sábado, 23 de março de 2013

LINGUAGEM CORPORAL! Sera?

"O corpo não é uma máquina como nos diz a ciência. Nem uma culpa como nos fez crer a religião. O corpo é uma festa!" (Eduardo Galeano)

Algumas coisas até me convencem em toda literatura das ciência humanas, aplicadas ou meramente interpretadas. Mas a grande parte tenho quase certeza de que não passa de masturbação mental. Falo isso sem restrição, e universalizo ao direito de cada um se manifestar dentro de sua área. 

Confesso! ... é inegável que o legado de Simund Freud, Carl Jung, Lacan entre outros foi e ainda será imprescindível para a vida acadêmica (eu disse vida acadêmica) porque para fora dela existe um abismo que não cabe mais nas paginas de um livro. 

Por isso, sem reciclar nosso modo de ver e 'reinterpretar' o mundo e suas relações no todo, passamos a viver das orgias seculares do apenas dito e aceitável nas páginas literárias da ciência aplicada ou comum das esferas acadêmicas. 

Ciência aplicada vai pra o museu, filosofia (como modo de rever o mundo) nunca vai pro museu, porque ela é sempre atual. Tão atual como a necessidade de dizer que um dos exemplos clássicos do senso introspectivo comum (simplista-ridículo-imperfeito-errôneo) são as entrevista de seleção de emprego proporcionados por empresas. 

Digo isso porque geralmente o método é um 'profissional' da personalidade tentando traçar um perfil, gélido sobre um individuo que nunca viu pela frente apenas pelo modo como se expressa de forma verbal ou corporal.Todos os testes vocacionais são ineficientes, todas as interpretações aparentes de um individuo são insuficiente, tanto no contato visual como na sua singularidade personal. 

Até um filósofo se abrir um consultório apenas pra pensar poderá receber da própria família um encaminhamento para um psicólogo, um psiquiatra e possivelmente destes um atestado de insanidade mental. Porque aos olhos de muitos ficar em silêncio para pensar pode significar o corpo estar falando algo. Neste caso até pensar é perigoso! O Corpo fala, ou a literatura fala por ele?


Neuri Adilio Alves
Professor de Filosofia