terça-feira, 8 de abril de 2014

A SEGURANÇA PÚBLICA CATARINENSE É ESPETÁCULO BURLESCO

''tem tudo pra piorar, enquanto eles fingem se preocupar com a segurança pública no estado e o povo se ilude em acreditar que eles assim fazem.''

Que BOM quando se pode investir em equipamentos de ponta para dar resposta eficiente no combate a criminalidade. Que PÉSSIMO quando fazem da segurança pública fachada eleitoreira e chanchada irresponsável com a população e a pergunta que não descansa: Para que tanta pirotecnia e ufanismo no uso de helicópteros e aeronaves para a polícia, se o estado nem possui demanda para isso? Ou até que me provem contrário o nome disso é desperdício do dinheiro público num investimentos 'ainda' desnecessário! - Mas seguem a lógica perversa da politica do ''visualismo de retorno'' ou seja, a de que avião ou helicóptero com a insignia da policia pode ser vista e reverter-se em votos. 

Agora some com essa cretinice a vergonha explicita de centenas de viaturas das policias militar e civil quebrados em oficinas e pátios de batalhões por todo Estado de Santa Catarina. Acrescente-se a vergonha ver policiais fazendo ocorrência a pé atrás de bandidos em alguns municípios porque não tem viaturas para realizar diligências. Isso quando não usam o próprio veículo para deslocamento mesmo ferindo o regimento interno da instituição.

Será que paga os custos operacionais de um equipamento como helicóptero com gastos que por baixo giram em média entre 4 à 5 mil reais a ''hora/voo'' (sim eu disse a hora/voo) em combustível, manutenção, seguro e tripulação. Um exemplo do auto custo é que se voar 50 horas num mês só as despesas com o helicóptero daria pra pagar o salário para no minimo mais 80 policiais, ou então comprar umas 4 ou 5 viaturas por mês com valor médio de 50 mil reais. 

Quer exemplo mas explicito de horas/despesas? - Basta imaginar as atividades operacionais dos últimos dias aqui na cidade de Chapecó que um helicóptero sobrevoava a cidade durante horas diariamente a luz do sol ou nas aventuras noturnas. Alguém sabe estipular os gastos com tal atividade lúdica? Alguém sabe dizer em números concretos quantos marginais foram aprendidos? - Alguém sabe dizer o custo dessa operação? Enquanto isso a Policia civil merecidamente pede mais valorização salarial, agentes prisionais fazem greve e o comandante se esforça para apresentar dados numéricos, sem contar o secretário de segurança pra inventar novas justificativas no combate da violência.

Até quando fingiremos comemorar a chanchada dos números estatísticos eleitoreiros especificados em abordagens, falsa diminuição ou celurarização da criminalidade no município. Ou vinte assassinatos em poucas semanas com média de um morto a cada 4 dias em Chapecó é normal? Aqui desde os fracassado programas 'Tolerância Máxima' cujo lema era ''Aqui Bandido não Se cria'', se fala da violência como se o mundo do crime não passasse de uma cópula sazonal durante o ano. E pior, que 2014 com a realização da operação ''força tarefa'' mais a vinda da ''Águia de Aço'' (Helicóptero) na garupa de um 'Cavalo de Troia' estará tudo resolvido. 

E agora, após esse espetáculo maldito de eficiência o governador e seus 'preconistas' da segurança pública vão esperar o mais importante dos números que é a eleição em outubro, nos deixando seguros de que:
- daqui pra frente fim de linha a criminalidade;
- daqui pra frente não haverá mais bandidos cometendo delitos nas nuvens;
- daqui pra frente seus olhos serão os olhos da 'águia de aço';
- daqui pra frente 5 mil reais em horas/voo vão sair de seu bolso cidadão, mas pro seu próprio bem;
- daqui pra frente você dormirá tranquilo sem o temor dos delinquentes, embora o barulho de helicóptero sobrevoando de forma pertinente;
- daqui pra frente todo narcisismo eleitoreiro a serviço da máquina irresponsável e inconsequente!

Repito: ''tem tudo pra piorar, enquanto eles fingem se preocupar com a segurança pública no estado e o povo se ilude em acreditar que eles assim fazem.'' Enquanto isso, eu ficarei aqui a espera de quem será a próxima 'Maria' agredida, o 'João' assassinado, o 'Pedrinho' agredido na porta da escola, o comerciante assaltado, a família sequestrada e o Soldado dando justificativas aos fatos aqui na cidade. E antes que eu esqueça, também do delinquente bacana filho da burguesia local que não se divulga nomes porque aqui tudo se faz a mesa de negociações e o grande problema parece ser a Copa do Mundo. - Que triste e degradante vergonha!

Neuri Adilio Alves
Professor, filósofo, pesquisador