quinta-feira, 5 de dezembro de 2013

O ENSINO DA FILOSOFIA NA VIDA DA ESCOLA

Luis Cláudio Calmon e Valéria C. Gomes Calmon

        O pensar, o criar, e o agir consciente libertam o ser humano e o transformam em sujeito de sua história.

        A Filosofia é uma importante ferramenta para que o homem atinja a condição de ser humano em sua plenitude. O que distingue a nossa espécie das demais é exatamente a condição de livres pensadores.
         
 O ser humano é um animal consciente de si próprio e de suas relações com o meio ambiente e com os demais indivíduos. Por isso, passa a ser responsável por todos os processos em que está envolvido.

         A Filosofia é, portanto, uma luz criadora e desafiadora para que as pessoas possam enxergar a realidade de forma mais clara, tornando-se agentes de seu destino.

           A relação da Filosofia com a Educação é visceral. Nesse sentido, tomemos como exemplo as palavras do professor Anísio Teixeira:

“Sendo a educação o processo pelo qual os jovens adquirem ou formam "as atitudes e disposições fundamentais, não só intelectuais como emocionais, para com a natureza e o homem", é evidente que a educação constitui o campo de aplicação das filosofias, e, como tal, também de sua elaboração e revisão”.

      Na antiga Grécia os filósofos eram professores e buscavam renovar os valores da sociedade e construir uma educação melhor e mais efetiva. Anísio Teixeira acrescenta:

“Eram, pois, filósofos e reformadores. Os estudos filosóficos formais nascem, assim, como estudos de educação. Os sofistas foram os "primeiros educadores profissionais" da civilização ocidental”.

             A Educação trabalha o indivíduo como um todo e a Filosofia ajuda as pessoas a elucidar as incertezas, ou seja, buscar os porquês. Sem essa busca a Educação seria repetitiva, fechada em si mesma, assemelhando-se a simples adestramento, treinamento sem criatividade, decadente instrumento ideológico de dominação ou mera formação de força de trabalho a ser explorada por algum grupo dominante de plantão.

            O grande desafio da Educação passa por moldar um ser pensante, formar um estudante para que se torne cidadão integral, orientado por conceitos próprios e valores reais, em prol do desenvolvimento de uma sociedade mais justa e igualitária.

            A Educação é um caminho a ser percorrido e não simples meta a ser atingida. Durante esse caminho forma-se um conjunto de valores e saberes que levam o homem ao discernimento e à escolha de seu rumo. Somente assim poderá o ser humano considerar-se livre.

           Nesse processo, a Filosofia cria um enfoque crítico e reformador da educação, para auxiliar o educador a mediar o processo de construção do ser como sujeito integral, nas suas dimensões afetiva, social, econômica e moral.

           A Filosofia deve sempre balizar os referenciais teóricos e as práticas educacionais de modo a evitar que se cristalizem em conceitos pétreos e dogmas inquestionáveis. No âmbito da Filosofia e da verdadeira Educação, nada pode ficar ao largo de nova perquirição no sentido evolutivo, sob pena de obstaculizar a identificação da realidade desejável.

          Deve, também, orientar a construção de novos valores e formas de conhecimento intelectual, respeitando a subjetividade do ser e a necessidade de construção de bases éticas, morais e culturais tão relevantes para o desenvolvimento da vida em sociedade.

          Filosofia e educação devem andar juntas na teoria e na prática, pensar e repensar os processos educativos, sem se transformar unicamente em prática exclusiva de especialistas em educação e sim de toda a comunidade educativa, entendendo-se como tal pais, alunos, professores, funcionários, pesquisadores e especialistas em educação.

          Não se pode admitir a educação como processo adstrito à escola. A educação inicia-se em casa e passa pelos múltiplos segmentos do complexo político-social da comunidade que lhe corresponde, assim como pelos inúmeros instrumentos informativos e de divulgação.

         O final do século XX e o início do XXI são marcados pela inquietação mental das pessoas em função da complexidade da vida moderna e dos reflexos da globalização que interferem direta ou indiretamente em nosso comportamento. Nesse cenário emerge a FILOSOFIA como instrumento de perquirição sobre o cotidiano, significados da vida moderna e questionamentos sobre nosso aqui e agora.

         A escola, como agência de veiculação da educação formal, já sentiu esse movimento. Existem estabelecimentos que voltaram a adotar a Filosofia como ferramenta de desenvolvimento do pensar, tendo aulas de Filosofia na grade curricular, e alguns utilizam a Filosofia integrada a outras disciplinas.

          As aulas passam a ser tratadas como excelente exercício do pensar. Há exploração da leitura de textos (os mais diversos - Geografia, História, contos, lendas, romances...) seguida de interpretação dirigida e, após a exploração textual, são introduzidas perguntas filosóficas que determinam o tom da discussão, o caminho da dúvida e da reflexão a serem enfrentadas, tornando riquíssima a experiência do pensar individual e em grupo e gerando um exercício perfeito de reflexão filosófica. 

          O grande papel da Filosofia na educação é esse: gerar dúvida, provocar a desconfiança, instigar a pesquisa e a procura de respostas, promover o desenvolvimento cognitivo através da reflexão sobre as coisas, provocando, enfim, a autonomia de pensar e agir.

          A Educação e a Filosofia instrumentalizam os seres humanos para que possam atingir novos conhecimentos, desenvolver seu potencial criativo, enfrentar desafios, relacionar as informações e tirar as próprias conclusões.

         A Filosofia está cada vez mais presente nos dias atuais, como veículo importante de análise e postura crítica perante todas as situações complexas e difíceis de serem entendidas.

        Concluindo, não podemos deixar de afirmar, sem maiores digressões, que a Filosofia - como modo de reflexão da vida moderna - merece grande estímulo, aplicabilidade e desenvolvimento crescente no âmbito da educação.

Referências Bibliográficas:
TEIXEIRA. ANÍSIO S. FILOSOFIA E EDUCAÇÃO.

Fonte:

domingo, 1 de dezembro de 2013

UMA JUSTIÇA SEM VENDA, SEM BALANÇA E SÓ COM A ESPADA?

Publicado: 01/12/2013

"Com o Ministro Barbosa a Justiça ficou sem as vendas... Só usou a espada para punir mesmo contra os princípios do direito. Não honra seu cargo e apequena a mais alta instância jurídica da Nação."

Tradicionalmente a Justiça é representada por uma estátua que tem os olhos vendados para simbolizar a imparcialidade e a objetividade; a balança, a ponderação e a equidade; e a espada, a força e a coerção para impor o veredito.

Ao analisarmos o longo processo da Ação Penal 470 que julgou os envolvidos na dita compra de votos para os projetos do governo do PT, dentro de uma montada espetacularização mediática, notáveis juristas, de várias tendências, criticaram a falta de isenção e o caráter político do julgamento.

Não vamos entrar no mérito da Ação Penal 470 que acusou 40 pessoas. Admitamos que houve crimes, sujeitos às penas da lei. Mas todo processo judicial deve respeitar as duas regras básicas do direito: a presunção da inocência e, em caso de dúvida, esta deve favorecer o réu.

Em outras palavras, ninguém pode ser condenado senão mediante provas materiais consistentes; não pode ser por indícios e ilações. Se persistir a dúvida, o réu é beneficiado para evitar condenações injustas. A Justiça como instituição, desde tempos imemoriais, foi estatuída exatamente para evitar que o justiçamento fosse feito pelas próprias mãos e inocentes fossem injustamente condenados mas sempre no respeito a estes dois princípios fundantes.

Parece não ter prevalecido, em alguns Ministros de nossa Corte Suprema esta norma básica do Direito Universal. Não sou eu quem o diz mas notáveis juristas de várias procedências. Valho-me de dois de notório saber e pela alta respeitabilidade que granjearam entre seus pares. Deixo de citar as críticas do notável jurista Tarso Genro por ser do PT e Governador do Rio Grande do Sul.

