sábado, 16 de fevereiro de 2013

SER PROFESSOR DO ESTADO EM SANTA CATARINA.


"É literalmente Hipotecar o futuro!"

Em Santa Catarina centenas de professores de uns 20 anos trocaram seus Planos de Carreira, a fidelidade e respeito aos seus colegas pela possibilidade de uma promoção ofertada muito mais pela posição "Ideológica/Pedagógica" do que pela capacidade. Porta vozes de governos que engessaram o processo de investimento desde que a primeira pedra fundamental de uma Escola no Estado foi colocada.

Tem Professor que faz pose de executivo a frente de uma direção ou secretaria, mas da porta pra fora da escola não poderia abrir a boca porque pouca coisa se aproveita. Mas dentro da escola tem a função de monitorar o movimento dos colegas, apontar o dedo, citar nomes e colocar na lista dos suposto subversivos que revindicam melhor qualidade e valorização do Professor. 

Ministrando um curso neste mês falei aos colegas que em Santa Catarina precisamos refazer o caminho e colocar novamente muitos destes "Colegas" em um sala de aula e lecionar os imperativos da ética social e emancipatória. Os alunos deixaram de ser problemas quando olhamos que muitos dos problemas são provindos dos comissionados de carreira no Estado. São os mesmo que poderíamos classificar deste modo: Arcaicos descendentes dos Bornhausen, "Filhos" de Esperidião Amim, "Adotados" de Luiz Henrique da Silveira e os  "Coisificados" pelo atual Governador Raimundo Colombo. Resumido o lixo descartável da Educação no Estado de Santa Catarina. 

Enquanto os cargos eletivos de direções no estado estiver sob a indicação dos sujos aparelhos ideológicos do Estado não poderá haver avanço significativos em qualquer 'Plano de Carreira do Magistério' por mais combativo que seja o sindicato. Embora sindicato lotado de interesses regionalistas também não ajude no processo! Porque toda luta se dissolve nas divisões. O "inimigo" da Educação no Estado não é o Aparelho de estado, mas os que tem se colocado voluntaria-estratégica-remuneradaMENTE a serviço do mesmo, por um acréscimo de salário manchado pela anti-ética e uma salada de imoralidade.

A frente colegas... porque o valor de toda ética de consciência inflaciona frente a imoralidade dos que vendem o caráter ao preço de acordos temporários. Pois a Educação é um processo continuo, mas o imorais um dia são desmascarados. E ai???

Neuri Adilio Alves
Professor/Pesquisador