
Embora todas as
triviais limitações de acesso e permanência na Escola isso nunca me fez o pior
dos alunos e muito menos o mais ingênuo, a ponto de jogar no Estado, ou na
"coisificação de processos" o que era de minha estrita
responsabilidade também, ou seja saber que o banco escolar é o local onde se
revoluciona a língua, se mergulha na história, e se aprende o mínino do calculo
dos valores da vida em sociedade, o restante pode ser por minha conta. Aliás
saudosa Professora Carmen que me ensinou a Ler e Escrever porque de lá pra cá
passei por grandes Universidades no Pais e nunca me senti com capacidade
inferior a qualquer um.
Então fica a dica aos
alunos e aos colegas professores (porque eu também sou professor). Precisamos
sim cobrar maior investimento na Educação em todos os sentidos. Mas precisamos acima
de tudo também abrir nossos olhos as lutas efetivas das quais se é possível
colher os frutos sem demagogia! Porque já vi muitos alunos ou forças estudantis
serem proibidas de entrar em escolas para discutir bandeiras de lutas
estudantis. Neste sentido preciso deixar umas perguntinhas:
1 - QUEM DE VOCÊS SE
MOBILIZOU PARA AS BANDEIRAS NACIONAIS DOS 10% DO PIB PARA A EDUCAÇÃO?
2 - QUANTAS
ESCOLAS E PROFESSORES LEVARAM SEUS ALUNOS AS RUAS PARA PEDIR O REPASSE DOS 50%
DO FUNDO SOCIAL E DOS ROYALTIES DO PRE-SAL PRA EDUCAÇÃO?
3 - QUANTOS PAIS DESTES ALUNOS VOTARAM EM RAIMUNDO COLOMBO GOVERNADOR E PAULO BAUER SENADOR?
4 - QUANTOS DE VÓS PROFESSORES TEM SIDO PROTAGONISTA INTENSO NA LUTA PELA EDUCAÇÃO?
QUE TAL UMA NOVA MARCHA
PELO COMPROMISSO ASSUMIDO!
Neuri Adilio Alves
Filósofo Pesquisador