domingo, 6 de março de 2016

Para que serve a hostilização ao PT?

''A igreja já seduziu o povo para este comportamento, os nazistas já fizeram isto e hoje fazem isto com o PT.''

Nota-se uma crescente e contínua campanha de hostilização ao Partido dos Trabalhadores e também de seus militantes e simpatizantes. Sendo que agora passaram a atacar um símbolo desta organização, o presidente Lula. Mas qual razão desta hostilização? Alguns responderão que isto está sendo orquestrado pela grande mídia e por organizações políticas de oposição. De fato existem indícios. Mas o que quero refletir aqui é sobre o porquê de tão grande adesão a esta forma de linchamento público de um grupo e mesmo de uma pessoa que é um símbolo deste grupo e que extrapola a esfera de relações dentro desta organização. 


Acredito que o fermento de tudo isto está na ignorância coletiva que uma parte significativa do povo brasileiro tem sobre história e a memória deste país e deles mesmos. Penso que os grandes veículos de comunicação através suas operações psico-informativas desconstruíram e reconstruíram a memória política e social deste país e deste povo, ao menos de uma grande parcela. Penso que para pessoas ignorantes quanto aos assuntos sociais e políticos, ter algo como bruxas, judeus, terroristas e outros que conspiram trazendo o mal, sempre foi algo bem aceito. Porquê ? 

Simples, era mais fácil para alguém na época das “bruxas” considerá-las como um objeto a ser hostilizado, como depositárias do mal, do que aceitar os conflitos nas suas relações sociais primárias pessoais e secundárias impessoais. Se persigo o mal , se combato o mal, posso acreditar que sou o bem e faço o bem. Esta coisa não passa de uma catarse coletiva, terapia coletiva, em que de forma neurótica as pessoas depositam todos os males do mundo nas costas de um grupo social, deixando de enxergar tudo aquilo de ruim que elas mesmas fazem para os outros e para si mesmas. Alguém deve ser o cordeiro imolado para que a ordem divina retorne. 

A psicologia chama isto de mecanismo de projeção neurótica. A igreja já seduziu o povo para este comportamento, os nazistas já fizeram isto e hoje fazem isto com o PT. Peguem suas tochas, queimem grupos e pessoas e esqueçam a desgraça de suas vidas de seus empregos, de seus casamentos, esqueçam os impostos que sonegam, a puxada de tapete no colega, as intrigas e insatisfações em suas famílias, os coitos repetitivos e esqueçam mais do que tudo a desgraça das suas ignorâncias. Buda já afirmava: " O mal não existe, o que existe é a ignorância".

Narendranath Martins Costa - Professor de História - Graduado pela Universidade Federal de Santa Maria/RS

Fonte: https://www.facebook.com/narendranath.costa