quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

FALTAM 23 ALUNOS NA MINHA HISTÓRIA.

Professor da Ufsm Elvio Isaias da Silva

"(...) só agora, entendendo melhor as coisas, no silêncio da casa, não quis esconder o choro." 

Talvez tenham sido necessários esses trinta dias para a "ficha começar a cair". Antes ainda estava difícil de acreditar. Ainda está. Não foram poucas as noites em que acordei de madrugada, assustado, e parecia que estava vendo ali, na minha frente, o Macagnan, os Piovesan (Luis Felipe e Ricardo), a Melissa, a Paula, a Andrise, o João, o Éricson, todos. Todos eles ficaram tão marcados na minha memória. Eles nem sabiam o tanto que significavam pra mim. 

Minhas primeiras aventuras docentes contaram com a camaradagem de cada um deles. Eram respeitosos, mas a proximidade de idade entre eu e eles (10 anos aproximadamente) fazia com que as coisas em sala de aula tivessem sentidos muito particulares. 

O João foi o primeiro a me contestar, na primeira aula, e por isso ele ficou gravado na minha memória e de lá não sairá jamais. Eram tantos que ficavam após a aula para conversar. 

Como a Paula, que perguntou se era interessante fazer intercâmbio nos EUA. Dei a maior força, mas pelas circunstâncias da vida acabou mudando de ideia. 

Como o Lucas, que sem dúvida era um dos mais brilhantes. Já havia estado com ele antes da faculdade, num estágio que fiz no IFF SVS. 

Como o Salla, gozador e sério ao mesmo tempo. Como o Ricardo, irmão do meu colega de turma de Agronomia, Rafael Piovesan. 

Como o Macagnan, que gostava de rock e sempre nos encontrávamos na boate do DCE. E agora faltam 23 alunos na minha história. 

Ontem caminhei léguas procurando o jornal que trazia uma homenagem a todos eles. Andei de banca em banca, sem sucesso. Do calçadão à rodoviária. Por sorte hoje apareceram mais alguns exemplares e assim poderei guardar ao menos essas poucas páginas com um pouquinho da história de cada um, como uma singela lembrança.

Um mês depois e o que dizem pela rua é que "já passou", "agora tudo volta ao normal". Será? Por força dos prazos acadêmicos, que nada sabem das histórias pessoais daqueles números que registram em suas estatísticas, temos que terminar os trabalhos, terminar o projeto para a qualificação, etc, etc.

Sim. Farei tudo isso, talvez com a qualidade aquém da esperada, mas com muito esforço. Porque hoje, as 8h da manhã, acordei com o barulho. Imediatamente um filme passou em minha cabeça. Um mês depois. E talvez só agora, entendendo melhor as coisas, no silêncio da casa, não quis esconder o choro. Faltam 23 alunos na minha história. 

Elvio Isaias da Silva - Professor 
Doutorando da Ufsm/RS na área de Agronomia


segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

SANTA CATARINA - O Cretinismo da Crônica Esportiva!

"Em Santa Catarina o que define se um time de futebol é grande ou não é a sua real localização geográfica, por isso a Chapecoense nunca será considerada grande!" 

A Inveja é uma merda quando o orgulho é o fio condutor da BURRICE maculada dos que não aceitam os talentos que emergem do interior do Estado. Me perdoem por supostos equívocos que posso cometer aqui no intuito de fazer justiça, mas vamos tentar enumerar apenas algumas evidências. Vejamos: 

- Temos a história gloriosa de Paulo Roberto Falcão o Rei-de-Roma natural da cidade de Abelardo Luz; 

- Temos o melhor Futsal Feminino do Mundo (Unochapecó/NTozzo/Aurora); 

- Temos a melhor jogadora de Futsal Feminino do mundo escolhida pela 3ª vez (Vanessa Cristina Pereira) com residência aqui em Chapecó; 

- Temos o Vice Campeão Nacional de Handebol da cidade de Concórdia; 

- Temos um Campeão mundial de UFC, (Junior Cigano) natural de Caçador; 

- Temos um dos maiores Jogadores de Handebol do mundo; (Macarrão) da cidade de Joaçaba; 

- Temos uma das melhores Goleiras do Mundo Chana Masson no Handebol da cidade de Capinzal; 

- Temos um time Tetra Campeã na bocha feminina do Estado; Campeã Brasileira, e Terceira Colocada no Mundial da Turquia aqui de Chapecó; 

- Sempre tivemos também os melhores jogadores de Bocha Masculino do Brasil e do Mundo aqui em nossa Região; 

- Já tivemos o melhor Handebol e Voleibol Masculino do Brasil aqui da Região Oeste também e continuamos formando grandes talentos; 

- Temos o melhor cronista esportivo do Estado (minha opinião) Ivan Carlos, um coração que palpita na ponta do microfone; 

- Temos uma Chapecoense de gloriosa história fazendo futebol com a contribuição associativa de seu povo sem ajuda de estatal, ou atravessadores de Impostos e assim mesmo o time do Oeste (eu disse do oeste porque somos um só povo) está sempre entre os primeiros. 

- Temos uma das mais belas regiões do Brasil, um dos maiores parque agroindustrial de alimentos do mundo, pela força empreendedora de nossos agricultores, movido por operários, (e também indígenas). Aqui os talentos do esporte não são produzidos em laboratórios ou na promoção midiática geográfica mas no puro talento alimentado pelo esforço de humildes famílias e persistência. 

- Temos... temos... temos... temos... !!!!!!!!!!!!!!!!! Para além do esporte, a rica ousadia cultural do Carnaval em cidades como Joaçaba, Itá, Concórdia entre outros, sem deixar a deseja em nada. 

Enfim temos o que há de mais sagrado na vida social interiorana, que é a Ética, a Honestidade e a Coragem de nos assumirmos como povo do interior do estado, mas com uma mentalidade mais civilizada dos que vivem com os pés na 'Areia movediça das Contradições, Surfam nas marés elevadas da Inveja e Descansam numa espécie ridícula de cultural emancipação geográfica! - Que lixo de mentalidade! 

Enfim Caros oestinos... "Não estamos entre os grandes do futebol em Santa Catarina" porque estamos distante geograficamente dos grandes, mas não podemos esquecer que somos campeões do Primeiro Turno do Catarinense também. Grita ai é campeão!!! - Daqui a pouco falamos mais, não é Roberto Alves???

Abaixo ao preconceito regionalista! E Viva nós os CAMPEÕES DA HUMILDADE ACIMA DE TUDO!!! 

Neuri Adilio Alves
Professor/Pesquisador