sexta-feira, 23 de agosto de 2013

CHAPECÓ – UM ABISMO DA IMPUNIDADE NO BRASIL

O filósofo Nietzsche escreveu em seu Zaratustra em 1883: "O homem é corda distendida entre o animal e o super-homem: uma corda sobre um abismo; travessia perigosa, temerário caminhar, perigosos olhar para trás, perigoso tremer e parar."

Eis que nos encontramos diante desta 'corda', na fronteira do abandono, na ausência do Estado, em labirintos da incerteza e trevas da insegurança. Não é segredo ou novidade a ninguém as inserções de violência ocorridas contra simpatizantes, lideres comunitários e militantes políticos da esquerda na cidade de Chapecó. Embora há muito tempo implantado na cidade uma espécie de 'Maniqueísmo Ideológico' proposto na ideia sectária do “Bem” enquanto (Direita) e a personificação do “Mal” centrada na Esquerda, ocorrem estas ameaças embora muitas delas de forma verbal, mas propositivas. E após o episódio que encravou em nossa história um paragrafo de vergonha nacional no crime bárbaro e covarde cometido contra o vereador Marcelino Chiarello, levou muitos como eu a emitir a seguinte pergunta: Quem seria o próximo? Agora que já temos, reformulamos a pergunta: Quem será o próximo?

Nestes dias tivemos o nome, rosto e posição político ideológico no caso envolvendo o assessor do Vereador Paulinho da Silva do PCdoB, Patrick Monteiro. A grande verdade é que todos nós estamos nos equilibrando sobre esta corda estendida que separa uma espécie fissura, profundo abismo da impunidade, aberto logo após o laudo fictício que tentou declarar como suicido a morte do então vereador Chiarello. Por isso, enquanto todo e qualquer cidadão comprometido com as causas sociais tenta se equilibrar sobre este abismo, há outros que balançam a corda com ameaças, enquanto outros ainda esperam com suas lanças afiadas pela xenofobia a esquerda, e as lutas sociais.

Existe um poder primitivo que emana de foice e machado nas mãos, como um desbravador primeiro que expulsou, matou índios e caboclos que aqui habitavam. Existe uma hegemonia de autoprotecionismo que leva os covardes a levantarem sua voz, emitirem suas ameaças e concretizarem seus atos sobre qualquer cidadão que no uso direito democrático questione a maldita estrutura que parasita a cidade de forma livre e imune de qualquer punição. O mais assustador nisso tudo é a brecha do precedente que nos leva a duvidar da atuação ética dos órgãos de investigação.

Agredir simpatizantes e assassinar militantes políticos de esquerda se tornou comum, pode virar mantra repetido e modalidade xenofóbica, opção de mercado, eugenia de classe. Vai se tornando clichê maldito e sinônimo de paz de bandidos que fazem o sítio do poder e estrutura por aqui.

Fica fácil de agir e concretizar a vontade de minorias setorizadas, quando se justifica fazer segurança pública somente com publicidade. Declarando assassinatos como suicídio, fazendo do Data Show planilha de eficiência com números de 'BO' (Boletim de Ocorrência), diligências e imagens de Câmaras de monitoramento, este Big Brother, cretino, paliativo e tendencioso.

Fica fácil apresentar dados com prisão de 'ladrões de galinha' porque ele rouba pra comer, pra vender, trocar, se expor e não mais está preocupado se vai ser detido na próxima esquina.

Fica fácil aprender o viciado em drogas, ladrão de farol, por que ele nem foge mais, furta a bolsa, o celular, a carteira, e até tira a vida da vítima pra sustentar o seu vicio no lucrativo mercado do tráfico. Porque em Chapecó virou uma visível e sangrenta chaga maldita, onde uma grande estrutura da sociedade lucra como mercado comum em casas, apartamentos, bares, praças e esquinas, muitas vezes bem próximo de Postos da Polícia. O crime esta por toda parte, não existe mais o local especificado, ou que cabe em planilha de dados fixos com justificativa de policiamento preventivo.

Os dados ilustrativos em RETROPROJETORES e DATA SHOW apresentados como receituário Estatístico e Eficiente não passam de piadas da Segurança Pública, naquilo que chamam de Ação da Inteligência, Técnico/Cientifico e Preventivo. Este deslumbramento com números expositivos não prova nada e se justifica apenas como política do lobismo publicitário e cômodo. Na prática ela não apresenta eficácia nem para 'Coibir' e muito mesmo para 'Prevenir', e piora ainda mais a situação abrindo uma lacuna de medo e insegurança em todo cidadão. Ou não foi o que aconteceu com o recente assassinato do vereador Marcelino Chiarello? - Que ao iluminarem os preceitos pragmáticos da impunidade, abriram o caminho livre as trevas do direito a barbárie.

A única certeza que deve servir a todos nós cidadãos Chapecoenses é que estes acontecimentos não podem cair no 'lacismo relaxado' da normalidade como aparenta desejar determinados setores. Pois aceitar como normal o assassinato de um vereador, um homossexual, um professor; esfaquear um advogado e militante de esquerda, espancar uma mulher, agredir uma criança ou qualquer atentado contra um ser humano é o sinal claro de que perdemos a grande essência do respeito à vida. Estamos perdendo o direito ao manifesto democrático, ao lugar livre da voz ativa na sociedade, e submetido a uma espécie de silencio obsequioso, cada vez mais refém de nós mesmos.

Mas acima de qualquer desconfiança, não podemos perder a essência da esperança que nos move, pois é dela, nela e por ela que esperamos o grande levante das colunas de justiça, primeiro como direito constituído por via legal, ou em última e insana necessidade como justificativa de nossa defesa pessoal. Ninguém mais estará seguro e muito menos apto a dar condições de confiabilidade a qualquer órgão do aparelhismo legal da ineficiência enquanto ele não der resposta coerente e concretas as atrocidades cometidas na turbamulta de nossa cidade.

Pois o estado real das coisas em Chapecó nos leva a optar por apenas dois caminhos a nossa frente: ou nos tornamos como lobos em estado de natureza ao modo do Homem em Thomas Hobbes, ou simplesmente nos colocamos como ovelhas creditadas a imolação em campo aberto numa esquina qualquer do velho, atual e futuro Xapecó. Porque tudo o que temos até agora a nossa frente é um sombrio 'Abismo da Impunidade', que após o ciclo da madeira, do frango, do suíno, parece abrir o caminho para o inicio do ciclo dos assassinatos em série também! 

A impunidade parece ter se tornado 'fetiche material' de assassinos de aluguel, e alguém está pagando alto neste sarapatel do tudo pode, em nome do que possam esta justificando como caminho do ''BEM''. Ou os órgãos públicos de investigação e responsabilidades com a justiça vão nos provar o contrário?

Na hora do ataque guerreiro forte, gritai bem alto o nome do agressor, do assaltante de dignidade, do ladrão de liberdades nas terras do Xapecó. Antes de qualquer morte guerreiro forte, gritai bem alto o nome do assassino, do usurpador de direitos, do ameaçador e covarde, do enviado colonizador!”
_____________________________________
Professor Neuri Adilio Alves
Formado em Filosofia, Esp. Antropologia Filosófica