O primeiro é Ives Gandra Martins, 88 anos, jurista, autor de dezenas de livros, Professor da Mackenzie, do Estado Maior do Exército e da Escola Superior de Guerra. Politicamente se situa no pólo oposto ao PT sem sacrificar em nada seu espírito de isenção. No da 22 de setembro de 2012 na FSP numa entrevista à Mônica Bérgamo disse claramente com referência à condenação de José Dirceu por formação de quadrilha: todo o processo lido por mim não contem nenhuma prova. 

A condenação se fez por indícios e deduções com a utilização de uma categoria jurídica questionável, utilizada no tempo do nazismo, a “teoria do domínio do fato.” José Dirceu, pela função que exercia “deveria saber”. Dispensando as provas materiais e negando o princípio da presunção de inocência e do “in dúbio pro reo”, foi enquadrado na tal teoria. Claus Roxin, jurista alemão que se aprofundou nesta teoria, em entrevista à FSP de 11/11/2012 alertou para o erro de o STF te-la aplicado sem amparo em provas. De forma displicente, a Ministra Rosa Weber disse em seu voto:”Não tenho prova cabal contra Dirceu – mas vou condená-lo porque a literatura jurídica me permite”. Qual literatura jurídica? A dos nazistas ou do notável jurista do nazismo Carl Schmitt? Pode uma juíza do Supremo Tribunal Federal se permitir tal leviandade ético-jurídica?

Gandra é contundente:”Se eu tiver a prova material do crime, não preciso da teoria do domínio do fato para condenar”. Essa prova foi desprezada. Os juízes ficaram nos indícios e nas deduções. Adverte para a “monumental insegurança jurídica” que pode a partir de agora vigorar. Se algum subalterno de um diretor cometer um crime qualquer e acusar o diretor, a este se aplica a “teoria do domínio do fato” porque “deveria saber”. Basta esta acusação para condená-lo.

Outro notável é o jurista Antônio Bandeira de Mello, 77, professor da PUC-SP na mesma FSP do dia 22/11/2013. Assevera:”Esse julgamento foi viciado do começo ao fim. As condenações foram políticas. Foram feitas porque a mídia determinou. Na verdade, o Supremo funcionou como a longa manus da mídia. Foi um ponto fora da curva”.

Escandalosa e autocrática, sem consultar seus pares, foi a determinação do Ministro Joaquim Barbosa. Em princípio, os condenados deveriam cumprir a pena o mais próximo possível das residências deles. “Se eu fosse do PT” – diz Bandeira de Mello – “ou da família pediria que o presidente do Supremo fosse processado. Ele parece mais partidário do que um homem isento”. Escolheu o dia 15 de novembro, feriado nacional, para transportar para Brasília, de forma aparatosa num avião militar, os presos, acorrentados e proibidos de se comunicar. José Genuino, doente e desaconselhado de voar, podia correr risco de vida. Colocou a todos em prisão fechada mesmo aqueles que estariam em prisão semi-aberta. Ilegalmente prendeu-os antes de concluir o processo com a análise dos “embargos infringentes”.

O animus condemnandi (a vontade de condenar) e de atingir letalmente o PT é inegável nas atitudes açodadas e irritadiças do Ministro Barbosa. E nós tivemos ainda que defendê-lo contra tantos preconceitos que de muitas partes ouvimos pelo fato de sua ascendência afrobrasileira. Contra isso afirmo sempre:“somos todos africanos”porque foi lá que irrompemos como espécie humana. Mas não endossamos as arbitrariedades deste Ministro culto mas raivoso. Com o Ministro Barbosa a Justiça ficou sem as vendas porque não foi imparcial, aboliu a balança porque ele não foi equilibrado. Só usou a espada para punir mesmo contra os princípios do direito. Não honra seu cargo e apequena a mais alta instância jurídica da Nação.

Ele, como diz São Paulo aos Romanos:”aprisionou a verdade na injustiça”(1,18). A frase completa do Apóstolo, considero-a dura demais para ser aplicada ao Ministro.

Leonardo Boff foi professor de Etica na UERJ e escreveu Etica e Moral: em busca dos fundamentos, Vozes 2003.

Fonte: http://leonardoboff.wordpress.com

segunda-feira, 18 de novembro de 2013

Black blocs: os primos sem máscara


Um leitor bem humorado de Paulo Henrique Amorim, do Conversa Afiada, sugeriu a aproximação entre os blackbocs mascarados que atormentam a cidade e os economistas da pré candidata Marina Silva. Estes seriam, pela ideologia, blackblocs sem máscara. O exagero normal de piadas não deixa de ter fundamento, neste caso, na convergência real entre ideais confessos de uns e ações delinqüentes de outros.

Mascarados e sem máscara, ou desmascarados, são contra tudo que está aí. Sendo o país altamente complexo em sua produção material, vida associativa e política, “tudo que está aí” é muita coisa para ser conhecida e avaliada no atacado. A menos, deve ser reconhecido, que os juízes estejam possuídos por estereótipos bebidos em fundamentalismos religiosos ou ideológicos. Embora rezando por bíblias diferentes, não há dúvida que blackblocs mascarados e sem máscara confraternizam no credo essencial.

Pelo passado de uns, os desmascarados, e presente de outros, os blackblocs mascarados, todos têm por objetivo o desmanche do patrimônio público, seja por destruição material direta, seja por supressão legal ou, ainda, por alienação a terceiros. A variação e bom gosto no modo de vestir dos sem máscara, em contraste com o militarizado uniforme negro dos mascarados, não disfarça a hostilidade à propriedade pública que compartilham. Com ou sem máscara são todos destrutivos blackblocs.

A mídia tradicional e as redes sociais funcionam como atraentes espelhos das manifestações de violência verbal, escrita ou de comportamento. Exibicionistas, anunciam onde vão agir pela força de paus e pedras ou pela compulsão das leis que pretendem elaborar. Discrição e modéstia não fazem parte do cardápio de moral e cívica desses autoritários em disponibilidade.

Entre as convergências avulta a doentia incapacidade de organizar algo construtivo. São parasitas dos movimentos sociais. Não se conhece uma instituição de defesa de coletividades que tenham criado. Mas estão sempre presentes no aproveitamento das atividades e organizações de construtores sociais, sugando-lhes a fama, a energia ou os propósitos. Foi o que fizeram em tempos idos, os sem máscara, com as empresas estatais criadas com os recursos e sacrifício da população. E voltariam a fazê-lo se lhes fosse concedida outra oportunidade. Não facilitaram a emergência de ações coletivas, empreitada sempre difícil e não raro cheia de perigos. Mas os mascarados se aproveitam das naturais e legítimas mobilizações dos setores mais carentes para sugá-los e macular os propósitos de suas paradas e manifestações.

Desprezam as instituições de representação popular (sindicais, políticas, pacificamente reivindicatórias) a elas dirigindo permanente crítica difamatória e humilhante, no que são coadjuvados pela imprensa blackbloc, muito mais do que marrom. Pontificam nas colunas jornalísticas os acometidos de dandismo intelectual, cheios de si pela ausência de contraditório que lhes devolveria a altura própria. Esnobes, só conversam entre si e acham lindas, exemplos de “democratização da democracia” (redundância charlatanesca), as tentativas selvagens de invasão de assembléias legislativas.

Finalmente, o anarquismo cruzado em benefício próprio. Face às tensões entre interesses populares e mercado, são radicalmente contra a regulação do Estado nos conflitos da sociedade (blackblocs mascarados) e no funcionamento a mãos livres do mercado (blackblocs desmascarados).

Há muito mais parentesco entre os blackblocs mascarados e os sem máscara do que é capaz de imaginar o inocente bom humor de observadores. Daria uma narrativa interessante fantasiar o que aconteceria em uma comunidade submetida à ideologia e à ação desses primos em barbárie. Os dois grupos, enjaulados, provariam da própria medicina.

Por, Wanderley Guilherme dos Santos, Cafezinho 31/10/13
Fonte:
http://www.ocafezinho.com/2013/10/31/os-black-blocs-sem-mascara-por-wanderley-guilherme/


quinta-feira, 31 de outubro de 2013

CHAPECÓ - HOSPITAL MUNICIPAL DA IRRESPONSABILIDADE

"Aqui tem tudo pra piorar ainda mais, mesmo que tudo fique apenas nos comentários!" 

