sexta-feira, 8 de fevereiro de 2013

ESCOLA DE FRANKFURT - 90 ANOS


Este mês de fevereiro a Escola de Frankfurt completa 90 anos de fundação. Sem dúvida uma das grandes referência de organização de intelectuais em torno de estudos paradigmáticos de uma época. Intelectuais como Max Horkheimer, Theodor W. Adorno, Herbert Marcuse, Friedrich Pollock, Erich Fromm, Otto Kirchheimer, Leo Löwenthal, Jürgen Habermas, Walter Benjamin entre outros. Todos encarregados de sintetizar o trabalho de grandes pensadores como Kant, Hegel, Marx, Freud, Weber e Lukács. Embora formado alguns anos depois a Escola é também contemporânea do 'Circulo Viena' outro marco de Estudos no século XX, que se encontrava informalmente antes da Primeira Guerra Mundial e oficialmente a partir de 1919 composto por um conceituadíssimo grupo de teóricos centrado nos estudos que ficou conhecido como 'positivismo lógico'.

Entre erros e acertos o legado recebido da Escola de Frankfurt é o que nos faz apontar questionamentos e novas proposições (criticas fundamentadas) ao universo da vida social iniciada por estes. Desde a fundação da Escola temos convivido com uma espécie de atualização continua de acontecimentos, impactos do desenvolvimento industrial e social sobre cada individuo entre outros. Sempre que se aponta o dedo muito mais com stigma do pré-conceito dos estudos propostos, seja eles ao suposto revisionismo da escola em relação a Karl Marx ou Sigmunt Freud uma única certeza nos afeta a de que a Escola foi maior que nosso silêncio. E para apontar qualquer lacuna precisamos nos romper, nos colocar a caminho, nos aprofundar indo além das firulas de nossas doutrinas. Ou seja, além de tudo aquilo que nos faz fechar os olhos ao que passa ao nosso lado.

O Certo é que a Escola de Frankfurt poderia servir como um grande modelo do qual muitos intelectuais da acadêmia no Brasil precisam para colocar os olhos além da sala de aula ou sala de estudos individual e ver o mundo aqui fora empiricamente. Isso com certeza iria contribuir e muito para que pudéssemos avançar muito nas mais diversas áreas da 'ciência' e 'cultura' como um todo em nosso país. Mas pra isso seria necessário apenas que cada pudesse se despir deste suposto 'universalismo' do intocável, do inquestionável. Desta leveza arrogante que os faz caminhar sobre plumas epistêmicas do individualismo.

"(...) o teórico que se encontra em oposição é considerado às vezes como inimigo e criminoso, às vezes como utopista e alienado do mundo, e a discussão em torno dele não terá um resultado definitivo nem após a morte. O significado histórico do seu trabalho não se estabelece por si mesmo; ao contrário, depende do fato de que atuem por ele e o defendam. Esse significado não faz parte da figura histórica acabada." (Horkheimer, M. Teoria Tradicional e Teoria Critica artigo de 1937, pp. 31-68. p.53)

As divergências são filhas do tempo, solo fértil na construção das mudanças que o mundo tanto precisa. Será sempre na tensão dialética das ideias onde se faz boas colheitas de alternativas que acenam a direção dos bons ventos pra onde sopra as mudanças que cada indivíduo e o mundo seu campo de passagem tanto suscitam! Nada é para sempre, principalmente qualquer ideia que tenha chegado com a intenção de pra sempre ficar.


Professor
Neuri Adilio Alves

terça-feira, 5 de fevereiro de 2013

ESTEREÓTIPO DESCONEXO DO NERD

Meu grande mestre professor Cleverson Leites Bastos, certo dia mimetizou nossa direta ligação com a coruja: "O Filósofo tem que ser como a Coruja que vê o mundo, escuta muito e pia pouco, mas quando pia é com conhecimento de causa!" - Porque especifico isso: pela necessária observação estereotipada dos des/ajustes da vida social estilizada atualmente nas ruas pela adolescência consumistas de signos. Digo isso porque a moda agora é o desejo de assemelhar-se ao Nerd, aquele mesmo que sofria do isolamento por parte colegas em escolas por todo país. 

Tenho observado por aqui também este novo comportamento de jovens adolescente usando "grandes óculos falsos" para compartilhar da ideia do "Pequeno Nerd solitário'. Embora não consigam ir além do estereótipo consumista mimetizado na imagem! O que precisa ser entendido é que a diferença do Nerd verdadeiro não esta no uso necessário de um óculos de lentes grossas, mas na massa cerebral. Conhecimento não se compra em lojinhas de produtos da China e bazar de utilidades. Conhecimento se adquire, acumula e recicla no consumo de boas leituras, na visita a biblioteca, na diferença de comportamento qualitativo dentro da escola.

Nos próximos dias vai ter inicio o ano letivo nas escolas e que os professores possam para além da sorte de encontrar "Verdadeiros Nerds", possam encontrar as dezenas/centenas de alunos apaixonados pelo consumo das boas leituras, da dedicada concentração, e no alcance de boas notas e acúmulo de conhecimento. E se a média atingida for a de 99% dos mediados (bons alunos) que seja sem qualquer tipo de máscara ou os óculos. Sem qualquer artífices a esconder possíveis complexos de inferioridade e ideais do mercado de consumo mediático sem nexo com a realidade! Tirar as máscara é o primeiro passa para subir acima de qualquer limitação!

Por natureza somos todos inteligentes, mesmo que pelo aspecto  inevitável de nossa natureza complexa vagamos necessariamente entre o 'Homo Ludens', Homo Faber', Homo Demens', 'Homo Prosaicus e Poeticus', 'Homo Empiricus e Imaginarius', pelo estereotipado 'Homo Economicus e Consumans', não podemos deixar de  justificar a espécie 'HOMO SAPIENS'. Pois o 'NERD' que pode estar faltando em nós não usa óculos, e pode estar numa estante de livros em uma biblioteca qualquer! 

Neuri Adilio Alves
Prof. de Filosofia