segunda-feira, 16 de março de 2015

O PROFESSOR RASGOU O LIVRO DE HISTÓRIA NA OFICINA DE LEITURA?

''Precisamos compreender como se aprende a ler e o que há de fantástico na leitura para reeducar leitores fracassados e chegar a um nível de leitura eficaz.''

Gosto demais dessa categoria, acho que o professor, educador, formador é a mais encantadora opção de vida que se faz, afora os dissabores que se enfrenta, mas a gente se encanta, se espanta e divide o pão sofrido das dificuldades. E na essência, chegamos servir como varinha mágica das angustias curiosas da criança, do adolescente, do jovem que lá na academia ostenta os status de autossuficiente. Porque o conhecimento tem que servir para encantar o aluno, principalmente nas séries iniciais e para desabrochar o ser social no jovem adolescente ao final do ciclo escolar.

Mas confesso, essas manifestações dos últimos dias serviram também para certificar-nos que precisamos estudar mais - não dá para achar que aquele certificado da acadêmica resolveu todos os nossos problemas, inquietações e limites no grande turbilhão da dúvida e das incertezas pertinentes. 

Digo isso, sem insinuar, mas para afirmar mesmo que precisamos ler mais, e isso não se justifica com falta de tempo, até porque sei de tantos colegas que costumam ler beste sellers da atualidade, ou curiosidades como da tríade 50 Tons de Cinza entre outros, mas tem dificuldade de ler um livro sobre o movimento histórico do país que critica. Esclarecimento não é só dever de qualquer formador de opinião, mas também de acúmulo para cidadania.

Pois se na democracia é um dever cidadão a gente manifestar insatisfações com a realidade, como professores acima de tudo é um dever também tratar dessas questões com conhecimento de causa, independente da disciplina ao qual esteja habilitado para lecionar, da opção ideológica político ou partidária, ou ainda da neutralidade assumida na questão. Vi cada pérola nesses dias que faz repensar: - Qual educação realmente nós queremos para o Brasil?

Uma boa provocação nos faz o professor Gabriel Perissé em seu artigo 'A necessária arte de ler' nos dizendo: 

Precisamos compreender a leitura como uma arte para, depois, pragmaticamente, despertar o prazer da leitura em meio à crise da palavra escrita. Precisamos compreender como se aprende a ler e o que há de fantástico na leitura para reeducar leitores fracassados e chegar a um nível de leitura eficaz.

Precisamos compreender cientificamente o ato da leitura para orientar as famílias, lugar natural em que nasce o amor ao livro, à língua e o desejo de ler, a um preço justo. 

A leitura inteligente, que faz pensar, amar e sofrer com coerência poética, é caminho de liberdade existencial, uma bela terapia. Quem ler verá. Quem souber ler terá a força criativa de organizar com os olhos o volume e o peso do caos. 

Pois o professor que pouco ou nada lê, corre o risco de acabar como leitura na observação do outro sem saber - sei bem que ler é algo mais profundo do que o exposto aqui, mas isso é uma forma de provocar e convocar para ler também. 

Viver numa democracia, não significa direito de rasgar os livros da história do própria país, sem ao menos pegá-los nas mãos - boa leitura, com oficina ou não!


Neuri A. Alves – Professor Curioso e Pesquisador