Esse teria que ser o nome no momento para a fachada de ''HOSPITAL DA CRIANÇA'', inaugurado pela 'falida Prefeitura de Chapecó', que com a especialista pirotecnia Politica de sempre o hospital teria a função de ser referência no cuidado as crianças e mães. A mesma administração que até agora, pelos comentários ''Parte 1'' (eu disse comentários) circulando por ai, e talvez justifique a falta de médicos no atendimento das crianças não pagou o Salário desses profissionais referente ao mês de setembro. 

A grande verdade nisso tudo é que o povo (os pais com filhos doentes) não querem saber se foi atendido 200 crianças em um só dia. Até porque Hospital Publico não é construído pra funcionar em horário comercial e muito menos pra servir as mentir dos administradores da saúde pública do Município de Chapecó e suas injustificáveis explicações.

Pois com certeza a Prefeitura: 
- já fez o repasse milionário as empresas licitadas para organizar a Efapi;
- já pagou a parcela dos milhões em publicidade mensal; 
- já pagou os alto salários de seus Diretores, Secretário e puxa sacos comissionados.

Isso oportuniza também ampliar o debate para a uma provocação: - Porque o CRM (Conselho Regional de Medicina), ativista dos discursos Xenofóbicos, fascista tão manifesto na vinda dos médicos estrangeiros ao Brasil (Programa + Médicos do Governo Federal) não se manifesta agora? Pelo menos pra justificar pra população de Chapecó e oeste catarinense a suposta falta de médicos, ou o não pagamento de salários, ou falta de condições de trabalho!

Ainda sem querer apimentar o grau de vergonha, acrescentando a esse descaso no atendimento, pois também pelos comentários ''Parte 2'' (eu disse comentários), um Médico Cirurgião Plástico tem usado a estrutura do 'Hospital da Criança' pra fazer cirurgias de estética para Lipoaspiração e Implante de Silicone em pacientes particulares. - Que tal uma investigação a fundo por parte da imprensa local (se ela existe) ou então da justiça pra ver se confirma tais boatos? - O que dizer mais do que isso?

Apenas que com menos sangria do dinheiro publico em desnecessárias ações duvidosas de publicidade seria possível oferecer atendimento com dignidade ao povo de Chapecó sem a necessidade das mentiras de uma década! E ao povo fica a dica: somente a superação da cegueira imediatista do compensatório, distribuído durante o período eleitoral pode ser o caminho da mudança amanhã. 

Pois, a pior das patologias é a do auto engano que acomete os cidadãos e compromete a ação qualitativa, responsável e de competência do Ente administrativo. E nesse caso em especifico do Hospital da Criança onde as principais vitimas são os pequenos cidadãos de Chapecó, porque sem escolha consciente e comprometida do eleitor tudo se encaminha para o choro, gritos e ranger de dentes. Aqui tem tudo pra piorar ainda mais, mesmo que tudo fique apenas nos comentários! 

ACELERA, ACELERA CHAPECÓ, mesmo sobre os comentários de peitos siliconados, gordurinhas lipoaspiradas, mães desesperadas e a obesidade mórbida de mentira, se é o que temos para o momento!

Neuri Adilio Alves
Pesquisador de Filosofia, livre das amarras da Ilusão.

segunda-feira, 14 de outubro de 2013

A FLECHA VERDE DO OESTE ATRAVESSOU O ORGULHO PRECONCEITUOSO

“Ensaio escrever algo sobre Campeonato Brasileiro da Série B, em especifico o jogo Avai 1 X 2 Chapecoense, porque mais uma vez foi a vitória da Humildade contra a Arrogância. Foi o jogo do competente sucesso de uns, contra a magoa, o pré conceito e fracasso momentâneo de outros.

Não dá pra deixar de manifestar meu orgulho em dizer aos quatro cantos do meu país por onde já andei, que nasci e cresci na cidade de Chapecó. Nesta região de gente honesta, trabalhadora e de grande valores culturais. Embora, em um estado brasileiro onde existem nichos de ColoniZADOS com cabeça de coloniZADORES, que adoram nos chamar de Índios como instrumento do adjetivismo depreciativo. Uma clara manifestação de mentalidades pobres, mesquinhas e imaturas. 

Porque digo isso? - Porque o orgulho insano dos que vivem da miséria de cultura, do bairrismo geográfico como sinônimo de emancipação e status social, da leviandade madura não conseguem admitir. Afinal, deve estar sendo duro para alguns torcedores de Clubes como Avai, Figueirense e Joinville aceitar que um Time de Futebol do INTERIOR do Estado de Santa Catarina (na terra de índios) possa estar dando espetáculo: primeiro de humildade e depois de competência tática aos ditos grandes do futebol catarinense dentro dos próprios estádios. Exemplo disso, a recente vitória da Chapecoense no último sábado contra o AVAI em plena Ressacada!

Mas este meu manifesto se direciona em especifico as redes sociais onde tem sido ASSUSTADOR os atos de preconceito, DEGRADANTE pela arrogância, TRISTE pela displicência vergonhosa como alguns torcedores dos citados clubes grandes buscam atentar contra o sucesso da Chapecoense e o povo do Oeste Catarinense na Série B do Campeonato Brasileiro. Tomados de uma espécie de complexo de inferioridade, imaturos que são, buscam atingir o legado de nossa cultura. Fazem questão de usar expressões como 'ÍNDIOS DO OESTE' na tentativa de nos ofender. Como se nós tivéssemos no mesmo nível de alienação secular do qual estão mergulhados, e ficássemos magoados. 

Ao contrário do que eles pensam com essa compreensão limitadissima de valores, isso nos faz mais forte, porque realça parte de nossas raízes, de nossa cultura, de nosso ethos social, nosso orgulho de povo. Porque TEMOS SIM um PÉ NA ALDEIA (seja Guarani, ou Kaingang), assim como temos também as duras cicatrizes de uma colonização bandida, criminosa e não podemos esconder. Mas acima de tudo, somos um povo, movidos na paixão pela terra que converge com tudo o que se busca, inclusive também no futebol. 

A grande verdade, é que sem identidade não há conhecimento, talvez seja isso que nos faça diferentes, porque temos uma forte identidade cultural e histórica. O problema dos complexos, pertence tão somente aos que precisam continuar procurando a própria identidade no grande fosso da ignorância, do preconceito, explicitado na falta de cultura. Ou então, continuar na arte de reinventar as mentiras e o ledo engano de emancipação social a si mesmos, sendo esse o pior dos caminhos.

Nada tenho contra a geografia litorânea catarinense e o povo que lhes ocupa de forma civilizada, madura e que contribuem para a construção de nosso estado. Entre esses, meus 4 irmãos e centenas de amigos e conhecidos que há décadas pra lá mudaram-se. Mas não posso dizer o mesmo dos que habitam o terreno movediço da falta de educação, de respeito, e suas insanidades do fanatismo desprovidos de razão. São os mesmo que geralmente fazem do futebol uma válvula de escape para suas frustrações, suas agressividade covardes, usando do bairrismo depreciativo e preconceituoso.

Mas preciso reafirmar que vitórias como as que a Chapecoense (o Time de Índios) obteve contra o ' ''GRANDE AVAI'' ', deveria valer 6 pontos, afinal:

... é a vitória de um time "PEQUENO" mas com grande humildade;

... é a vitória de um time "MODESTO" mas com imenso orgulho de suas origens;

… é a vitória de um time com “OBEDIÊNCIA TÁTICA” contra o orgulho e as altas folhas de pagamentos do adversário;

... é a vitória de um time de "ÍNDIOS" (como vós adoram dizer) mas que tem orgulho das batalhas travadas com dignidade porque é feito por guerreiros;

... é a vitória de um time de Homens, despidos do pré conceito, por isso se tornam grandes;

... é a vitória de um time, de um povo de toda Região Oeste que tem orgulho do contato com a terra, com o mato, a produção de suínos e aves;

... é a vitória de um time sem chuteiras, porque calçam os pés com a alma, coração e os sonhos, que os orgulhosos alimentados pelo preconceito não conseguem ter.

