quinta-feira, 3 de outubro de 2013

FILOSOFIA, É O TERRENO DA NOSSA INEVITÁVEL PAIXÃO

"Ao filósofo cabe a critica conceitual, porque o terreno da filosofia, é o terreno da Liberdade!"


A Filosofia tem um programa a realizar no mundo e se o filósofo não possui o desejo de mudança, de transformação frente a realidade em que vive, ele precisa buscar um outro lugar no mundo do conhecimento. Pois a exemplo da definição do filósofo Gramsci, a filosofia da práxis se apresenta como a história de todas as filosofias, porque vai questionar todos os sistemas e estruturas impregnados na sociedade.

Não se muda o mundo mudando apenas o discurso sobre ele, é preciso ser elemento de transformação. E a função da filosofia enquanto elemento critico é de impedir que os homens sejam dominados pelas forças alienadoras presentes na organização social. 

Porque ser filósofo, é munir-se da capacidade de romper com estruturas e admirar-se pelos desejos de fomentar as problematizações da realidade. E neste terreno, a filosofia também deve ter a função social de dizer a todos que nem tudo está perdido, e ser anunciadora da esperança.

De modo algum, a filosofia pode permanecer estática diante das transformações e avanços do progresso tecnocientífico como que nascidos de uma equação A+B igual a senso comum, e descansar sobre este posicionamento sem um profundo análise ético. 

Sim, porque a filosofia é uma prática da cidadania. Ela permite as pessoas formar conceitos, tomar posição diante dos problemas. E aqui existe uma estreita relação entre filosofia e práxis, sempre presando pela liberdade de pensamento, pois do contrário fugiria de seu caráter próprio. Não existe uma filosofia que esteja a altura de dar a última instância sobre qualquer coisa, mas ela é exercício constante. Ciência como processo cumulativo vai pro museu, mas filosofia nunca, porque ela é sempre atual. 

Ao filósofo cabe a critica conceitual, porque o terreno da filosofia, é o terreno da Liberdade! E a vida é um movimento continuo, assim como as águas que correm desde o rio de Heráclito incessantemente, sem nos dar a possibilidades de banhar-se nelas duas vezes novamente. 

Em um mundo onde tudo se produz com tempo de validade, liquidez, desgaste e consumo a filosofia é o único e indispensável incessante, porque é Philia, Ágape, in aeternum, o terreno da minha, da nossa inevitável 'natura' paixão. Por ser um composto presente no DNA do homo sapiens. Eu e você!

Neuri Adilio Alves
Professor Pesquisador e Curioso no Mundo.

sexta-feira, 20 de setembro de 2013

MOTIVOS DA EXTRAORDINÁRIA INCIDÊNCIA DE MARX NO MUNDO CONTEMPORÂNEO

Dos pensadores que se projetaram na história humana pouquíssimos tiveram como Marx a capacidade de incidir não só sobre orientação da cultura, mas também sobre as instituições, e com isso, sobre o destino de milhões de pessoas. Em pouco menos de um século o pensamento de Marx se impôs ao mundo contemporâneo com tanta força que os seus diagnósticos ocupam o centro de todas as grandes controvérsias e politicas, e uma parte considerável de Estados do Oriente e do Ocidente se inspira em suas doutrinas.

Em todo o mundo movimentos políticos das mais diversas origens se referem direta ou indiretamente, aderindo ou opondo-se, às idéias deste pensador.

Qual a razão desta extraordinária incidência do pensamento de Marx no mundo contemporâneo?

