sábado, 6 de abril de 2013

ENTRE O PERFEITO E O IMPERFEITO UMA CONTRADIÇÃO!

"Bem aventurados os que se usam da mentira pra serem perfeitos, porque deles será o caminho da contradição."

Ser Católico, Evangélico, Protestante, Pentecostal e afins é fácil, difícil mesmo é ser cristão todos os dias!

Há anos que observo como os indivíduos costumam 'puritanizar' (tornar puro) o seu próprio espaço pessoal/ temporal de suas relações sociais. Formando uma espécie de "Tribo do Ritualismo Puritano". E tudo que estiver fora desta bolha existencial é mera profanação, caminho do erro. 

É muito fácil edificar um mundo próprio, o difícil é sustentar a verdade que tanto se defende, porque ela também é filha das contradições. 

Ainda não vi nos supermercados a FARINHA só pra Católico, o ARROZ só pra Evangélico, o Açúcar só pra Protestante, ou o Feijão só pra Pentecostal. 

Assim como não vi esta mesma divisão de consumo primário especificado por opção sexual, Heterosexual/Homossexual/Homoafetiva. 

A única coisa que não nos cansamos de ver é o mesquinho modo como as cabeças pequenas setorizam, dividem, segregam e mutilam as relações sociais da existência!

Cada um alimentando a seu modo o "Perfeito" Dragão Cor-de-Rosa na Garagem, o mesmo Dragão que por um capricho "Imperfeito" com a realidade universal, Flutua, é Imaterial e Gelado, como afirma o cosmólogo Carl Segan! Ou seja só existe na consciência fragmentada e desconexa com a complexidade da realidade. Um perigo pra nossa época! 

E Deus disse: Façam-se o 'Puros e os Impuros' e povoem a terra, eis que a terra ficou coberta de mentirosos!!! - Enfim Deus complementou: 'Bem aventurados os que se usam da mentira pra serem perfeitos, porque deles será o caminho da contradição.'

Enfim Deus também se fez Homem e se Humanizou, Ele contrariou o reflexo frágil de nossa própria perfeição!

Neuri Adilio Alves
Professor/Pesquisador

sexta-feira, 5 de abril de 2013

Leitura e Depressão

"Estar deprimido é estar comprimido por uma visão desumana de si mesmo e dos outros."

Dos problemas psíquicos que afligem o ser humano deste século a depressão é o mais freqüente. Dados disponíveis indicam que, hoje, 15% da população mundial sofre de depressão, e há suposições de que 30% de todos os habitantes do planeta têm ou terão pelo menos uma vez na vida um período depressivo. 

Afora os casos comprovadamente biológicos e até hereditários, nem todos os deprimidos o são por esses motivos. A depressão seria, para muitas pessoas saudáveis, um problema filosófico, ético e estético, um "cansaço de ser si mesmo", para usar a expressão de Alain Ehrenberg, autor da hipótese de que o fenômeno depressivo deve-se muitas vezes a frustrações existenciais mal assimiladas, frustrações estas como não conseguir comprar um carro, ter sido reprovado num exame, sentir-se inútil, perder a capacidade de fazer amigos, carregar culpas anos a fio, deixar de ver a beleza da vida etc. 

A solidão, o desamor, a desconfiança, o medo, o ressentimento são poderosos causadores de depressão, "doença" que nenhum antidepressivo pode resolver. Numa sociedade regida pelo individualismo de massa, em que todos se sentem coletivamente sozinhos, amontoados nos prédios, elevadores, ônibus, ruas e shoppings, nada mais lógico do que cair na depressão, cansar-se de si mesmo e da vida. 

Sem subestimar as razões estritamente físico-químicas que atuam sobre nossos corpos e almas, em muitos casos as nossas patologias psíquicas nascem da pura insuficiência de humanidade. Do puro desinteresse por valores humanizadores. O remédio, aqui, não é químico, é metafísico. E literário. 

Estar deprimido é estar comprimido por uma visão desumana de si mesmo e dos outros. Falta-nos reservas de liberdade e de criatividade para não apenas suportar a vida, mas recriá-la; não apenas suportar-nos a nós mesmos, mas superar-nos. 

O grande Prozac da vida (mesmo que precisemos tomá-lo, sob receita médica) é o abrir-se para a vida no que ela tem de mais estimulante. O ser humano, por mais doido que seja, é sempre um ex-cêntrico, um ser que se realiza quando foge do seu centro, do seu umbigo, e se projeta amorosa e inteligentemente para o mundo. O narcisismo poderia ajudar a entender alguns diagnósticos de supostas depressões. 

Lígia Fagundes Teles disse uma vez que se no país houvesse mais livrarias haveria menos farmácias. Esta hipérbole tem algo, ou muito, de verdade. 

Se incentivássemos mais a reflexão ética, a sensibilidade poética, a compreensão filosófica, talvez precisássemos menos de remédios.

Gabriel Perissé, Professor, Escritor e Palestrante
______________________________________________________
Pós-doutor em Filosofia e História da Educação pela Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), autor de vários livros acerca da Educação!

segunda-feira, 1 de abril de 2013

FRANCISCO DE ASSIS E FRANCISCO DE ROMA


Por Leonardo Boff , 29/03/2013

"(...) Francisco de Assis é, segundo o filósofo Max Scheler, o protótipo ociental da razão cordial e emocional. É ela que nos faz sensíveis à paixão dos sofredores e aos gritos da Terra."