Ah, antes que eu esqueça! Por esses dias o povo do Oeste Catarinense vai dormir de alma lavada, honra defendida, orgulho de sua história. A memória de nossas origens encravadas no coração das rodas de conversa, e nos livros de história se reafirma na alma talentosa de um grupo jogando bola. 

A vós, só resta a esperança de que possam mais cedo ou mais tarde se despirem do orgulho de colonizados, mimetizados na ignorância desinformada. Para que assim possam subir, não a primeira divisão do futebol, mas da maturidade e respeito com os valores da cultura diferente. Algo que a ignorância pertencente aos arrogantes não deixa se abrir. 

Não sou um apreciador nato do futebol, porque o meu campo é a "Arena" das palavras, dos livros, e a trave com a qual eu luto diariamente é para romper as arestas de minha própria ignorância. Confesso! Não é fácil, mas tenho aprendido muito com os mais humildes e as culturas diferentes, e o meu Gol de placa favorito é o respeito. Quanto a Chapecoense parece ser inevitável continuar provocando ciumes, porque a SÉRIE A vem ai! E AMANHÃ TEM MAIS!

Neuri Adilio Alves 
Filósofo, Professor Pesquisador 

domingo, 13 de outubro de 2013

MAS O QUE É A ESCOLA?

"A escola é uma experiência... é uma esperança."

A escola não é ilha isolada no oceano social. Não é lugar para guardar crianças, ou reformá-las, embora possa ajudar, orientar e até alimentar. A escola não é paraíso. Nem inferno. A escola não está aí por acaso. A escola salvará a sociedade se a sociedade salvar a escola. 

Os professores são pessoas cuja profissão é ajudar na humanização de outras pessoas, os alunos. Cabe aos professores avaliarem os alunos. Avaliação não é punição. Não é acusação. Não é vingança. Não é fatalismo. Não é perseguição. Não é condescendência. 

Cabe aos pais acompanharem os filhos. Conversar com os filhos sobre a escola. Conversar com a escola sobre os filhos. Conversarem pai e mãe entre si sobre a escola que os filhos freqüentam. 

Cabe aos alunos entenderem a escola. Cuidarem dela. Defendê-la. A escola não é ponto de tráfico de drogas. A escola não é a sede do tédio. Não é apenas lugar de encontro. Mas o que é a escola mesmo? 

A escola não é uma idéia vaga. Não é um lugar onde há ou não há vagas. Não é vagão de trem onde entramos e do qual saímos quando chega à próxima estação. 

A escola não é a sua quadra de esportes, não é um conjunto de salas de aula, não são suas paredes (sujas ou limpas), janelas (abertas ou fechadas), portas (com cadeados ou não), armários (vazios ou cheios), escadas (perigosas ou seguras), computadores (novos ou obsoletos), bibliotecas (reais ou fictícias). A escola não é o que vemos. 

A escola não é arquivo morto. A escola não é cabide de empregos. Não é moeda de troca política. Não é campo de batalha. Não é um curso de idiomas. Não é empresa competitiva. A escola não é clube, não é feira, não é igreja, não é partido. 

A escola, o que é? Sabe a escola nos dizer o que ela é? Alguém sabe? 

A escola é um problema insolúvel. 
A escola é uma probabilidade. 
A escola é uma experiência... é uma esperança.

(*Texto publicado em abril de 2008*)

Gabriel Perissé - Professor Palestrante e EscritorPós-doutor em Filosofia e História da Educação pela Unicamp

quinta-feira, 10 de outubro de 2013

CHAPECÓ - EFAPI 2013 VAI DAR PREJUÍZO? É O QUE PARECE!

A baixa expectativa na venda de Ingresso pra Feira já compromete as dividas assumidas! Sim, os primeiros dias apontaram que haveria baixa na venda quando se esperava comercializar mais de 500 mil ingressos pra cobrir os custos!

Por isso, ao contrário do que muitos pensam que a redução nos valores majorados de Ingressos para Efapi foi uma ação benevolente de 'Politica Social de Acesso' a feira por parte do proposta pelo candidato a Deputado Federal em campanha para 2014 errou. O que aconteceu foi que a expectativa de atração do público que estava acima da realidade mesmo com os preços elevados nos ingressos fracassou e a arrecadação que ficaria no limite dos custos, agora acena pra prejuízo. 

E com a frustração na expectativa venho o susto com a dupla conta pra pagar com as múltiplas "atrações artísticas" diárias. Por isso a estratégia desesperada para tentar atrair mais público e minimizar o imenso impacto nas despesas de contrato como os "artistas midiáticos globais" que deve atingir no minimo a casa dos 5 milhão de reais com as mais de 30 atrações. O público pagante não dará conta de pagar os custos de tudo isso!

Dizer que a feira vai atingir a casa de 500 mil visitantes não quer dizer nada quando se trata de cobrir gastos, tendo em vista que nem todo numero de visitantes significa arrecadação de ingressos. Aliás, em torno de 60% apenas desse público pagaria ingressos, o restante fica como os dias de gratuidade, somando a esses as franquias para amigos, patrocinadores, aliados políticos e organizadores da feira.

Então! Que bom que baixou o Valor dos Ingressos! - Que bom que minha cabeça ainda esta tão bem aguçada para dissecar as artimanhas dos que pensam que podem enganar a todo mundo! - Que bom seria se o Povo abrisse os olhos e boicotasse a festa cretina na sua totalidade!

Tenho a impressão que a feira vai dar prejuízo por duas razões: PRIMEIRA porque a venda de ingressos ficou abaixo da expectativa esperada e a lógica dos dois shows por noite não decolou motivações multiplicadas. SEGUNDO, muitos expositores, 'os grandes' com certeza receberam o bônus da isenção em detrimento de favores passados ou futuros que viram em breve para 2014.

Finalmente! Que vergonha aos que insistem em continuar enganando o povo. Mesmo quando o Ministério Público descobre irregularidades nas licitações para os Shows e bloqueia os bens das empresas Gdo e SMO, ( ao que parece "dedocraticamente vencedoras" da Licitação), do Coordenador da Feira e do Prefeito Caramori em valores que atinge 12 milhões de reais bloqueados.

Se a gente somar todas as mazelas em torno da Feira, do BOLSA ALFAFA pra Cavalos de Raça, BOLSA FAVORECIMENTO pra Grupos Seletos, e os BÔNUS ALIADOS do Governo, teremos sim uma espécie de Corte Realeza completa com o REI, PALHAÇO, BOBO e a PLEBE. O J. REI favorecido para 2014, os Palhaços da Publicidade sorrindo a toa, o Bobo da corte com cara de inocente, e todos nós da Plebe pagando as contas. O Espetáculo parece circense, mas tem sabor amargo de ônus aos cofres públicos e imagem manchada da cidade mais uma vez. 

ATÉ ONDE ESSE ESPETÁCULO PATÉTICO AINDA VAI?

Neuri Adilio Alves
Filósofo, Professor Pesquisador

segunda-feira, 7 de outubro de 2013

DAS MARCAS E IDENTIDADES POLITICAS

“A política é a arte do possível. Toda a vida é política”. (Cesare Pavese)


Depois das eleições, é comum que diferentes pontos de vista sejam empenhados para justificar os resultados e o suposto recado da população através das urnas. Para além destes elementos, é importante destacar como os políticos, agora eleitos, foram conquistando para si a confiança dos outros e como foram capazes de mobilizar mentes e corações que os acompanharam durante o período eleitoral. Nas eleições municipais, a proximidade, o conhecimento e reconhecimento dos candidatos somam-se para a definição e tem certo peso na definição das escolhas.

Cada um de nós compõe a sua história social. Somos o que somos e o que representamos. Em torno da gente, construímos um ideário que se compõe a partir das nossas ideias e atitudes, das nossas relações pessoais e interpessoais e dos nossos posicionamentos em relação à vida, à sociedade e o mundo. Todos somos seres políticos e “toda a vida é política” porque viver em sociedade exige posicionamentos, opções e virtudes, permanentemente. Quem se dispõe à vida pública deve saber que todos estes elementos serão avaliados e confrontados com aquilo que propõe como soluções coletivas. Daí que não é possível separar a pessoa da função ou do cargo e vice-versa.