Podemos concordar com Umberto Cerroni, para o qual a razão deve ser procurada num sólido feixe de ensinamentos que parecem oferecer uma resposta adequada a questões capitais de nosso tempo. Ensinamentos como:

- Marx inseriu a cultura diretamente na prática de nossa existência;

- Deu explicação desta existência que parte dela mesma;

- Viu na existência humana uma articulação histórica da existência organizada dos homens;

- Viu na existência organizada dos homens um resultado da organização produtiva dos homens;

- Explicou definitivamente o mundo moderno a partir de suas condições materiais, sem reduzi-lo a estas condições;

- Ofereceu, em particular, o primeiro e até agora o único diagnóstico aprofundado da sociedade moderna como baseada na produção e na apropriação privada de riqueza socialmente produzida como sociedade que, em contradição com o seu crescente caráter social-objetivo, cinde a comunidade dos sujeitos em classes opostas: capitalistas e operários;

- E por fim, previu a radical crises histórica deste tipo de sociedade e a possibilidade de construir outra, fundada não em um abstrato programa renovador, mas na supressão das contradições hoje existentes.

Embora nem tudo o que o filósofo dissecou como constatação em relação a sociedade e suas formas de organização social, possa ser reivindicada como verdade absoluta, o seu legado é um inquestionável tesouro do pensamento moderno. 

Marx, vive e viverá enquanto a vida social existir, porque ele é parte desta espécie de amalgama descritiva e prognóstica que da consistência a vida em sociedade. Marx não morre, o que morre são todos o pré juízos emitidos contra seu pensamento.

Como estudante permanente da filosofia confesso que não sou um exímio apreciador de seu pensamento, porque na filosofia trilhei pelo caminho do existencialismo como instrumento de uma leitura mais antropo-fenomenológico do ser humano e confrontar com minhas próprias angustias. 

Mas somente com Marx consigo entender os reflexos das angustias que afetam o homem do mundo contemporâneo, tanto existencial, como sócio-econômico-cultural!

Neuri Adilio Alves
Estudante Permanente de Filosofia 

Artigo fundamentado com: *CERRONI, U., Il pensiero di Marx, Roma, 9-10
Batista Mondin pág 106-107.

quarta-feira, 28 de agosto de 2013

O ANALFABETO MIDIÁTICO

O pior analfabeto é o analfabeto midiático.

Ele ouve e assimila sem questionar, fala e repete o que ouviu, não participa dos acontecimentos políticos, aliás, abomina a política, mas usa as redes sociais com ganas e ânsias de quem veio para justiçar o mundo. 

Prega ideias preconceituosas e discriminatórias, e interpreta os fatos com a ingenuidade de quem não sabe quem o manipula. Nas passeatas e na internet, pede liberdade de expressão, mas censura e ataca quem defende bandeiras políticas. 

Ele não sabe que o custo de vida, o preço do feijão, do peixe, da farinha, do aluguel, do sapato e do remédio dependem das decisões políticas. E que elas – na era da informação instantânea de massa – são muito influenciadas pela manipulação midiática dos fatos. 

Não vê a pressão de jornalistas e colunistas na mídia impressa, em emissoras de rádio e tevê – que também estão presentes na internet – a anunciar catástrofes diárias na contramão do que apontam as estatísticas mais confiáveis. Avanços significativos são desprezados e pequenos deslizes são tratados como se fossem enormes escândalos. 

O objetivo é desestabilizar e impedir que políticas públicas de sucesso possam ameaçar os lucros da iniciativa privada. O mesmo tratamento não se aplica a determinados partidos políticos e a corruptos que ajudam a manter a enorme desigualdade social no país.

Questões iguais ou semelhantes são tratadas de forma distinta pela mídia. Aula prática: prestar atenção como a mídia conduz o noticiário sobre o escabroso caso que veio à tona com as informações da alemã Siemens. 

Não houve nenhuma indignação dos principais colunistas, nenhum editorial contundente. A principal emissora de TV do país calou-se por duas semanas após matéria de capa da revista IstoÉ denunciando o esquema de superfaturar trens e metrôs em 30%.

O analfabeto midiático é tão burro que se orgulha e estufa o peito para dizer que viu/ouviu a informação no Jornal Nacional e leu na Veja, por exemplo. Ele não entende como é produzida cada notícia: como se escolhem as pautas e as fontes, sabendo antecipadamente como cada uma delas vai se pronunciar. 

