quinta-feira, 14 de setembro de 2017

O AMOR VAI DEVAGAR

Texto publicado originalmente no Neerlandês – Escrito por Luc Vankrunkelsven - 06 de Setembro 2017

Jon Sobrino, jesuíta da Universidade de San Salvador, havia repetidamente falado sobre "amor político" e que ele deveria falar sobre a realidade. No caso de seu país, El Salvador, é uma realidade difícil. Seu confrater (irmão religioso) e ex-ministro da educação na Nicarágua, Fernando Cardenal, levou a ação prática como poucos levaram. O brasileiro Frei Betto também é conhecido por seus apelos para o amor e a ação política. Talvez seja estranho na crise política que o Brasil encontra-se há algum tempo.

Herman Verbeek tinha na época em sua poesia e música "O amor vai devagar" sobre ‘desespero e paciência’. Para "amor político" e "paciência", tive que pensar frequentemente em Chapecó nos dias que estive por aqui. De 2003 a 2008, trabalhei com a Federação dos Trabalhadores e Trabalhadoras na Agricultura Familiar-Fetraf-Sul (1) nos três estados do sul do Brasil. Foi principalmente um intercâmbio internacional de "OMC, comércio internacional e efeitos perversos para a agricultura local (ers) em todo o mundo". A partir de 2008 comecei com passeios anuais de cinco semanas neste imenso país. Um subcontinente. Voltei também a Chapecó há poucos dias. Eu tenho muitas oportunidades aqui e aprendi muito, mas ainda estava aguardando esses dias que após anos de trabalho também pudesse colher algo de novo, e colhi – vou contar um pouco do vi, vivi e compartilhei por aqui.


 INVESTIR NA JUVENTUDE
Universidade Federal da Fronteira Sul-UFFS - Campus Chapecó/SC
A Fetraf Santa Catarina quer influenciar positivamente as gerações futuras. Portanto, há oito anos, juntamente com outros movimentos sociais, foi protagonista na criação de uma nova universidade: UFFS (2). Os jovens são formados debatendo
Centro Educacional do Bosco - Estudante recita poema
alternativas de produção que atendam a agricultura familiar e campesina. Há também uma forte abertura para dar aos haitianos emigrados e "índios" de diferentes etnias oportunidades para o ensino universitário. Isso foi o que eu experimentei pessoalmente, quando, após minha fala ao plenário lotado da Universidade Federal da Fronteira Sul com estudantes de Engenharia Ambiental, Agronomia e Ciências Sociais; Kichulu Yawalapiti um jovem "índio" pertencentes aos povos indígenas do Xingú me convidou para conhecer sua região em Mato Grosso. Ele ficou muito emocionado com o argumento de Wervel, não só de se concentrar no debate da monocultura de soja, mas também estimular a proteção da diversidade original.

Centro Educacional do Bosco - Chapecó/SC
À chegada ao oeste catarinense, após oito horas de viagem noturna com o ônibus de Curitiba-Chapecó, tive que falar imediatamente com as crianças do Centro Educacional Dom Bosco. 

Fiquei impressionado como os professores vão lá diariamente e inserem as crianças no debate da sustentabilidade, tanto em termos teóricos (veja notas de registro aqui, onde um mini-almoço com LEF é tomado durante o intervalo das atividades), bem como, a semeadura prática (por exemplo, cultivar sementes de árvores originais como a araucária e replantar), Painéis e campanhas orientando sobre reciclagem e cuidados com o meio ambiente. Além disso, professores estimulam as crianças a poesia. 

Para cada uma das duas conversas que fizemos no plenário da escola, uma menina recitou seu próprio poema. Para percebermos. Um poema é intitulado: "A årvore do Amor" / "A Árvore do Amor".

Centro Educacional Dom Bosco - Chapecó/SC
 PAINEL NO CENTRO EDUCACIONAL DOM BOSCO 
  • "A reciclagem de um alumínio pode economizar energia suficiente para ligar uma TV por três horas".
  • "Mais de 160 mil pessoas vivem no Brasil apenas coletando latas de alumínio, e recebem, em média, dois salários mínimos, de acordo com a Associação Brasileira de Alumínio".
  • "Cada 100 toneladas de plástico economizam 1 tonelada de petróleo".
  • "Para a produção de 1 tonelada de papel, é necessário 100 mil/litros de água e 5 kw de energia. Para produzir a mesma quantidade de papel reciclado, são necessários apenas 2000 litros de água e 50% da energia ".
  • "O vidro pode ser completamente reciclado".
As informações sobre as latas me lembraram os anos em que eu puxei escolas na Flandres (norte da Bélgica) com uma lata de coca e batatas fritas, combinada com uma caixa de pão (2). Objetivo? Explicar a globalização e os sistemas alimentares, fazer conexões e apontar o enorme desperdício.


➠ LIVROS EM UM PAÍS DE LEITURA

Estudantes da Escola de Ensino Básico Tancredo
Neves - Chapecó/SC
Crianças no Centro Educacional Dom Bosco, estudantes da nova Universidade - Uffs, estudantes de ciências e humanidades na Escola de Ensino Básico Tancredo Almeida Neves: nestes locais a quase despercebida, mas terna e efetiva presença do Filósofo/professor que assessora a Fetraf Santa Catarina Prof. Neuri Alves e as atividades sempre bem preparadas. Lentamente, ao 'Ritmo da Lagarta'. Ao Ritmo do Amor', que tem paciência e não se deixa levar. Por exemplo, ainda não havia presenciado como os alunos foram para a mesa onde estavam expostos os livros e compraram muitos exemplares. 


