terça-feira, 18 de novembro de 2014

AQUELA EDUCAÇÃO SOFRIDA E ESTA SONHADA COM A RAZÃO!

''Um transfigurar, daquela educação sofrida para esta sonhada sobre o travesseiro da razão, alimentada pela esperança inesgotável e exercitada na prática pelos que nunca se cansam.''

Inegável que ainda andamos devagar em relação à pressa que temos e precisamos ter. Buscando nos encontrar a caminho, minimizar em partes o sofrimento secular da exclusão e cuidar dessas feridas abertas pela elite colonial. Mas podemos nos mover por tantas certezas que nos faz sonhar sempre mais! 

- A certeza de que estamos menos desolados e mais esperançosos, porque podemos contemplar mais luzes para a Educação. Já não temos mais 34,6 mil escolas do ensino fundamental no Brasil sem acesso à energia elétrica e o mínimo de estrutura e dignidade como havia no inicio do ano de 2003 ao fim da tragédia governamental do sociólogo weberiano neoliberal. 

- Aquela certeza corajosa de afirmar que precisamos avançar muito mais, na forma quantitativa e qualitativa, pois o Brasil de hoje não comporta mais esperar pelas ''novas'' ideias já envelhecidas com os debates de sempre. É hora de avançar sobre o acúmulo do que vem sendo pensado nos últimos anos, e tudo que vier a caminho será bagagem de acréscimo, ajustes e proposições futuras gestadas na dialética educador/educando. 

- Aquela certeza adocicada ao olhar para uma criança iniciando a sua vida Escolar e saber que ela terá um ciclo completo de inclusão a sua frente. Sem as barreiras seculares do exclusivismo elitista que por quinhentos anos excluía os filhos de escravos, caboclos, indígenas, o filho do operário, do lavrador, da lavadeira, da costureira de chegar a universidade ou a escola técnica e ser tornar doutor. 

E tantas outras certezas positivas se acumulando diariamente a nossa história recente, fruto da persistência dos que nunca deixam de sonhar e nunca se dão por entregues e prontos. Pois foi essa inquietude que nos educou, nos educa e continuara educando no renovar constante de esperanças. 

Na certeza de que o melhor para a Educação esta sempre por vir, porque nos retroalimentamos na maior das certezas: a de que ela não virá sozinha, porque buscar e propor é parte de nós – de todos nós! 

Como bem disse o professor Gabriel Perissé: ''Educação será salvação na medida em que, além de avaliar e pensar, discutir e propor, todos os ministros se sintam ministros da Educação, todos os professores se sintam revolucionários em ação’’ e todo cidadão uma escola em permanente reforma-forma-ação! - 'Um transfigurar, daquela educação sofrida para esta sonhada sobre o travesseiro da razão, alimentada pela esperança inesgotável e exercitada na prática pelos que nunca se cansam.' 

Neuri A. Alves - Professor Pesquisador, Graduado em Filosofia, Antropologia Filosófica Existencial