Não desconfia que, em muitas tevês, revistas e jornais, a notícia já sai quase pronta da redação, bastando ouvir as pessoas que vão confirmar o que o jornalista, o editor e, principalmente, o “dono da voz” (obrigado, Chico Buarque!) quer como a verdade dos fatos. Para isso as notícias se apoiam, às vezes, em fotos e imagens.

Dizem que “uma foto vale mais que mil palavras”. Não é tão simples (Millôr, ironicamente, contra-argumentou: “então diga isto com uma imagem”). Fotos e imagens também são construções, a partir de um determinado olhar. 

Também as imagens podem ser manipuladas e editadas “ao gosto do freguês”. Há uma infinidade de exemplos. Usaram-se imagens para provar que o Iraque possuía depósitos de armas químicas que nunca foram encontrados. 

A irresponsabilidade e a falta de independência da mídia norte-americana ajudaram a convencer a opinião pública, e mais uma guerra com milhares de inocentes mortos foi deflagrada.

O analfabeto midiático não percebe que o enfoque pode ser uma escolha construída para chegar a conclusões que seriam diferentes se outras fontes fossem contatadas ou os jornalistas narrassem os fatos de outro ponto de vista. O analfabeto midiático imagina que tudo pode ser compreendido sem o mínimo de esforço intelectual. 

Não se apoia na filosofia, na sociologia, na história, na antropologia, nas ciências política e econômica – para não estender demais os campos do conhecimento – para compreender minimamente a complexidade dos fatos. 

Sua mente não absorve tanta informação e ele prefere acreditar em “especialistas” e veículos de comunicação comprometidos com interesses de poderosos grupos políticos e econômicos. 

Lê pouquíssimo, geralmente “best-sellers” e livros de autoajuda. 

Tem certeza de que o que lê, ouve e vê é o suficiente, e corresponde à realidade. 

Não sabe o imbecil que da sua ignorância política nasce a prostituta, o menor abandonado, e o pior de todos os bandidos que é o político vigarista, pilantra, o corrupto e o espoliador das empresas nacionais e multinacionais.” 

O analfabeto midiático gosta de criticar os políticos corruptos e não entende que eles são uma extensão do capital, tão necessários para aumentar fortunas e concentrar a renda. Por isso recebem todo o apoio financeiro para serem eleitos.

E, depois, contribuem para drenar o dinheiro do Estado para uma parcela da iniciativa privada e para os bolsos de uma elite que se especializou em roubar o dinheiro público. 

Assim, por vias tortas, só sabe enxergar o político corrupto sem nunca identificar o empresário corruptor, o detentor do grande capital, que aprisiona os governos, com a enorme contribuição da mídia, para adotar políticas que privilegiam os mais ricos e mantenham à margem as populações mais pobres.

Em resumo: destroem a democracia. 

Para o analfabeto midiático, Brecht teria, ainda, uma última observação a fazer:

Nada é impossível de mudar. Desconfiai do mais trivial, na aparência singelo. E examinai, sobretudo, o que parece habitual.

Por Celso Vicenzi (com a “ajuda” de Bertolt Brecht)*

*Celso Vicenzi, jornalista, ex-presidente do Sindicato dos Jornalistas de Santa Catarina, com atuação em rádio, TV, jornal, revista e assessoria de imprensa. Prêmio Esso de Ciência e Tecnologia. Autor de “Gol é Orgasmo”, com ilustrações de Paulo Caruso, editora Unisul. Escreve humor no tuíter @celso_vicenzi. “Tantos anos como autodidata me transformaram nisso que hoje sou: um autoignorante!”. Mantém no NR a coluna Letras e Caracteres.

sexta-feira, 23 de agosto de 2013

CHAPECÓ – UM ABISMO DA IMPUNIDADE NO BRASIL

O filósofo Nietzsche escreveu em seu Zaratustra em 1883: "O homem é corda distendida entre o animal e o super-homem: uma corda sobre um abismo; travessia perigosa, temerário caminhar, perigosos olhar para trás, perigoso tremer e parar."

