sexta-feira, 26 de julho de 2013

POBRES E O QUE MAIS ...

Por Nei Alberto Pies 

“Os diferentes aí estão: enfermos, paralíticos, machucados, engordados, magros demais, cegos, inteligentes em excesso, bons demais para aquele cargo, excepcionais, narigudos, barrigudos, joelhudos, de pé grande, de roupas erradas, cheio de espinhas, de mumunha, de malícia ou de baba. Aí estão, doendo e doendo, mas procurando ser, conseguindo ser, sendo muito mais”.(Artur da Távola) 

Escrever e pensar a partir dos pobres não gera status social, nem dividendos econômicos. Lutar com eles e por eles gera reações raivosas e incomoda aqueles que desejam manter privilégios. Aqueles que lutam com e pelos pobres sabem que estes precisam ser defendidos não porque sejam bons ou maus, mas porque são vítimas de um sistema econômico e político de exclusão, que não gera oportunidades em igualdade de condições para todos. Para quem ainda duvida disto, eis o que foi anunciado pela ONU: “90 milhões de pessoas devem cair em condição de pobreza extrema até o fim deste ano no mundo por causa da crise econômica mundial”. 

Difícil crer que as pessoas pobres e excluídas não sejam vítimas; autores é que não os são; não escolheram viver na indignidade. Vítimas necessitam de defesa, ajuda e amparo, para que se lhes resgate a condição de dignidade. Dignidade confunde-se com liberdade, na busca que cada ser humano faz para constituir-se gente. Como disse Cecília Meirelles, “liberdade é uma palavra que o sonho humano alimenta e não há ninguém que não a busque e ninguém que não a entenda”. 

Muitos perderam a noção de pertença à humanidade e não cultivam mais valores solidários. São moldados pela ideologia dominante que sugere que “a cada um é concedido conforme o seu empenho, o seu esforço, o seu talento”. Logo, a conclusão de que pobres são pobres porque assim o desejam. Ou que a condição de pobreza é resultado da falta de esforços e de vontade de cada um e cada uma. Outros desejam “enquadrar” os excluídos a partir de dados e estudos estatísticos, supondo que todos respondem do mesmo modo, mesmo nas diferentes adversidades e peculiaridades de vida de cada um. 

A inclusão dos pobres na sociedade não é nada natural. Inclusão pressupõe reconhecimento recíproco da nossa condição de seres humanos, com necessidades básicas para viver bem. Exige também reconhecer-nos todos capazes de fazer nossas escolhas e desenvolver nossas habilidades e potencialidades. Supõe também dividir a riqueza e a renda, que resulta do trabalho e da tecnologia produzidos por todos. Significa construir oportunidades em igualdade de condições para todos, indistintamente. 

Somamo-nos à Cláudio Brito, quando escreve interinamente na coluna de Paulo Santana do Zero Hora, dia 10 de julho: “precisamos encontrar formas de organizar a cidadania e a solidariedade dos muitos que ainda se compadecem com o sofrimento alheio dos excluídos. Quem doa esmolas ainda acredita que vidas podem ser recuperadas e salvas.” 

Na democracia, deveríamos dar a todos o mesmo ponto de partida, pois o de chegada pode depender de cada um. “A verdadeira democracia não tolera a existência de excluídos”, disse Herbert de Souza, o Betinho. Só a solidariedade, no seu sentido mais amplo e profundo, será capaz de salvaguardar nossa condição de humanidade. Se “nascemos livres e iguais em dignidade e direitos” como preconiza a Declaração Universal dos Direitos Humanos, temos obrigação de cooperar com os outros, em espírito de fraternidade. Assim, mais humanos nos tornaremos. 

*Nei Alberto Pies, professor, graduado em filosofia e com especialização em metodologia de ensino religioso, ativista da Comissão de Direitos Humanos de Passo Fundo (RS

domingo, 21 de julho de 2013

A DESCRENÇA NA POLITICA E O BODE EXPIATÓRIO DA VEZ

"... o que convence são mudanças de atitudes expostas a luz dos projetos coletivos, cada vez mais raros na politica moderna!"

Sempre vi no Deputado Cândido Vaccarezza o rosto do fisiologismo mais sacana e putrefato da politica atual. Orlando Silva foi vítima de seu veneno ao ser colocado no olho de um furacão soprado sobre a ambição de fazer de Fernando Haddad prefeito de São Paulo e evitar o acumulo de força politica que Orlando vinha agregando enquanto Ministro dos Esportes. Afinal nada foi provado contra Orlando, a não ser toda esta armação bandida que hoje podemos confirmar pelo arquivamento das gratuitas e baixas acusações que eram retroalimentadas por Vaccarezza na surdina das articulações e interesses, servido como vinho festivo na taça pragmática e suja do então Procurador Geral da República Roberto Gurgel (outro boçal).

Mas não é por esta razão e outras abertamente pontuais que jogar nas costas do Deputado Vaccarezza toda culpa pelo derretimento de concepções ideológicos, desvio no projeto politico de reformas e uma ampla pauta nacional de mudanças que vai solucionar os problemas atuais. O Problema não são os aliados, o problema tem sido as negociatas por dentro do modelo atual que transformou a 'Ética' de um amplo projeto de transformação com inclusão social, uma 'Ética da práxis deturpada' pelos privilégios institucionais de uns e o sangramento moral de homens sérios como Orlando Silva para favorecer seus pares. 

Então é preciso avaliar com maturidade e acima de tudo humildade para reconhecer que o inimigo pode estar dentro da própria casa ideológica. Nestas divisões loteadas por tendências e nas dependências das negociatas do grande feirão de mazelas da política suja. Por isso grande parte, entre eles os aliados históricos não podem ser apontados com válvula de escape e negação dos próprios erros. Talvez por isso em 10 anos de governo se perdeu para além da humildade a capacidade de se auto avaliar. E quando se perde isso, significa que o retrovisor do compromisso histórico foi quebrado. E ao atingir este estágio da deturpação fica mais difícil propor avanços políticos e exigir fidelidade de aliados. Principalmente quando se coloca como barganha na mesa de votações de importantes projetos para o Brasil o loteamento nominal de candidatos para Prefeitos em 2018 e a Presidência em 2020. 

Simples e direto, é assim que se coloca o dedo na ferida e se pode encontrar o antídoto pra cura das contradições. Fora isso, inimigo é aquele que se abstém de questionar os erros na atuação política. E o pior deles é aquele que arruma um 'Ente' falacioso para solucionar um problema verdadeiro. Vaccareza não é santo, mas demônios maiores habitam a causa mortis da ética e fidelidade neste governo. Inocentes mesmo são poucos como ex ministro do Esporte e atual vereador de São Paulo, enquanto as únicas vitimas/culpadas são a turba eleitoral que vota em grande parte sob a perspectiva da vantagem marginal na base cidadã nesta grande Ágora (ἀγείρω) da democracia. 

Documentos não convencem, o que convence são mudanças de atitudes expostas a luz dos projetos coletivos, cada vez mais raros na politica moderna!

Neuri Adilio Alves
Professor, Filósofo e Pesquisador