quarta-feira, 18 de março de 2015

MOVIMENTOS EM ÉPOCA E MOTIVAÇÕES DIFERENTES

''Democracia é algo muito sério pra virar playgroud de golpistas''

É preciso refutar essa comparação chula entre o Movimento Redemocratização na praça da sé com os participantes do 'Movimento Quero Mais' da avenida paulista. O primeiro foi um ato de coragem histórica, de rompimento, de consciência
objetiva centrado na ânsia de restabelecer o direito de colocar os pés na rua e escolher não só o representante na principal cadeira na nação, mas a direção do caminhar com a ampla representação da sociedade. Enquanto o segundo representa o desejo exclusivo de seletos setores da sociedade sob a articulação do partido da imprensa golpista e seus articulista contratados para fomentar a frente de mobilizações, monitorar pela cor da pele e roupa usada de quem poderia participar.

O Primeiro foi o maior de todos os movimentos já realizado em torno de uma pauta unitária, ciente e propositiva, e o segundo para além das dúvidas na motivação de cada um, o retrato da ilustração clássica dos desejos de uma força politica derrotada nas ultimas eleições presidenciais. Se o país precisa de reformas e avanços frente a estagnação, os escanda-los que ai estão enraizados há décadas precisa também da clareza de seus cidadãos quanto ao que precisam, querem e propõe. Democracia é algo muito sério pra virar playgroud de golpistas com patrocínio de grandes petroleiras da Shell à Chevron, da CIA norte americana ao braço golpista da imprensa nacional! 

Neste sarapatel ufanista da comparação que a imprensa insiste em apresentar a necessidade primeira é dicotomizar quantidade, qualidade e propositividade de épocas e motivações diferentes. Tudo o mais é mero festim do caos que na essência atrapalha aquilo que é essencial e urgente nas mudanças que o país mais precisa. Não cair no lacismo relaxado e comodo de reproduzir o que querem os setores retrógrados da imprensa no país é de grande necessidade para quem quer mesmo superar desafios e avançar.

Neuri A. Alves – Professor Curioso e Pesquisador