Eis que nos encontramos diante desta 'corda', na fronteira do abandono, na ausência do Estado, em labirintos da incerteza e trevas da insegurança. Não é segredo ou novidade a ninguém as inserções de violência ocorridas contra simpatizantes, lideres comunitários e militantes políticos da esquerda na cidade de Chapecó. Embora há muito tempo implantado na cidade uma espécie de 'Maniqueísmo Ideológico' proposto na ideia sectária do “Bem” enquanto (Direita) e a personificação do “Mal” centrada na Esquerda, ocorrem estas ameaças embora muitas delas de forma verbal, mas propositivas. E após o episódio que encravou em nossa história um paragrafo de vergonha nacional no crime bárbaro e covarde cometido contra o vereador Marcelino Chiarello, levou muitos como eu a emitir a seguinte pergunta: Quem seria o próximo? Agora que já temos, reformulamos a pergunta: Quem será o próximo?

Nestes dias tivemos o nome, rosto e posição político ideológico no caso envolvendo o assessor do Vereador Paulinho da Silva do PCdoB, Patrick Monteiro. A grande verdade é que todos nós estamos nos equilibrando sobre esta corda estendida que separa uma espécie fissura, profundo abismo da impunidade, aberto logo após o laudo fictício que tentou declarar como suicido a morte do então vereador Chiarello. Por isso, enquanto todo e qualquer cidadão comprometido com as causas sociais tenta se equilibrar sobre este abismo, há outros que balançam a corda com ameaças, enquanto outros ainda esperam com suas lanças afiadas pela xenofobia a esquerda, e as lutas sociais.

Existe um poder primitivo que emana de foice e machado nas mãos, como um desbravador primeiro que expulsou, matou índios e caboclos que aqui habitavam. Existe uma hegemonia de autoprotecionismo que leva os covardes a levantarem sua voz, emitirem suas ameaças e concretizarem seus atos sobre qualquer cidadão que no uso direito democrático questione a maldita estrutura que parasita a cidade de forma livre e imune de qualquer punição. O mais assustador nisso tudo é a brecha do precedente que nos leva a duvidar da atuação ética dos órgãos de investigação.

Agredir simpatizantes e assassinar militantes políticos de esquerda se tornou comum, pode virar mantra repetido e modalidade xenofóbica, opção de mercado, eugenia de classe. Vai se tornando clichê maldito e sinônimo de paz de bandidos que fazem o sítio do poder e estrutura por aqui.

Fica fácil de agir e concretizar a vontade de minorias setorizadas, quando se justifica fazer segurança pública somente com publicidade. Declarando assassinatos como suicídio, fazendo do Data Show planilha de eficiência com números de 'BO' (Boletim de Ocorrência), diligências e imagens de Câmaras de monitoramento, este Big Brother, cretino, paliativo e tendencioso.

Fica fácil apresentar dados com prisão de 'ladrões de galinha' porque ele rouba pra comer, pra vender, trocar, se expor e não mais está preocupado se vai ser detido na próxima esquina.

Fica fácil aprender o viciado em drogas, ladrão de farol, por que ele nem foge mais, furta a bolsa, o celular, a carteira, e até tira a vida da vítima pra sustentar o seu vicio no lucrativo mercado do tráfico. Porque em Chapecó virou uma visível e sangrenta chaga maldita, onde uma grande estrutura da sociedade lucra como mercado comum em casas, apartamentos, bares, praças e esquinas, muitas vezes bem próximo de Postos da Polícia. O crime esta por toda parte, não existe mais o local especificado, ou que cabe em planilha de dados fixos com justificativa de policiamento preventivo.

