sexta-feira, 25 de abril de 2014

O Ex Presidente 'ANALFABETO' e os ''ALFABETIZADOS'' Dementes!

''Lula não foi tudo o que eu desejei que fosse, mas ele foi de longe muito maior que os cinco séculos de subordinação, exploração, expropriação que esse país viveu!'' 

Interessante são esses fatos, boatos e relatos do cotidiano. Esse comportamento insano presente em todos os facínoras espectadores do telejornalismo global e os famintos leitores de veículos da 'deformação' como os tijolões impressos pelos grupos Civita / Marinhos. Há um só tempo eles formam a simbiose que alimenta o turbilhão de replicações a sedimentar o estereótipo 'Olavinhos, Olavetes, Lacerdinhas e Ghiraldellis, que juntos dão vida aos especialistas em arquivos 3M 'Muita Merda na Memória'. 

Talvez por isso não cessem de emitir essas degradantes opiniões cotidianas com pompa de intelectuais de privada. E ainda com a petulância de continuar no surto 'desespero dos derrotados' (fruto do êxito eleitoral) e insistir no uso de ridículas e desgastadas mantras como: 'Lula é o Analfabeto, Ladrão e Safado'. Mas não conseguem flexionar-se a si mesmo para se autoavaliar na vida pessoal e admitir: 

… que um certificado acadêmico não é sinônimo de emancipação cultural, medida de conhecimento e Alfabetização. Pois tem muitos bacharéis, licenciados e especialistas por ai, com sintomas claros de 'Alfabetização Funcional Nível I' e reflexos de demência epistêmica e social; 

... que 'Ladrão' também pode ser aquele que usa opinião/idéias de outrem (plágio) e não cita a fonte. Mesmo quando se trate do uso de suas cotidianas ferramentas do sensacionalismo fascista da informação. Pois com esse perfil tem muito ladrão/plagista por ai que se acha um segurado do adágio popular: ''ladrão que rouba ladrão, tem cem anos de perdão'' - Será que ético-moralmente também??? 

... que 'Safado' também é aquele que atira pedra no telhado alheio esquecendo o seu vulnerável telhado de vidro. E seguidamente ficamos sabendo ou presenciamos furando fila de Bancos, do SUS, Supermercado. Sonega impostos, direitos trabalhistas do Jardineiro, da Babá, além de não citar fonte informativa. Tudo isso também é coisa de 'Safado', com o acrescido atributo de demagogo é claro. 

Mas o que difere os replicadores de mantras depreciativos e o ex Presidente Lula? ... é que grande parte dos primeiros já perderam o respeito até dos amigos mais próximos. Enquanto o 'Ex Presidente Analfabeto' já recebeu 27 Títulos de 'Doutor Honóris Causa', todos concedido por respeitadas Universidades pelo mundo. Dentre elas, esse ícone da história do conhecimento ocidental com quase 8 séculos de existência a Universidade de Salamanca na Espanha! - Isso deveria ser o suficiente aos ''PEQUENOS/grandes'' opinadores de boca de privada, mas não será porque eles não se conformam jamais! 

Porém, preciso confessar também, que 'Lula não foi tudo o que eu desejei que fosse, mas Ele foi de longe, mas muito longe mesmo, maior que os cinco séculos de subordinação, exploração, expropriação que esse país viveu!' E embora eu um possa ser um descontente natural e necessário, somente com os projetos Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (Reuni), o Programa Universidade para Todos (ProUni) e o Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior (Fies) ele foi grande demais. 

E então eu já POSSO, PRECISO e DEVO concluir que 'ANALFABETO' mesmo sou ao querer justificar os fatos já comprovados em números, resultados e devidamente reconhecidos por grandes instituições do conhecimento mundial. Enquanto isso, entre a veracidade mensurável dos fatos e a pragmática manipulação opinativa e gratuita dos levianos não descansam as perguntas. Quem afinal é analfabeto: o ex presidente reconhecido mundialmente ou os arrogantes ratinhos de laboratório manipulados para ser manipuladores? 

Neuri Adilio Alves
Filósofo, Professor/Pesquisador

quinta-feira, 24 de abril de 2014

CONFESSO: TENHO ASCO DO LEGALISMO E ME FALTA CONFIANÇA NA JUSTIÇA!

''Nós somos uma interrogação na encruzilhada curva do futuro, entre a certeza das permanentes tragédias pré-anunciadas e a impunidade dos delinquentes de poder aquisitivo.''

Enquanto o país todo comenta, debate e sente, algo dentro de mim sangra e chora também. O caso do menino Bernardo Boldrini da cidade de Três Passos/RS justifica em grande parte o meu sentimento. O legalismo não tem compromisso com a verdade, com a essência da vida porque a verdade esta na lei. Mas qual Lei? - Aquela que se personaliza na decisão do Juiz e da Promotora diante da atitude determinante do menino ao procurar solitariamente o fórum da cidade e denunciar os maus tratos que vinha sendo submetido, fisicamente pela madrasta e afetivamente pelo pai. 

