domingo, 18 de setembro de 2011


                                      Vitória a qualquer custo                                                        

Luciano Rezende *

Por ocasião dos festejos pela passagem do centenário de vida de um dos maiores generais da história da humanidade, o vietnamita Vo Nguyen Giap, ou simplesmente Giap, que celebrou seu aniversário no último dia 25, é salutar extrair alguns ensinamentos de quem simplesmente conduziu suas tropas à vitória sobre as três das maiores potências bélicas de sua época: França, Japão e Estados Unidos. Prova inequívoca que a justeza de uma causa, o povo unido em torno de seu objetivo comum e uma tática correta é capaz de fazer triunfar o mais subjugado dos povos. 

Ajuda-nos a revisitar a vida e obra desse ícone militar (e político) mundial, a instigante biografia de Giap, publicada no Brasil pela Biblioteca do Exército, das Forças Armadas brasileiras, escrita justamente pelo “inimigo”, o coronel reformado dos Estados Unidos e professor de História Militar da Universidade do Sul da Flórida, Cecil B. Currey. Inimigo entre aspas, pois esta obra foi publicada originalmente pela Associação do Exército dos Estados Unidos (AUSA, da sigla em inglês) e tenta tirar lições de uma das maiores derrotas sofridas pelo Império mais poderoso do planeta. 

De fato, como asseverou Francis Bacon, “... a capacidade de uma nação se defender depende menos das posses materiais do que do espírito do seu povo, menos das reservas de ouro do que da determinação férrea do seu corpo político”. Mas mesmo com publicações deste tipo, como se fizessem uma autocrítica de seus erros e abusos, parece que entre a teoria e a prática há um abismo colossal na política externa norte-americana que continua a incorrer nas mesmas inadvertências feitas pela AUSA. É o que nos faz crer que mesmo certos da desfortuna da guerra no Iraque e no Afeganistão, por exemplo, a tomada de decisão não é abalizada nos ensinamentos militares, senão na necessidade política imperialista para sobreviver. 

Do ponto de vista militar, Giap é admirado nas linhas de Currey. Há inúmeras passagens que narram com riqueza de detalhes sua têmpera revolucionária e dedicação à independência nacional e à revolução socialista. Por mais que centralize o enredo na figura militar de Giap, ele é indissociável do povo vietnamita - do qual diz ser o maior general e maior combatente de todos -, e é impossível relatá-lo individualizado, imaginando-o sob o trono de um gabinete, sacando-o do cenário coletivo, como se é comum ler em biografias de outros generais, sobretudo na Segunda Grande Guerra. 

Nas próprias palavras do autor estadunidense “nos EUA, por exemplo, estátuas foram erigidas e municípios, cidades, fortes, bibliotecas, escolas e parques públicos receberam os nomes dos generais do passado, muitos dos quais não foram mais que responsáveis por matanças sangrentas. (...) Ao mesmo tempo, porque Giap foi relegado a `apenas um logístico´. Talvez seja impossível para um asiático atingir no Ocidente o status de general competente e vitorioso”. 

Giap, Ho Chi Minh, o Vietnã e todo o Oriente com sua rica e peculiar experiência socialista necessitam ser mais estudados e compreendidos. Se o próprio Exército dos Estados Unidos dispõe a fazer essa análise, não fiquemos atrás e debrucemos sobre esses personagens que ajudaram a transformar o curso da história impingindo duras derrotas a três potências imperialistas. 

Mas como nem tudo que reluz é ouro, o título do livro destoa da obra, pois quem realmente apregoava uma vitória a qualquer custo, fazendo uso das armas mais nefastas como o “Agente Laranja” e patrocinando tantos outros crimes de guerra não foi o Vietnã, mas o inimigo invasor que, ao final, teve que se curvar ao povo vietnamita conduzido à vitória por um grande professor de História, que fez história como general.

* Engenheiro agrônomo, mestre em Entomologia e doutorando em Genética. Professor do Instituto Federal do Alagoas.