Os dados ilustrativos em RETROPROJETORES e DATA SHOW apresentados como receituário Estatístico e Eficiente não passam de piadas da Segurança Pública, naquilo que chamam de Ação da Inteligência, Técnico/Cientifico e Preventivo. Este deslumbramento com números expositivos não prova nada e se justifica apenas como política do lobismo publicitário e cômodo. Na prática ela não apresenta eficácia nem para 'Coibir' e muito mesmo para 'Prevenir', e piora ainda mais a situação abrindo uma lacuna de medo e insegurança em todo cidadão. Ou não foi o que aconteceu com o recente assassinato do vereador Marcelino Chiarello? - Que ao iluminarem os preceitos pragmáticos da impunidade, abriram o caminho livre as trevas do direito a barbárie.

A única certeza que deve servir a todos nós cidadãos Chapecoenses é que estes acontecimentos não podem cair no 'lacismo relaxado' da normalidade como aparenta desejar determinados setores. Pois aceitar como normal o assassinato de um vereador, um homossexual, um professor; esfaquear um advogado e militante de esquerda, espancar uma mulher, agredir uma criança ou qualquer atentado contra um ser humano é o sinal claro de que perdemos a grande essência do respeito à vida. Estamos perdendo o direito ao manifesto democrático, ao lugar livre da voz ativa na sociedade, e submetido a uma espécie de silencio obsequioso, cada vez mais refém de nós mesmos.

Mas acima de qualquer desconfiança, não podemos perder a essência da esperança que nos move, pois é dela, nela e por ela que esperamos o grande levante das colunas de justiça, primeiro como direito constituído por via legal, ou em última e insana necessidade como justificativa de nossa defesa pessoal. Ninguém mais estará seguro e muito menos apto a dar condições de confiabilidade a qualquer órgão do aparelhismo legal da ineficiência enquanto ele não der resposta coerente e concretas as atrocidades cometidas na turbamulta de nossa cidade.

Pois o estado real das coisas em Chapecó nos leva a optar por apenas dois caminhos a nossa frente: ou nos tornamos como lobos em estado de natureza ao modo do Homem em Thomas Hobbes, ou simplesmente nos colocamos como ovelhas creditadas a imolação em campo aberto numa esquina qualquer do velho, atual e futuro Xapecó. Porque tudo o que temos até agora a nossa frente é um sombrio 'Abismo da Impunidade', que após o ciclo da madeira, do frango, do suíno, parece abrir o caminho para o inicio do ciclo dos assassinatos em série também! 

A impunidade parece ter se tornado 'fetiche material' de assassinos de aluguel, e alguém está pagando alto neste sarapatel do tudo pode, em nome do que possam esta justificando como caminho do ''BEM''. Ou os órgãos públicos de investigação e responsabilidades com a justiça vão nos provar o contrário?

Na hora do ataque guerreiro forte, gritai bem alto o nome do agressor, do assaltante de dignidade, do ladrão de liberdades nas terras do Xapecó. Antes de qualquer morte guerreiro forte, gritai bem alto o nome do assassino, do usurpador de direitos, do ameaçador e covarde, do enviado colonizador!”
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Professor Neuri Adilio Alves
Formado em Filosofia, Esp. Antropologia Filosófica

quinta-feira, 22 de agosto de 2013

A MEDICINA DE MERCADO PERDEU O JOGO – VITÓRIA DO POVO

"(...) no Brasil todo Bacharel em Medicina adora colocar o DR (Doutor) antes do nome, embora eu acredite que pra ficar mais completa a formação também se poderia acrescentar a sigla 'PH' Pura Hipocrisia e assim estaria completa a formação!!!"

Como se esperava toda gritaria seria dissolvida na necessidade de atenção que o povo tanto necessita no atendimento à saúde. Fora mercenários anestesiados, proselitistas do acúmulo financeiro e mazelas provenientes das indústrias da doença que alimentam os grandes laboratórios de medicamentos e todo cartel da produção de equipamentos hospitalares e afins. 