A política, para além da busca do bem-comum, é uma grande paixão que alimenta horizontes utópicos pessoais e coletivos. Cada candidato, ao longo de sua vida, foi construindo um capital social que, nas eleições, colabora para criar uma identidade com o seu eleitor. Este capital é social porque construído na relação com a comunidade, com o partido e com seus pares (apoiadores). Muitos chamam este capital de carisma, de marca, de imagem, de identidade própria, de peculiaridade.

Quando o marketing e a propaganda política traduzem e afirmam a identidade dos candidatos, cumprem papel preponderante para subsidiar a escolha dos eleitores (ao ler esta reflexão você pode estar avaliando o quanto foi influenciado pela propaganda e mídia na decisão de seu voto). Do contrário, a propaganda soa falsa, não cola na imagem do candidato e passa ao eleitor uma ideia de falsidade ou inverdade.

Contexto político e econômico favorável, apoio político, fala boa e bem articulada, boa comunicação, marketing e argumentos bem construídos nem sempre são suficientes para ganhar uma eleição. Ao analisar boa parte dos prefeitos eleitos em nosso país, inclusive os muito bem votados, podemos constatar que, em grande medida, a maioria elegeu-se também por conta de sua marca e identidade pessoal na vida pública. Daí a imaginar que, se não preponderante, a marca e a identidade pessoal são um grande “plus” para quem deseja ganhar uma eleição.

Nei Alberto Pies, professor e ativista de direitos humanos

quinta-feira, 3 de outubro de 2013

FILOSOFIA, É O TERRENO DA NOSSA INEVITÁVEL PAIXÃO

"Ao filósofo cabe a critica conceitual, porque o terreno da filosofia, é o terreno da Liberdade!"


A Filosofia tem um programa a realizar no mundo e se o filósofo não possui o desejo de mudança, de transformação frente a realidade em que vive, ele precisa buscar um outro lugar no mundo do conhecimento. Pois a exemplo da definição do filósofo Gramsci, a filosofia da práxis se apresenta como a história de todas as filosofias, porque vai questionar todos os sistemas e estruturas impregnados na sociedade.

Não se muda o mundo mudando apenas o discurso sobre ele, é preciso ser elemento de transformação. E a função da filosofia enquanto elemento critico é de impedir que os homens sejam dominados pelas forças alienadoras presentes na organização social. 

Porque ser filósofo, é munir-se da capacidade de romper com estruturas e admirar-se pelos desejos de fomentar as problematizações da realidade. E neste terreno, a filosofia também deve ter a função social de dizer a todos que nem tudo está perdido, e ser anunciadora da esperança.

De modo algum, a filosofia pode permanecer estática diante das transformações e avanços do progresso tecnocientífico como que nascidos de uma equação A+B igual a senso comum, e descansar sobre este posicionamento sem um profundo análise ético. 

Sim, porque a filosofia é uma prática da cidadania. Ela permite as pessoas formar conceitos, tomar posição diante dos problemas. E aqui existe uma estreita relação entre filosofia e práxis, sempre presando pela liberdade de pensamento, pois do contrário fugiria de seu caráter próprio. Não existe uma filosofia que esteja a altura de dar a última instância sobre qualquer coisa, mas ela é exercício constante. Ciência como processo cumulativo vai pro museu, mas filosofia nunca, porque ela é sempre atual. 

Ao filósofo cabe a critica conceitual, porque o terreno da filosofia, é o terreno da Liberdade! E a vida é um movimento continuo, assim como as águas que correm desde o rio de Heráclito incessantemente, sem nos dar a possibilidades de banhar-se nelas duas vezes novamente. 

Em um mundo onde tudo se produz com tempo de validade, liquidez, desgaste e consumo a filosofia é o único e indispensável incessante, porque é Philia, Ágape, in aeternum, o terreno da minha, da nossa inevitável 'natura' paixão. Por ser um composto presente no DNA do homo sapiens. Eu e você!

Neuri Adilio Alves
Professor Pesquisador e Curioso no Mundo.

sexta-feira, 20 de setembro de 2013

MOTIVOS DA EXTRAORDINÁRIA INCIDÊNCIA DE MARX NO MUNDO CONTEMPORÂNEO

Dos pensadores que se projetaram na história humana pouquíssimos tiveram como Marx a capacidade de incidir não só sobre orientação da cultura, mas também sobre as instituições, e com isso, sobre o destino de milhões de pessoas. Em pouco menos de um século o pensamento de Marx se impôs ao mundo contemporâneo com tanta força que os seus diagnósticos ocupam o centro de todas as grandes controvérsias e politicas, e uma parte considerável de Estados do Oriente e do Ocidente se inspira em suas doutrinas.

Em todo o mundo movimentos políticos das mais diversas origens se referem direta ou indiretamente, aderindo ou opondo-se, às idéias deste pensador.

Qual a razão desta extraordinária incidência do pensamento de Marx no mundo contemporâneo?

Podemos concordar com Umberto Cerroni, para o qual a razão deve ser procurada num sólido feixe de ensinamentos que parecem oferecer uma resposta adequada a questões capitais de nosso tempo. Ensinamentos como:

- Marx inseriu a cultura diretamente na prática de nossa existência;

- Deu explicação desta existência que parte dela mesma;

- Viu na existência humana uma articulação histórica da existência organizada dos homens;

- Viu na existência organizada dos homens um resultado da organização produtiva dos homens;

- Explicou definitivamente o mundo moderno a partir de suas condições materiais, sem reduzi-lo a estas condições;

- Ofereceu, em particular, o primeiro e até agora o único diagnóstico aprofundado da sociedade moderna como baseada na produção e na apropriação privada de riqueza socialmente produzida como sociedade que, em contradição com o seu crescente caráter social-objetivo, cinde a comunidade dos sujeitos em classes opostas: capitalistas e operários;

- E por fim, previu a radical crises histórica deste tipo de sociedade e a possibilidade de construir outra, fundada não em um abstrato programa renovador, mas na supressão das contradições hoje existentes.

Embora nem tudo o que o filósofo dissecou como constatação em relação a sociedade e suas formas de organização social, possa ser reivindicada como verdade absoluta, o seu legado é um inquestionável tesouro do pensamento moderno. 

Marx, vive e viverá enquanto a vida social existir, porque ele é parte desta espécie de amalgama descritiva e prognóstica que da consistência a vida em sociedade. Marx não morre, o que morre são todos o pré juízos emitidos contra seu pensamento.

Como estudante permanente da filosofia confesso que não sou um exímio apreciador de seu pensamento, porque na filosofia trilhei pelo caminho do existencialismo como instrumento de uma leitura mais antropo-fenomenológico do ser humano e confrontar com minhas próprias angustias. 

Mas somente com Marx consigo entender os reflexos das angustias que afetam o homem do mundo contemporâneo, tanto existencial, como sócio-econômico-cultural!

Neuri Adilio Alves
Estudante Permanente de Filosofia 

Artigo fundamentado com: *CERRONI, U., Il pensiero di Marx, Roma, 9-10
Batista Mondin pág 106-107.

quarta-feira, 28 de agosto de 2013

O ANALFABETO MIDIÁTICO

O pior analfabeto é o analfabeto midiático.

Ele ouve e assimila sem questionar, fala e repete o que ouviu, não participa dos acontecimentos políticos, aliás, abomina a política, mas usa as redes sociais com ganas e ânsias de quem veio para justiçar o mundo. 

Prega ideias preconceituosas e discriminatórias, e interpreta os fatos com a ingenuidade de quem não sabe quem o manipula. Nas passeatas e na internet, pede liberdade de expressão, mas censura e ataca quem defende bandeiras políticas. 

Ele não sabe que o custo de vida, o preço do feijão, do peixe, da farinha, do aluguel, do sapato e do remédio dependem das decisões políticas. E que elas – na era da informação instantânea de massa – são muito influenciadas pela manipulação midiática dos fatos. 

Não vê a pressão de jornalistas e colunistas na mídia impressa, em emissoras de rádio e tevê – que também estão presentes na internet – a anunciar catástrofes diárias na contramão do que apontam as estatísticas mais confiáveis. Avanços significativos são desprezados e pequenos deslizes são tratados como se fossem enormes escândalos. 