A visita do menino ao fórum não foi uma visita qualquer, uma troca de cortesias, um café da tarde ou para uma cuia de chimarrão. Aquela atitude de Bernardo era um grito de socorro, … não foi um gesto de mera cidadania, foi sim um apelo de direito ao afeto minimo e ainda tentar acreditar na possibilidade do pai vir a ser o herói da sua vida real, mesmo que isso fosse apenas por um dia. Aquela visita do garoto ao fórum, foi a visita da verdade coerente e desesperadora para uma estrutura juridica incredula, fria e enrijecida pelo legalismo que preferiu não tirar a venda dos olhos e contemplar o desespero vivido por ele e todos os seus sonhos de criança comprometidos. 

Mas não, os magistrados preferiram deixar a 'Ética da eficiência legal' sobrepor-se a 'Ética de proteção a vida', daquilo que poderia 'vir a ser', do 'a posteriori' ainda desconhecido, mas arquitetado e concomitantemente trágico. E além de não tiraram a venda dos olhos ainda colocaram uma nos olhos do menino fazendo-o acreditar que o pai mudaria. Talvez por isso, o resultado final do despacho dos entes jurídicos ao apostar numa relação familiar fálida carregue este gosto amargo do erro. Um sentimento de revolta que inevitavelmente nos acomete ante a certeza do desprezo anunciado/denunciado e dos riscos a vida ignorados, e então estas conclusões inevitáveis a que passamos ter e que nos inquietam dia e noite pois: 

… Bernardo teve a vida ceifada após denunciar o próprio pai, buscando ajuda junto aos que ele julgava que o protegeriam como agentes da justiça, como se fosse um ultimo grito de socorro, um clamor por um afeto desconhecido e insano daquele que ele esperava como herói. 

… Bernardo foi assassinado duplamente: de forma covarde e brutal como Humano por aqueles que não o aceitavam no grupo social familiar e de forma irresponsável como cidadão de direitos pelo legalismo putrefato e pragmático desse país. 

… Bernardo, morreu com o ECA-Estatuto da Criança e do Adolescente em seu quarto segundo relatos, algo raro de se ver para uma criança de onze anos e muito mais para nós adultos que pouco sabemos de nossos direitos e temos parca vontade de ler. - Ou você tem o ECA em seu quarto também? 

Mas ironicamente Ele foi vitimado também pela classe social a qual pertencia, porque o Estatuto da Criança e Adolescente como instrumento de defesa da vida e bem estar social da criança, parece ter efetividade e 'Ação Protetiva' imediatista somente quando é para tirar os filhos dos pobres. Ou para depositar em abrigos, destinar a adoção, ou ainda até casos suspeitos de entrega/venda para casais estrangeiros. Porém, quisera o destino que o garoto viesse nascer entre os que teriam maior poder aquisitivo e nesse ambientes o judiciário e seus tentáculo legais como os 'Conselhos Tutelares' ficam míopes – porque para esses órgãos a violência é coisa de pobre, de baixa renda. 

Talvez por isso esse sentimento negativo que verte de dentro da minha alma patriota, que o Brasil não tem vocação para ser uma nação das crianças felizes, mas sim, uma nação de futuro incerto para as mesmas, tanto na educação como para vida social no seu todo. 'Nós somos uma interrogação na encruzilhada curva do futuro, entre a certeza das permanentes tragédias pré-anunciadas e a impunidade dos delinquentes de poder aquisitivo.' Nós somos o país em que a ética do direito se resumiu num julgamento de espetáculo midiático no Supremo Tribunal Federal, e que mandou pra cadeia a parcela dos pares que não dividiram as fatias do bolo em pedaços iguais, mas que prefere manter uma criança ao infortúnio do lar para ser assassinada! 

CONFESSO: nada me choca mais do que qualquer ato de covardia cometido contra uma criança. REAFIRMO: que tenho pouca confiança na justiça! E CONCLUO: se a atitude da promotoria que julgará este crime brutal for o mesmo que tiveram os entes jurídicos que ouviram as reclamações de Bernardo na vara da Infância e Juventude e aparentemente acompanharam o caso percamos a esperança. Pois em pouco tempo poderemos ter os acusados por essa atrocidade livres pelas ruas de nossas cidades, como reabilitados para a vida social. São essas antecipadas certezas que nos preenchem de tristeza, desesperança e servem para nos reafirmar: que as ameaças mais letais nessa sociedade corrompida é a gente agir com Sinceridade, Honestidade e Inocência – Bernardo perdeu a vida pela vitalidade que tinha nas três, ... mas Ele vive, nós é que morremos diariamente ético-humano-socialmente!

Neuri Adilio Alves 
Filósofo, Professor Pesquisador