Quem venham os médicos estrangeiros aos milhares pois o julgo da formação é faxada de fuga aos desesperados pelo lucro em consultas de alto custo e suas forjadas complexidades. Pois:

(?!) - Quem não sabe que estes dois anos acrescidos na formação que julgam fazer tanta diferença, mata centenas de pacientes por mês em hospitais pelo Brasil tanto por abandono como por erros na aplicação de medicamentos de médicos plantonistas?

(?!) - Quem não sabe dos acúmulo de processos provenientes das centenas de mutilados por procedimentos cirúrgicos mal realizados? 

(?!) - Quem não sabe que 90 % dos recém formados precisam de manuais ao lado da mesa para atender o paciente quando entra para consulta? 

(?!) - Quem não percebe que os médicos formados no Brasil mesmo com mais de 7 mil horas de estudos saem mal preparados porque a medicina passou alimentar um mercado de certificados por quem pode pagar? 

(?!) - Quem já não sentiu na pele o atendimento 'porco e desleixado' em algum hospital ou unidade de saúde aqui no Brasil, dos grandes centros ao lugar mais distante? 

(?!) Quem nunca ouviu falar ou sentiu na pele os inúmeros relatos de MÉDICOS BRASILEIROS pagos pelo SUS que abandonam o atendimento em Pronto Socorros, Unidades de Saúde no meio do expediente? Acrescente-se a isso, as centenas de vezes que nem aparecem para atender os pacientes mesmo remunerados para este fim. 

(?!) - Quem nunca ouviu falar ou sentiu na pele o suborno de um médico que ao realizar cirurgias pelo SUS, cobra acréscimos e subsídios financeiros do paciente como forma de garantir o atendimento? 

(?!) - Quem não sabe que a desculpa de que o médico precisa falar bem o português é uma grande falácia, quando a grande maioria dos médicos Brasileiros poucos conversam com o paciente nas consultas, e as vezes nem olha na cara? 

(?!) - Quem? Quem? Quem? Quem? Quem? Quem? ????????? 

Todo e qualquer discurso com o propósito de desqualificar profissionais provindos de outros países é 'Xenofobia Corporativa', por parte de entidades como CRM, CFM, CNM ( e o escambau) com todo sistema de convênios. Até porque, se formação fosse o grande diferencial teríamos centenas de brasileiros entre os médicos premiados anualmente e nem nas revistas internas de ciência o temos. 

Por fim coloquem seus jalecos façam a maquiagem da cara limpa e vão pro trabalho em seus consultórios particulares como foi o propósito de vossa formação que o preparou para sustentar indústria da doença. Pois os médicos da família provindos de outros países vão fazer o que rege os princípios universais de direito a vida, acesso as políticas públicas e o contido no vosso juramento de Hipócrates: 

''Prometo que, ao exercer a arte de curar, mostrar-me-ei sempre fiel aos preceitos da honestidade, da caridade e da ciência. Penetrando no interior dos lares, meus olhos serão cegos, minha língua calará os segredos que me forem revelados, o que terei como preceito de honra. Nunca me servirei da minha profissão para corromper os costumes ou favorecer o crime. Se eu cumprir este juramento com fidelidade, goze eu para sempre a minha vida e a minha arte com boa reputação entre os homens; se o infringir ou dele afastar-me, suceda-me o contrário.'' 

Quem venham aos milhares os “MÉDICOS” de outros países, porque no Brasil todo Bacharel em Medicina adora colocar o DR (Doutor) antes do nome. - Sim, eu escrevi ''Bacharel em Medicina'' porque o termo 'Diploma Médico' é conceito corporativista! Embora eu acredite que pra ficar mais completa a formação também se poderia acrescentar a sigla 'PH' Pura Hipocrisia e assim estaria completa a formação!!!

