micro região, possibilitando assim formular uma proposta de forma coletiva e abrangente.
 
 
Fonte: Paulinho da Silva Presidente do PCdoB de Chapecó.
Membro da Comissão Política do Diretório Estadual.