Centro Educacional Dom Bosco - Chapecó/SC
Um companheiro de uma biblioteca itinerante animou o stand de livros também na primeira noite na Escola Trancredo Neves e na manhã seguinte na Universidade Federal da Fronteira Sul. É o sinal do novo com uma Livraria Itinerante com preços populares que funcionará em um veículo Kombi (WW), nos passos de Paulo Freire. É uma conquista total em um país, que até então não apresentava uma cultura de leitura tão marcante. Precisamos incentivar a compra de livros, mesmo que para isso como escritores precisamos nos despir de nossos anseios pelo lucro – a cultura precisa vencer. Embora, como essas escolas e as universidades querem formar novas gerações e uma nova mentalidade, com isso tem havido crescimento notável ​​na venda de livros infantis nos últimos anos em todo Brasil. A nova geração de professores claramente incentiva as crianças e os jovens a ler. O canto de leitura no Centro Educacional Dom Bosco está lindamente decorado – é a prova da verdade.

Centro Educacional Dom Bosco - Chapecó/SC

Escola de Ensino Básico Tancredo Neves - Chapecó/SC

 MULHERES PODEROSAS

Propriedade Família Cordazzo - Coronel Freitas/SC
O último dia no período da tarde visitamos uma propriedade onde vive com seus pais uma jovem agricultora com expressão angelical de menina em tenra idade, embora sua já adiantada caminhada formativa e consciência.

Dalvana Cordazzo. Ela quer mudar a lógica da produção atual de leite na propriedade para uma produção biológica, baseada apenas em pastagem e tratamento com fitoterápicos e homeopatia. Como guia a nos acompanhar uma jovem engenheira agrícola, em processo de formação na UFFS. Ela trabalha no sindicato de agricultores do município de Coronel Freitas. Ela representa claramente a nova geração que quer transformar ideias inovadoras em prática. O país atravessa hoje uma crise profunda, mas como o antigo governo do PT investiu em jovens, há um otimismo vivaz que eles representam uma esperança duradoura no futuro.

Propriedade Família Cordazzo - Coronel Freitas/SC
Fomos encontrar a engenheira agrícola no sindicato. O que encontro? - Ao entrar no sindicato, dou-me de frente com uma visão carregada de significados na parede, com os dois ex-presidentes Lula da Silva e Dilma Rousseff de ambos os lados e ao centro o cristo crucificado. Jesus de Nazaré entre dois socialistas em um sindicato de agricultores socialistas! Tal movimento não pode ser imaginado na Europa. Isso é um socialista-avant-la-lettre entre dois socialistas que queriam levar seu país para uma direção libertadora? Ou Jesus está esticado aqui para mostrar a situação da propriedade? Na minha opinião, sim, usei isso como exemplo que o Bom Jesus enfrenta no uso dos fertilizantes na Lapa.


➠ ‘EU SEREI’


Propriedade Família Cordazzo - Coronel Freitas/SC
Dalvana é uma jovem promessa de liderança forte dos agricultores na estratégia da Fetraf no Estado de Santa Catarina - é uma esperança que o novo vai nascer. A visita foi um pedido em especial pelo respeito que a jovem nutre por mim, mesmo que ela tenha ficado um pouco nervosa ao receber um escritor da Europa em sua casa. No entanto, ela o convidara, porque fez leitura de seus livros e compartilha de suas ideias. Não é evidente na cultura machista brasileira uma jovem não se casar e sair para a outra família. Muitas mulheres jovens também migram para a cidade, enquanto os jovens agricultores freqüentemente ficam no campo sem que as mulheres assumam o lugar de proprietárias como transição natural. Ela diz com firmeza: "Eu permaneço e quero continuar com este projeto na propriedade familiar voltado a produção mais orgânica’’. Ela vai encontrar muitos obstáculos a caminho, mas o ritmo da lagarta irá ajudá-la a superar - por eu onde andar estarei feliz por saber que os ‘Oasis’ não morrem! 


O amor sem paixão é como alimentar-se de algo sem gosto, sem pimenta e sal. O amor (compromisso) por vezes pode até parecer algo rápido, efêmero, mas pode também tornar-se fúria, fortaleza. O amor, também o político, vai devagar, mas a paixão pelo que fazemos pode ajudar superar as ervas daninhas, porque o amor mesmo que gestado lentamente em pequenas atitudes, ações e iniciativas de ‘Oasis em Oasis’ um dia vai vencer.


Luc Vankrunkelsven - Filósofo, Escritor e Frei. É fundador da Wervel, uma ONG com sede na Bélgica que luta em defesa de uma Agricultura Resposável e Socialmente Justa. Ativista de intercâmbio de diálogos entre Brasil e Europa na defesa do Bioma Cerrado Brasileiro.  



Fonte: Textos traduzidos originalmente da página pessoal do escritor na Bélgica com o Titulo: 'Liefde gaat langzaam' - https://lucvankrunkelsven.wordpress.com/

Fotos das agendas por Chapecó:

Professores, Gestores e Convidados - Centro Educacional Dom Bosco - Chapecó/SC

Professor e Estudantes da Escola de Ensino Básico Trancredo de Almeida Neves - Chapecó/SC

Professoras da Escola de Ensino Básico Trancredo de Almeida Neves - Chapecó/SC

Alexandre Bergamin - Coordenador da Fetraf/SC na Palestra da UFFS - Chapecó/SC 
Professor Tomé Coletti UFFS e Prof. Pesquisador Neuri Alves Assessoria Fetraf/SC

Visita a Cresol Central com Diretora da Fetraf/SC  - Chapecó/SC

Projeto de Livraria Itinerante - Chapecó/SC