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Professor Neuri Adilio Alves
Formado em Filosofia, Esp em Antropologia Filosófica Existencial.

sexta-feira, 16 de agosto de 2013

UMA PROVA PARA OS PROFESSORES

Profª. Irene Reis dos Santos
Se você tem uma mente calma, será uma pessoa bela.
Se você é uma pessoa bela, criará um lar harmonioso.
Se o seu lar está em harmonia, sua nação se encontrará em ordem.
Se em sua nação há ordem, haverá paz no mundo.”  Lao Tsé

Se bem compreendida a profundidade das palavras de Lao Tsé[1], é possível começar a empreender verdadeiras mudanças na Educação. Pensemos: quanto do tempo escolar é destinado atualmente ao desenvolvimento humano?

Somos testemunhas impotentes de atentados protagonizados, em muitas ocasiões, por pessoas com formação acadêmica, o que incita em nós espanto e perplexidade. Os veículos de comunicação expõem cotidianamente feitos de criminosos que parecem não valorizar suas vidas, menos ainda a alheia. Matam de maneira atroz e ainda nos perguntamos retoricamente: por quê?

E para esta resposta que não se delineia concretamente somam-se muitas outras, para muitas indagações que povoam nossa mente: que padrão de beleza estamos criando?; até quando exaltaremos a beleza construída nas academias, nas clínicas de estética, expostas em desfiles de moda, a beleza exterior, enfim, sem observar de fato como está o interior de cada indivíduo que nos cerca?

No mundo corporativo sempre se culpa a Instituição pela permanência de ultrapassados modelos, como se ela fosse um ser abstratamente personificado, a quem possa ser imposto um julgamento. Talvez, confortavelmente, ignore-se que quando um indivíduo é diferente ou muda, promove a diferença e as mudanças, desde que não se amolde antes ao velho. Foi isto que se perguntou a antropóloga Margaret Mead[2]: “Quem disse que um pequeno grupo de pessoas comprometidas não pode mudar o mundo?”

As pessoas têm sonhos, objetivos pessoais? Como vão em busca deles? Quais são os modelos sociais de sucesso que os jovens vão escolher imitar? Em que circunstâncias a escola os ajuda nessa escolha? Os professores têm tempo (frente a todos os conteúdos elencados no planejamento) para perguntar aos alunos quais são seus ídolos, quais são seus modelos? Qual é para o aluno, o sentido da vida?

Sabe-se, por meio de ensinamentos do mundo publicitário que, uma ação individual leva a um comportamento contagiante. Por que, então, ainda não se investe fortemente em mudança de comportamento? Por que, nas escolas, continuamos tendo como base fórmulas tão antigas quanto entediantes? A quem convém que perdure este estado de coisas?

O sociólogo Jonathan Crane[3] propõe a ideia de que há um ponto chave na sociedade que deve ser observado e estudado de maneira crítica e atenciosa. Segundo ele, quando a quantidade de pessoas que servem como modelos sociais fica abaixo de 5%, a comunidade torna-se disfuncional, como demonstram os aumentos dos índices de gravidez na adolescência, abandono escolar, envolvimento com drogas e violência. Por outro lado, se o número de pessoas que servem como modelos (comerciantes, professores, gerentes) está entre 5% e 40%, as comunidades mantêm-se estáveis e funcionais.

Entre os jovens, quem hoje ousa sonhar em ser professor em países como Brasil ou Argentina? Do que mais precisamos para chegar à conclusão de que, salvo poucas exceções, vivemos em uma sociedade disfuncional? Coragem tem quem, diante de tal realidade, ainda procria, contrariando a ideia machadiana: “não tive filhos, não transmiti a nenhuma criatura o legado da nossa miséria.[4]

Apesar do esforço deste e de alguns em não transmitir nem perpetuar a miséria humana, outros o fazem e aí está nosso mundo com muitas crianças a serem formadas, conduzidas, preparadas. 

Assim, aos educadores não há alternativas senão facilitar seu desenvolvimento saudável, torná-las autônomas e capazes de trilhar seus próprios caminhos, respeitando o de outros.

Mas urge começar por um desenvolvimento pessoal, um investimento individual, reinventando-se, mudando e se transformando em um modelo social positivo e belo, digno de ser imitado.

