quarta-feira, 3 de julho de 2013

FALTA MÉDICOS X SOBRA MÉDICOS e SÓ CRESCE A NEFASTA DISCUSSÃO

"Pobre dos Professores “doentes” de coerência e coragem na também vocacionada opção de vida que fizeram!"

Estou cheio desta discussão... o certo é que se existe desconfiança sobre a formação dos médicos que viriam da Europa, ou de Cuba, não podemos esquecer da grande e concreta incompetência de muitos médicos formados no Brasil também. Não precisa concordar comigo, basta apenas ver os processos por prática ilegal da medicina, mortes em cirurgias plásticas, amputação de orgãos errados, cegueira por erros médicos, diagnósticos e prognósticos desconexos, e aqueles que faltam aos plantões em pronto Socorro de Hospital ou Posto de Saúde. 

Pra resolver este problema eu sugiro que o governo possa regulamentar o trabalho das benzedeiras, dos pajés e da medicina naturalista. Afinal a benzedeira com suas simpatias e orações, continua benzendo e acalmando as Bichas/lombrigas/solitárias (vermes), Míngua (desnutrição), Quebrante, Mal Olhado, Inveja entre outros males e tem resolvido todos em pronto atendimento. Assim como o Pajé com suas pajelanças, cantorias e comilanças aos espíritos resolve grande parte das patologias da aldeia/tribo/etnia. 

Desta forma cessaria esta briga dos urubus da medicina que deslocaram o problema real da falta dos ditos profissionais em várias regiões do Brasil para suas ambições monopolistas do mercado da cura quimico laboratorial. Muitas vezes baseadas no achismo do "olhomêtro", mesmo quando em sua disposição os mecanismos necessários a observação e análise! Abrir a temporada de caça resolveria este problema imediatamente, pois isso não é um problema de saúde pública, mas de ausência de ética mesmo!

De outro sim, vou ser direto e dizer que a justificativa de que falta incentivo de melhores salários e subsídios mecânicos aos médicos para trabalharem em algumas regiões é piada de mau gosto. Quem venham os estrangeiros, Ingleses, Canadenses, Cubanos. Pois a pior de todas as patologias é a ignorância, a falta de uma educação de qualidade que me salta a necessidade de dizer que: “se tivéssemos melhor valorização dos professores e efetivos investimentos em educação não teríamos tantos problemas de atendimento a saúde, pois a maioria dos casos é a falta de informação que leva as doenças, das mais triviais as mais agressivas.” 

E nem por isso os governos em 500 anos tem se preocupado em melhorar a estrutura das escolas e salários dos formadores dos futuros médicos do Brasil. Pobre dos Professores “doentes” de coerência e coragem na também vocacionada opção de vida que fizeram! Porém, de concreto proposto por mim é que com meu “Cartão Metafisico” do universalismo da confiança, vou me benzer nestes dias, pra pegar uma garrada de remédio, e não será pra consciência!!!

Neuri Adilio Alves
Professor / Provocador