segunda-feira, 15 de outubro de 2012

PROFESSOR PROVOCAÇÃO

Dia 5 de outubro, Dia Mundial do Professor. Dia 15 de outubro, Dia Nacional do Professor. Mês ideal para prestigiar o professor, valorizá-lo, provocá-lo. 

Provocar o professor é despertar nele um provocador social, cultural, educacional. Um dos maiores atores brasileiros, Antônio Abujamra, é um professor atuando em seu programa Provocações, da TV Cultura. Seu rosto, tomando a tela inteira, declama (reclama) poemas provocadores. Ele não entrevista quando entrevista. Ele não recita enquanto recita. Ele interpreta como nunca. 

Ele finge, fingindo que não está fingindo. Ele improvisa o ensaiado. Ele provoca por vocação. Ele faz televisão sem dar bola para o Ibope. Ele ensina muito sem muito parecer ensinar. Na docência, como na arte em geral, não bastam as boas intenções para realizar um bom trabalho. É preciso, como dizia a antropóloga norte-americana Margaret Mead, que o professor, diante dos alunos, evite as respostas simplistas, padronizadas, “honestas”, e suscite a verdadeira reflexão. 

O professor provocação atua na sala de aula como se estivesse no palco. E ultrapassa os métodos educativos convencionais para atingir o mais tradicional (e teatral) dos objetivos pedagógicos: ensinar-nos a ver o mundo com novos olhos. 

O professor provocação não obriga ninguém a lutar ou discutir, mas nos desafia a entrar na grande briga contra o comodismo emocional, a preguiça mental, a inércia existencial. 

O professor provocação não insulta, não afronta, não ofende, mas enfrenta e nos ajuda a enfrentar todo e qualquer vestígio de covardia intelectual, de vaidade verbal, de curiosidade caricatural. 

O professor provocação não adota atitudes petulantes ou irreverentes, mas só a sua presença já causa reações, estimula, faz pensar e viver com mais intensidade, afinal. 

O professor provocação, como todo artista, não nasce pronto. Precisa desenvolver sua aptidão para perguntar o irrespondível e responder o imperguntável. 

O professor provocação não perde tempo com a chamada, sua aula arde em chamas, queima cadernos, canetas, livros, e todos os recursos audiovisuais. 

O professor provocação não sabe aplicar provas, mas, ao provocar, reprova tudo aquilo que é mediocridade, falta de imaginação, desinteresse pelo que realmente importa. Mês de outubro é hora de provocar o professor. Para que saia da toca, para que venha à luz, para que, provocando por profissão, provoque as autoridades, e todos possamos fazer muito mais por nós mesmos e pelo país. 

Gabriel Perissé é doutor em Filosofia da Educação pela USP e coordenador pedagógico do Ipep (Instituto Paulista de Ensino e Pesquisa).