quarta-feira, 10 de junho de 2015

APRENDIZADO NO ESPELHO

''Vivemos em uma sociedade pedagogizada, em que cada um faz julgamentos sobre o outro e sobre si mesmo o tempo todo.''

Prática comum em muitas escolas, a autoavaliação pode ser prejudicial aos alunos caso não seja bem conduzida e os professores não estejam preparados para ela.

O peso que uma autoavaliação pode ter para os estudantes é
um dos pontos que preocupam os especialistas
Em grandes empresas, ao final de cada etapa de um trabalho, os funcionários são obrigados a fazer uma autoavaliação – devem refletir sobre seu próprio desempenho e se preparar para uma discussão de resultados com seus gestores, apontando seus erros e acertos e traçando estratégias e planos de carreira. Muitas escolas adotam o processo com seus alunos: esperam que eles reflitam sobre sua postura em sala, se atribuam notas, ou discutam seu desempenho com os professores. As formas variam, mas a autoavaliação tem feito cada vez mais parte do ambiente escolar, sob o argumento de ser uma prática formativa. Enquanto o método busca a eficiência na rotina empresarial, na escola, quais são seus limites e resultados efetivos? Será que as crianças estão preparadas para esse exercício? 


O professor titular da Faculdade de Educação da USP (Feusp) Julio Groppa Aquino explica que a avaliação é, em si, intrínseca ao universo pedagógico. O método, de papel fundamental para os educadores, foi implementado no ambiente escolar a partir do século 18. Julio reflete, porém, que na contemporaneidade, a avaliação acabou ultrapassando os muros da escola. “Hoje, podemos dizer que vivemos em uma sociedade pedagogizada, em que cada um faz julgamentos sobre o outro e sobre si mesmo o tempo todo. Vivemos analisando nossa postura frente a qualquer situação e essa prática do dia a dia foi incorporada também pelo mundo corporativo. Vemos que é muito frequente a busca pela formação de um profissional capaz reconhecer seus pontos fortes e fracos, se gerir sozinho e obter sucesso”, compara.

Fonte: http://revistalingua.com.br