Desde que assumiu o nome de Francisco, o bispo de Roma eleito e, por isso, Papa, faz-se inevitável a comparação entre os dois Franciscos, o de Assis e o de Roma. Ademais, o Francisco de Roma explicitamente se remeteu ao Francisco de Assis. Evidentemente não se trata de mimetismo, mas de constatar pontos de inspiração que nos indicarão o estilo que o Francisco de Roma quer conferir à direção da Igreja universal.

Há um ponto inegável comum: a crise da instituição eclesiástica. O jovem Francisco diz ter ouvido uma voz vinda do Crucifixo de São Damião que lhe dizia:”Francisco repara a minha Igreja porque está em ruinas”. Giotto o representou bem, mostrando Francisco suportando nos ombros o pesado edifício da Igreja.

Nós vivemos também grave crise por causa dos escândalos, internos à própria instituição eclesiástica. Ouviu-se o clamor universal (“a voz do povo é a voz de Deus”): “reparem a Igreja que se encontra em ruinas em sua moralidade e em sua credibilidade”. Foi então que se confiou a um cardeal da periferia do mundo, Bergoglio, de Buenos Aires, a missão de, como Papa, restaurar a Igreja à luz de Francisco de Assis.

No tempo de São Francisco de Assis triunfava o Papa Inoccêncio III (1198-1216) que se apresentava como “representante de Cristo”. Com ele se alcançou o supremo grau de secularização da instituição eclesiástica com interesses explícitos de “dominium mundi”, da dominação do mundo. Efetivamente, por um momento, praticamente, toda a Europa até a Rússia estava submetida ao Papa. Vivia-se na maior pompa e glória. Em 1210, sob muitas dúvidas, Inocêncio III reconheceu o caminho de pobreza de Francisco de Assis. A crise era teológica: uma Igreja-Império temporal e sacral contradizia tudo o que Jesus queria.

Francisco viveu a antítese do projeto imperial de Igreja. Ao evangelho do poder, apresentou o poder do evangelho: no despojamento total, na pobreza radical e na extrema simplicidade. Não se situou no quadro clerical nem monacal, mas como leigo se orientou pelo evangelho vivido ao pé da letra nas periferias das cidades, onde estão os pobres e hansenianos e no meio da natureza, vivendo uma irmandade cósmica com todos os seres. Da periferia falou para o centro, pedindo conversão. Sem fazer uma crítica explícita, iniciou uma grande reforma a partir de baixo mas sem romper com Roma. Encontramo-nos face a um gênio cristão de sedutora humanidade e de fascinante ternura e cuidado pondo a descoberto o melhor de nossa humanidade.

Estimo que esta estratégia deve ter impressionado a Francisco de Roma. Há que reformar a Cúria e os hábitos clericais e palacianos de todas a Igreja. Mas não se precisa criar uma ruptura que dilacerará o corpo da cristandade.

Outro ponto que seguramente terá inspirado a Francisco de Roma: a centralidade que Francisco de Assis conferiu aos pobres. Não organizou nenhuma obra para os pobres, mas viveu com os pobres e como os pobres. O Francisco de Roma, desde que o conhecemos, vive repetindo: o problema dos pobres não se resolve sem a participação dos pobres, não pela filantropia mas pela justiça social. Esta diminui as desigualdades que castigam a América Latina e, em geral, o mundo inteiro.

O terceiro ponto de inspiração é de grande atualidade: como nos relacionar com a Mãe Terra e com os bens e serviços escassos? Na fala inaugural de sua entronização, Francisco de Roma usou mais de 8 vezes a palavra cuidado. É a ética do cuidado, como eu mesmo tenho insistido fortemente em vários escritos a que vai salvar a vida humana e garantir a vitalidade dos ecossistemas. Francisco de Assis, patrono da ecologia, será o paradigma de uma relação respeitosa e fraterna para com todos os seres, não em cima mas ao pé da natureza.

Francisco de Assis entreteve com Clara uma relação de grande amizade e de verdadeiro amor. Exaltou a mulher e as virtudes considerando-as “damas”. Oxalá inspire a Francisco de Roma uma relação para com as mulheres, a maioria da Igreja, não só de respeito, mas de valorização de seu protagonismo, na tomada de decisões sobre os caminhos da fé e da espiritualidade no novo milênio. É uma questão de justiça.

Por fim, Francisco de Assis é, segundo o filósofo Max Scheler, o protótipo ociental da razão cordial e emocional. É ela que nos faz sensíveis à paixão dos sofredores e aos gritos da Terra. Francisco de Roma, à diferença de Bento XVI, expressão da razão intelectual, é um claro exemplo da inteligência cordial que ama o povo, abraça as pessoas, beija as crianças e olha amorosamente para as multidões. Se a razão moderna não se amalgamar à sensibilidade do coração, dificilmente seremos levados a cuidar da Casa Comum, dos filhos e filhas deserdados e alimentar a convicção bem franciscana de que abraçando afetuosamente o mundo, estaremos abraçando a Deus.

Leonardo Boff é Filósofo, Teólogo, Conferencista/Palestrante e autor de mais de 60 livro s entre eles a Obra: Francisco de Assis: ternura e vigor, Vozes 1999.


Fonte do texto: