sexta-feira, 24 de maio de 2013

RECADO AO AMIGO ADEPTO DA 'MENTIROPATIA' IDEOLÓGICA!

"Acertar as contas com o passado é necessário quando se almeja um coerente projeto futuro, e se busca curar a 'esquerdopatia' desenvolvida."

Faz tempo que digo que a esquerda precisa um momento pra acertar as contas com seu passado. Isso se tiver motivações para os avanços utópicos que almeja e para o vislumbre do real que estão ao seu alcance. Não dá pra continuar achando que o simplismo aparelhista em entidades, ou cadeira legislativa é a prova concreta de que seus objetivos estão sendo atingidos enquanto projeto politico ou programa de orientação partidária. 

A verdade vai além do mero orientalismo PROgramático que é violentado na ação PRAgmática do que chamam de força de convergência de ideais. Basta ver o mercado de militantes fabricados momentaneamente em detrimento de mazelas administrativas a posteriori. Muitos dos quais se esforçando fisiologicamente para manter contato com o povo e cadastrando números sem vinculo algum com a luta de classe lá na base. 

Mais do que em qualquer outro lugar meu caro, aqui onde a 'Direita Sectária' governa desde a expulsão dos guaranis e kaingangs, sendo interrompida apenas 8 anos por um intervalo acidental de interesses dispersos vai permanecer por muito tempo ainda. Pelo menos enquanto as "forças de esquerda" se ainda pode ser identificada ou os simpatizantes deste processo histórico não fizerem uma espécie de acerto de contas com com seu passado de orientação ideológica e coerência. Mais do que meras bandeiras e grito de oposição se faz necessário revisão e formação. 

Isso deve passar por todos os espaços onde os vícios da esquerdopatia se instalou como ilusória solução para as transformação da realidade. Desde as entidades comunitárias, entidades de classes, escolas, universidades e Sindicatos. Principalmente neste ultimo, onde em muitos casos se faz a luta de classe virtual, ilusória, fisiocrata e seus 'dirigentes executivos' na efetiva atuação de base sugam a entidade, enganam os seus representados e em inúmeras situações ainda recebem apoio imoral de seus "iguais'. 

A 'Iusão' é sempre uma 'Alusão' de realidade alienadora onde o individuo passa a mentir pra si mesmo, e agrava a situação ao acreditar no todo como uma verdade. Ou seja, vende a imagem de transformador da sociedade, mas mantém em ruínas os primevos ideais de classe, dissolvendo os princípios da coletividade em seus interesses personalistas ou de grupo. Aqui emerge a presença de uma terrível perversão da verdade: A 'MENTIROPATIA' da Luta de classe! É assim que desejam mudar a realidade politica por aqui? 

A grande verdade, é que sem um novo programa de formação efetiva, que faça frente a esta deformação da realidade, todos os projetos caminham a passos largos para o fracasso e as duras contradições. E diante desta cegueira pragmática, todos precisam integrar conscientemente a certeza de que as forças conservadoras ainda vão rir a toa por muito tempo aqui na cidade. Porém somente os coerentes conseguem ver a verdade, tudo o mais é apanágio dos incoerentes. Se é este o vosso projeto só nos resta uma doentia e cômica salva de palmas a burrice ideológica, pois embora Chapecó mereça mais, a direita agradece!!! 


Neuri Adilio Alves
Professor, Pesquisador.