O objetivo é desestabilizar e impedir que políticas públicas de sucesso possam ameaçar os lucros da iniciativa privada. O mesmo tratamento não se aplica a determinados partidos políticos e a corruptos que ajudam a manter a enorme desigualdade social no país.

Questões iguais ou semelhantes são tratadas de forma distinta pela mídia. Aula prática: prestar atenção como a mídia conduz o noticiário sobre o escabroso caso que veio à tona com as informações da alemã Siemens. 

Não houve nenhuma indignação dos principais colunistas, nenhum editorial contundente. A principal emissora de TV do país calou-se por duas semanas após matéria de capa da revista IstoÉ denunciando o esquema de superfaturar trens e metrôs em 30%.

O analfabeto midiático é tão burro que se orgulha e estufa o peito para dizer que viu/ouviu a informação no Jornal Nacional e leu na Veja, por exemplo. Ele não entende como é produzida cada notícia: como se escolhem as pautas e as fontes, sabendo antecipadamente como cada uma delas vai se pronunciar. 

Não desconfia que, em muitas tevês, revistas e jornais, a notícia já sai quase pronta da redação, bastando ouvir as pessoas que vão confirmar o que o jornalista, o editor e, principalmente, o “dono da voz” (obrigado, Chico Buarque!) quer como a verdade dos fatos. Para isso as notícias se apoiam, às vezes, em fotos e imagens.

Dizem que “uma foto vale mais que mil palavras”. Não é tão simples (Millôr, ironicamente, contra-argumentou: “então diga isto com uma imagem”). Fotos e imagens também são construções, a partir de um determinado olhar. 

Também as imagens podem ser manipuladas e editadas “ao gosto do freguês”. Há uma infinidade de exemplos. Usaram-se imagens para provar que o Iraque possuía depósitos de armas químicas que nunca foram encontrados. 

A irresponsabilidade e a falta de independência da mídia norte-americana ajudaram a convencer a opinião pública, e mais uma guerra com milhares de inocentes mortos foi deflagrada.

O analfabeto midiático não percebe que o enfoque pode ser uma escolha construída para chegar a conclusões que seriam diferentes se outras fontes fossem contatadas ou os jornalistas narrassem os fatos de outro ponto de vista. O analfabeto midiático imagina que tudo pode ser compreendido sem o mínimo de esforço intelectual. 

Não se apoia na filosofia, na sociologia, na história, na antropologia, nas ciências política e econômica – para não estender demais os campos do conhecimento – para compreender minimamente a complexidade dos fatos. 

Sua mente não absorve tanta informação e ele prefere acreditar em “especialistas” e veículos de comunicação comprometidos com interesses de poderosos grupos políticos e econômicos. 

Lê pouquíssimo, geralmente “best-sellers” e livros de autoajuda. 

Tem certeza de que o que lê, ouve e vê é o suficiente, e corresponde à realidade. 

Não sabe o imbecil que da sua ignorância política nasce a prostituta, o menor abandonado, e o pior de todos os bandidos que é o político vigarista, pilantra, o corrupto e o espoliador das empresas nacionais e multinacionais.” 

O analfabeto midiático gosta de criticar os políticos corruptos e não entende que eles são uma extensão do capital, tão necessários para aumentar fortunas e concentrar a renda. Por isso recebem todo o apoio financeiro para serem eleitos.

E, depois, contribuem para drenar o dinheiro do Estado para uma parcela da iniciativa privada e para os bolsos de uma elite que se especializou em roubar o dinheiro público. 

Assim, por vias tortas, só sabe enxergar o político corrupto sem nunca identificar o empresário corruptor, o detentor do grande capital, que aprisiona os governos, com a enorme contribuição da mídia, para adotar políticas que privilegiam os mais ricos e mantenham à margem as populações mais pobres.

Em resumo: destroem a democracia. 

Para o analfabeto midiático, Brecht teria, ainda, uma última observação a fazer:

Nada é impossível de mudar. Desconfiai do mais trivial, na aparência singelo. E examinai, sobretudo, o que parece habitual.

Por Celso Vicenzi (com a “ajuda” de Bertolt Brecht)*

*Celso Vicenzi, jornalista, ex-presidente do Sindicato dos Jornalistas de Santa Catarina, com atuação em rádio, TV, jornal, revista e assessoria de imprensa. Prêmio Esso de Ciência e Tecnologia. Autor de “Gol é Orgasmo”, com ilustrações de Paulo Caruso, editora Unisul. Escreve humor no tuíter @celso_vicenzi. “Tantos anos como autodidata me transformaram nisso que hoje sou: um autoignorante!”. Mantém no NR a coluna Letras e Caracteres.

sexta-feira, 23 de agosto de 2013

CHAPECÓ – UM ABISMO DA IMPUNIDADE NO BRASIL

O filósofo Nietzsche escreveu em seu Zaratustra em 1883: "O homem é corda distendida entre o animal e o super-homem: uma corda sobre um abismo; travessia perigosa, temerário caminhar, perigosos olhar para trás, perigoso tremer e parar."

Eis que nos encontramos diante desta 'corda', na fronteira do abandono, na ausência do Estado, em labirintos da incerteza e trevas da insegurança. Não é segredo ou novidade a ninguém as inserções de violência ocorridas contra simpatizantes, lideres comunitários e militantes políticos da esquerda na cidade de Chapecó. Embora há muito tempo implantado na cidade uma espécie de 'Maniqueísmo Ideológico' proposto na ideia sectária do “Bem” enquanto (Direita) e a personificação do “Mal” centrada na Esquerda, ocorrem estas ameaças embora muitas delas de forma verbal, mas propositivas. E após o episódio que encravou em nossa história um paragrafo de vergonha nacional no crime bárbaro e covarde cometido contra o vereador Marcelino Chiarello, levou muitos como eu a emitir a seguinte pergunta: Quem seria o próximo? Agora que já temos, reformulamos a pergunta: Quem será o próximo?

Nestes dias tivemos o nome, rosto e posição político ideológico no caso envolvendo o assessor do Vereador Paulinho da Silva do PCdoB, Patrick Monteiro. A grande verdade é que todos nós estamos nos equilibrando sobre esta corda estendida que separa uma espécie fissura, profundo abismo da impunidade, aberto logo após o laudo fictício que tentou declarar como suicido a morte do então vereador Chiarello. Por isso, enquanto todo e qualquer cidadão comprometido com as causas sociais tenta se equilibrar sobre este abismo, há outros que balançam a corda com ameaças, enquanto outros ainda esperam com suas lanças afiadas pela xenofobia a esquerda, e as lutas sociais.

Existe um poder primitivo que emana de foice e machado nas mãos, como um desbravador primeiro que expulsou, matou índios e caboclos que aqui habitavam. Existe uma hegemonia de autoprotecionismo que leva os covardes a levantarem sua voz, emitirem suas ameaças e concretizarem seus atos sobre qualquer cidadão que no uso direito democrático questione a maldita estrutura que parasita a cidade de forma livre e imune de qualquer punição. O mais assustador nisso tudo é a brecha do precedente que nos leva a duvidar da atuação ética dos órgãos de investigação.

Agredir simpatizantes e assassinar militantes políticos de esquerda se tornou comum, pode virar mantra repetido e modalidade xenofóbica, opção de mercado, eugenia de classe. Vai se tornando clichê maldito e sinônimo de paz de bandidos que fazem o sítio do poder e estrutura por aqui.

Fica fácil de agir e concretizar a vontade de minorias setorizadas, quando se justifica fazer segurança pública somente com publicidade. Declarando assassinatos como suicídio, fazendo do Data Show planilha de eficiência com números de 'BO' (Boletim de Ocorrência), diligências e imagens de Câmaras de monitoramento, este Big Brother, cretino, paliativo e tendencioso.

Fica fácil apresentar dados com prisão de 'ladrões de galinha' porque ele rouba pra comer, pra vender, trocar, se expor e não mais está preocupado se vai ser detido na próxima esquina.