Se, além de refletir, a proposta aqui fosse também responder as perguntas para nota de uma prova final, muitos de nós – educadores – já estaríamos reprovados e carregaríamos o peso do fracasso escolar. E, ainda que não valha nota, podemos nos livrar da sensação de fracasso se não mudarmos nada?

Profª. Irene Reis dos Santos
LETRAS PORTUGUÊS/ ESPAÑOL - USP
Professora, tradutora, autora, revisora, leitora crítica.
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- Lao tze, Laozi, Lao-tse ou Lao Tzu são pronúncias ocidentalizadas para o título do misterioso personagem da filosofia antiga chinesa, cujo nome real seria Li Er ou Lao Dan. 

[2] Margaret Mead foi uma antropóloga cultural norte-americana. Nasceu na Pensilvânia, criada na localidade de Doylestown por um pai professor universitário e uma mãe ativista social. 

[3] Jonathan Crane, sociólogo da Universidade de Illinois 

[4] Memórias Póstumas de Brás Cubas é um romance escrito por Machado de Assis, desenvolvido em princípio como folhetim, de março a dezembro de 1880, na Revista Brasileira, para, no ano seguinte, ser publicado como livro, pela então Tipografia Nacional. 

terça-feira, 13 de agosto de 2013

SEM FILOSOFIA... NEM PENSAR!

Filosofar é pensar. Não um pensar qualquer. Não é um pensar solto no ar, perdido no mar, um ir-e-vir por aí. Não é jogar pôquer, apostar para ganhar tudo ou alguma coisa perder. Ou tudo perder e chorar sobre o pensamento derramado. 

Filosofia é pensar dia a dia no dia-a-dia. Pensar é desfiar o fio da meada. Penso, logo desconfio. Pensar a prece, a pressa, o peso, o passo, a pizza, o poço, o prato, a prata, o porquê do epitáfio, as razões do rififi. 

Filósofo é aquele que pára para pensar. Pára para não parar de pensar. Pensa para comer o pão com o suor de sua mente. Pensa, logo alonga, longínquo pensamento que o deixa tão perto de tudo. Filósofo só pára de pensar para pensar em que está pensando. 

Filosofal viver. Filosofal andar. Filosofal tropeçar. Filosofal cair, e encontrar na queda outros motivos para mais filosofar. Filosofal sentar sobre a pedra filosofal. Idéia tanto bate sobre a pedra, tanto bate até que o pensamento perdura. 

Filosofante caminhar, o homem sobre o elefante, o elefante sobre a terra, a terra sobre o vento, o vento filosofante venta para onde quer. O filosofante gigante sobre os ombros de um anão também verá mais longe. 

Filosofema retira algemas, descobre o filósofo da gema, faz nascer antenas, penetrar esquemas, abordar todos os temas, reler o poema, inspirar-se no cinema, valorizar o pequeno, o fenômeno, o dilema, remar contra ou a favor da maré. 

Filosofice é sempre um risco. Ninguém está livre de pensar contra o pensamento. Ninguém está livre de se aprisionar uma vez mais. Ninguém está livre de pensar que pensa, e despencar do altar que ergueu para si mesmo, confundindo filosofia com empáfia. 

Filosofismo é outro risco. Belo risco, afinal, porque somos todos capazes de filosofar. O filosofismo é a filosofia que virou jogada, pretexto, mania, suborno, insulto. O filosofista finge que pensa, e por isso parece pensar melhor que o próprio pensador. 

Filosófico texto, contanto que as palavras abram nossa mente e nos façam mentar o mundo. Que o texto filosófico não seja apenas manobra, cobra preparando o bote, veneno que paralisa o leitor e o devora pouco a pouco. 

Filosofar, enfim, é começar a pensar sem fim. É pensar quando não se pensa em nada, pensando em tudo. Pensar como sempre. Como nunca. 


Gabriel Perissé é doutor em Educação pela USP – Escrito em 21-Novembro de 2008
Fonte: Web Site: http://www.perisse.com.br/