Fica fácil aprender o viciado em drogas, ladrão de farol, por que ele nem foge mais, furta a bolsa, o celular, a carteira, e até tira a vida da vítima pra sustentar o seu vicio no lucrativo mercado do tráfico. Porque em Chapecó virou uma visível e sangrenta chaga maldita, onde uma grande estrutura da sociedade lucra como mercado comum em casas, apartamentos, bares, praças e esquinas, muitas vezes bem próximo de Postos da Polícia. O crime esta por toda parte, não existe mais o local especificado, ou que cabe em planilha de dados fixos com justificativa de policiamento preventivo.

Os dados ilustrativos em RETROPROJETORES e DATA SHOW apresentados como receituário Estatístico e Eficiente não passam de piadas da Segurança Pública, naquilo que chamam de Ação da Inteligência, Técnico/Cientifico e Preventivo. Este deslumbramento com números expositivos não prova nada e se justifica apenas como política do lobismo publicitário e cômodo. Na prática ela não apresenta eficácia nem para 'Coibir' e muito mesmo para 'Prevenir', e piora ainda mais a situação abrindo uma lacuna de medo e insegurança em todo cidadão. Ou não foi o que aconteceu com o recente assassinato do vereador Marcelino Chiarello? - Que ao iluminarem os preceitos pragmáticos da impunidade, abriram o caminho livre as trevas do direito a barbárie.

A única certeza que deve servir a todos nós cidadãos Chapecoenses é que estes acontecimentos não podem cair no 'lacismo relaxado' da normalidade como aparenta desejar determinados setores. Pois aceitar como normal o assassinato de um vereador, um homossexual, um professor; esfaquear um advogado e militante de esquerda, espancar uma mulher, agredir uma criança ou qualquer atentado contra um ser humano é o sinal claro de que perdemos a grande essência do respeito à vida. Estamos perdendo o direito ao manifesto democrático, ao lugar livre da voz ativa na sociedade, e submetido a uma espécie de silencio obsequioso, cada vez mais refém de nós mesmos.

Mas acima de qualquer desconfiança, não podemos perder a essência da esperança que nos move, pois é dela, nela e por ela que esperamos o grande levante das colunas de justiça, primeiro como direito constituído por via legal, ou em última e insana necessidade como justificativa de nossa defesa pessoal. Ninguém mais estará seguro e muito menos apto a dar condições de confiabilidade a qualquer órgão do aparelhismo legal da ineficiência enquanto ele não der resposta coerente e concretas as atrocidades cometidas na turbamulta de nossa cidade.

Pois o estado real das coisas em Chapecó nos leva a optar por apenas dois caminhos a nossa frente: ou nos tornamos como lobos em estado de natureza ao modo do Homem em Thomas Hobbes, ou simplesmente nos colocamos como ovelhas creditadas a imolação em campo aberto numa esquina qualquer do velho, atual e futuro Xapecó. Porque tudo o que temos até agora a nossa frente é um sombrio 'Abismo da Impunidade', que após o ciclo da madeira, do frango, do suíno, parece abrir o caminho para o inicio do ciclo dos assassinatos em série também! 

A impunidade parece ter se tornado 'fetiche material' de assassinos de aluguel, e alguém está pagando alto neste sarapatel do tudo pode, em nome do que possam esta justificando como caminho do ''BEM''. Ou os órgãos públicos de investigação e responsabilidades com a justiça vão nos provar o contrário?

Na hora do ataque guerreiro forte, gritai bem alto o nome do agressor, do assaltante de dignidade, do ladrão de liberdades nas terras do Xapecó. Antes de qualquer morte guerreiro forte, gritai bem alto o nome do assassino, do usurpador de direitos, do ameaçador e covarde, do enviado colonizador!”
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Professor Neuri Adilio Alves
Formado em Filosofia, Esp. Antropologia Filosófica

quinta-feira, 22 de agosto de 2013

A MEDICINA DE MERCADO PERDEU O JOGO – VITÓRIA DO POVO

"(...) no Brasil todo Bacharel em Medicina adora colocar o DR (Doutor) antes do nome, embora eu acredite que pra ficar mais completa a formação também se poderia acrescentar a sigla 'PH' Pura Hipocrisia e assim estaria completa a formação!!!"

Como se esperava toda gritaria seria dissolvida na necessidade de atenção que o povo tanto necessita no atendimento à saúde. Fora mercenários anestesiados, proselitistas do acúmulo financeiro e mazelas provenientes das indústrias da doença que alimentam os grandes laboratórios de medicamentos e todo cartel da produção de equipamentos hospitalares e afins. 

Quem venham os médicos estrangeiros aos milhares pois o julgo da formação é faxada de fuga aos desesperados pelo lucro em consultas de alto custo e suas forjadas complexidades. Pois:

(?!) - Quem não sabe que estes dois anos acrescidos na formação que julgam fazer tanta diferença, mata centenas de pacientes por mês em hospitais pelo Brasil tanto por abandono como por erros na aplicação de medicamentos de médicos plantonistas?

(?!) - Quem não sabe dos acúmulo de processos provenientes das centenas de mutilados por procedimentos cirúrgicos mal realizados? 

(?!) - Quem não sabe que 90 % dos recém formados precisam de manuais ao lado da mesa para atender o paciente quando entra para consulta? 

(?!) - Quem não percebe que os médicos formados no Brasil mesmo com mais de 7 mil horas de estudos saem mal preparados porque a medicina passou alimentar um mercado de certificados por quem pode pagar? 

(?!) - Quem já não sentiu na pele o atendimento 'porco e desleixado' em algum hospital ou unidade de saúde aqui no Brasil, dos grandes centros ao lugar mais distante? 

(?!) Quem nunca ouviu falar ou sentiu na pele os inúmeros relatos de MÉDICOS BRASILEIROS pagos pelo SUS que abandonam o atendimento em Pronto Socorros, Unidades de Saúde no meio do expediente? Acrescente-se a isso, as centenas de vezes que nem aparecem para atender os pacientes mesmo remunerados para este fim. 

(?!) - Quem nunca ouviu falar ou sentiu na pele o suborno de um médico que ao realizar cirurgias pelo SUS, cobra acréscimos e subsídios financeiros do paciente como forma de garantir o atendimento? 

(?!) - Quem não sabe que a desculpa de que o médico precisa falar bem o português é uma grande falácia, quando a grande maioria dos médicos Brasileiros poucos conversam com o paciente nas consultas, e as vezes nem olha na cara? 

(?!) - Quem? Quem? Quem? Quem? Quem? Quem? ????????? 

Todo e qualquer discurso com o propósito de desqualificar profissionais provindos de outros países é 'Xenofobia Corporativa', por parte de entidades como CRM, CFM, CNM ( e o escambau) com todo sistema de convênios. Até porque, se formação fosse o grande diferencial teríamos centenas de brasileiros entre os médicos premiados anualmente e nem nas revistas internas de ciência o temos. 

Por fim coloquem seus jalecos façam a maquiagem da cara limpa e vão pro trabalho em seus consultórios particulares como foi o propósito de vossa formação que o preparou para sustentar indústria da doença. Pois os médicos da família provindos de outros países vão fazer o que rege os princípios universais de direito a vida, acesso as políticas públicas e o contido no vosso juramento de Hipócrates: 

''Prometo que, ao exercer a arte de curar, mostrar-me-ei sempre fiel aos preceitos da honestidade, da caridade e da ciência. Penetrando no interior dos lares, meus olhos serão cegos, minha língua calará os segredos que me forem revelados, o que terei como preceito de honra. Nunca me servirei da minha profissão para corromper os costumes ou favorecer o crime. Se eu cumprir este juramento com fidelidade, goze eu para sempre a minha vida e a minha arte com boa reputação entre os homens; se o infringir ou dele afastar-me, suceda-me o contrário.'' 

Quem venham aos milhares os “MÉDICOS” de outros países, porque no Brasil todo Bacharel em Medicina adora colocar o DR (Doutor) antes do nome. - Sim, eu escrevi ''Bacharel em Medicina'' porque o termo 'Diploma Médico' é conceito corporativista! Embora eu acredite que pra ficar mais completa a formação também se poderia acrescentar a sigla 'PH' Pura Hipocrisia e assim estaria completa a formação!!!

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Professor Neuri Adilio Alves
Formado em Filosofia, Esp em Antropologia Filosófica Existencial.

sexta-feira, 16 de agosto de 2013

UMA PROVA PARA OS PROFESSORES

Profª. Irene Reis dos Santos
Se você tem uma mente calma, será uma pessoa bela.
Se você é uma pessoa bela, criará um lar harmonioso.
Se o seu lar está em harmonia, sua nação se encontrará em ordem.
Se em sua nação há ordem, haverá paz no mundo.”  Lao Tsé

Se bem compreendida a profundidade das palavras de Lao Tsé[1], é possível começar a empreender verdadeiras mudanças na Educação. Pensemos: quanto do tempo escolar é destinado atualmente ao desenvolvimento humano?

Somos testemunhas impotentes de atentados protagonizados, em muitas ocasiões, por pessoas com formação acadêmica, o que incita em nós espanto e perplexidade. Os veículos de comunicação expõem cotidianamente feitos de criminosos que parecem não valorizar suas vidas, menos ainda a alheia. Matam de maneira atroz e ainda nos perguntamos retoricamente: por quê?

E para esta resposta que não se delineia concretamente somam-se muitas outras, para muitas indagações que povoam nossa mente: que padrão de beleza estamos criando?; até quando exaltaremos a beleza construída nas academias, nas clínicas de estética, expostas em desfiles de moda, a beleza exterior, enfim, sem observar de fato como está o interior de cada indivíduo que nos cerca?

No mundo corporativo sempre se culpa a Instituição pela permanência de ultrapassados modelos, como se ela fosse um ser abstratamente personificado, a quem possa ser imposto um julgamento. Talvez, confortavelmente, ignore-se que quando um indivíduo é diferente ou muda, promove a diferença e as mudanças, desde que não se amolde antes ao velho. Foi isto que se perguntou a antropóloga Margaret Mead[2]: “Quem disse que um pequeno grupo de pessoas comprometidas não pode mudar o mundo?”

As pessoas têm sonhos, objetivos pessoais? Como vão em busca deles? Quais são os modelos sociais de sucesso que os jovens vão escolher imitar? Em que circunstâncias a escola os ajuda nessa escolha? Os professores têm tempo (frente a todos os conteúdos elencados no planejamento) para perguntar aos alunos quais são seus ídolos, quais são seus modelos? Qual é para o aluno, o sentido da vida?

Sabe-se, por meio de ensinamentos do mundo publicitário que, uma ação individual leva a um comportamento contagiante. Por que, então, ainda não se investe fortemente em mudança de comportamento? Por que, nas escolas, continuamos tendo como base fórmulas tão antigas quanto entediantes? A quem convém que perdure este estado de coisas?

O sociólogo Jonathan Crane[3] propõe a ideia de que há um ponto chave na sociedade que deve ser observado e estudado de maneira crítica e atenciosa. Segundo ele, quando a quantidade de pessoas que servem como modelos sociais fica abaixo de 5%, a comunidade torna-se disfuncional, como demonstram os aumentos dos índices de gravidez na adolescência, abandono escolar, envolvimento com drogas e violência. Por outro lado, se o número de pessoas que servem como modelos (comerciantes, professores, gerentes) está entre 5% e 40%, as comunidades mantêm-se estáveis e funcionais.

Entre os jovens, quem hoje ousa sonhar em ser professor em países como Brasil ou Argentina? Do que mais precisamos para chegar à conclusão de que, salvo poucas exceções, vivemos em uma sociedade disfuncional? Coragem tem quem, diante de tal realidade, ainda procria, contrariando a ideia machadiana: “não tive filhos, não transmiti a nenhuma criatura o legado da nossa miséria.[4]

Apesar do esforço deste e de alguns em não transmitir nem perpetuar a miséria humana, outros o fazem e aí está nosso mundo com muitas crianças a serem formadas, conduzidas, preparadas. 

Assim, aos educadores não há alternativas senão facilitar seu desenvolvimento saudável, torná-las autônomas e capazes de trilhar seus próprios caminhos, respeitando o de outros.

Mas urge começar por um desenvolvimento pessoal, um investimento individual, reinventando-se, mudando e se transformando em um modelo social positivo e belo, digno de ser imitado.

Se, além de refletir, a proposta aqui fosse também responder as perguntas para nota de uma prova final, muitos de nós – educadores – já estaríamos reprovados e carregaríamos o peso do fracasso escolar. E, ainda que não valha nota, podemos nos livrar da sensação de fracasso se não mudarmos nada?

Profª. Irene Reis dos Santos
LETRAS PORTUGUÊS/ ESPAÑOL - USP
Professora, tradutora, autora, revisora, leitora crítica.
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- Lao tze, Laozi, Lao-tse ou Lao Tzu são pronúncias ocidentalizadas para o título do misterioso personagem da filosofia antiga chinesa, cujo nome real seria Li Er ou Lao Dan. 

[2] Margaret Mead foi uma antropóloga cultural norte-americana. Nasceu na Pensilvânia, criada na localidade de Doylestown por um pai professor universitário e uma mãe ativista social. 

[3] Jonathan Crane, sociólogo da Universidade de Illinois 

[4] Memórias Póstumas de Brás Cubas é um romance escrito por Machado de Assis, desenvolvido em princípio como folhetim, de março a dezembro de 1880, na Revista Brasileira, para, no ano seguinte, ser publicado como livro, pela então Tipografia Nacional. 

terça-feira, 13 de agosto de 2013

SEM FILOSOFIA... NEM PENSAR!

Filosofar é pensar. Não um pensar qualquer. Não é um pensar solto no ar, perdido no mar, um ir-e-vir por aí. Não é jogar pôquer, apostar para ganhar tudo ou alguma coisa perder. Ou tudo perder e chorar sobre o pensamento derramado. 

Filosofia é pensar dia a dia no dia-a-dia. Pensar é desfiar o fio da meada. Penso, logo desconfio. Pensar a prece, a pressa, o peso, o passo, a pizza, o poço, o prato, a prata, o porquê do epitáfio, as razões do rififi. 

Filósofo é aquele que pára para pensar. Pára para não parar de pensar. Pensa para comer o pão com o suor de sua mente. Pensa, logo alonga, longínquo pensamento que o deixa tão perto de tudo. Filósofo só pára de pensar para pensar em que está pensando. 

Filosofal viver. Filosofal andar. Filosofal tropeçar. Filosofal cair, e encontrar na queda outros motivos para mais filosofar. Filosofal sentar sobre a pedra filosofal. Idéia tanto bate sobre a pedra, tanto bate até que o pensamento perdura. 

Filosofante caminhar, o homem sobre o elefante, o elefante sobre a terra, a terra sobre o vento, o vento filosofante venta para onde quer. O filosofante gigante sobre os ombros de um anão também verá mais longe. 

Filosofema retira algemas, descobre o filósofo da gema, faz nascer antenas, penetrar esquemas, abordar todos os temas, reler o poema, inspirar-se no cinema, valorizar o pequeno, o fenômeno, o dilema, remar contra ou a favor da maré. 

Filosofice é sempre um risco. Ninguém está livre de pensar contra o pensamento. Ninguém está livre de se aprisionar uma vez mais. Ninguém está livre de pensar que pensa, e despencar do altar que ergueu para si mesmo, confundindo filosofia com empáfia. 

Filosofismo é outro risco. Belo risco, afinal, porque somos todos capazes de filosofar. O filosofismo é a filosofia que virou jogada, pretexto, mania, suborno, insulto. O filosofista finge que pensa, e por isso parece pensar melhor que o próprio pensador. 

Filosófico texto, contanto que as palavras abram nossa mente e nos façam mentar o mundo. Que o texto filosófico não seja apenas manobra, cobra preparando o bote, veneno que paralisa o leitor e o devora pouco a pouco. 

Filosofar, enfim, é começar a pensar sem fim. É pensar quando não se pensa em nada, pensando em tudo. Pensar como sempre. Como nunca. 


Gabriel Perissé é doutor em Educação pela USP – Escrito em 21-Novembro de 2008
Fonte: Web Site: http://www.perisse.com.br/