sexta-feira, 19 de outubro de 2012

UM CÁLICE DE NOVA E COERENTE ALIANÇA

"Senhor Deus confesso que estou curioso para contar os magoados comigo!"



Como não mando dizer e conheço quase 100% dos operários da vinha burguesa pertencente a grande multinacional da fé aqui na diocese de Chapecó, preciso abrir a caixa de pandora e libertar os aprisionados espirítos também. O próprio o evangelho me provoca ao me servir com a 'palavra viva descida do céu': “Conhecereis a verdade e a verdade vos libertará”, por isso como estou em processo de libertação preciso dizer que muitos padres precisariam mais do que alguns dias de retiro espiritual. Precisariam sim, de um banho de conteúdo, de estudos, de hermeneutica e exegese bíblica, precisariam de um banho de suma teológica e um tornado de moralidade.

Necessitariam sim de muitas quaresmas num ano para penitenciar-se a si mesmos, antes de cobrarem dos cristãos o compromisso com os sacramentos. Afinal incoerência começa quando não mais respeitam o próprio celibato e pra piorar ainda mais, passam a invadir a privacidade da vida conjugal de algumas pessoas. Isso quando não nos salta o desejo de tornar publico certos comentários nos bastidores de bairros e comunidade sobre separação de famílias, recriando aqui na terra (melhor nas comunidades e bairros) uma espécie de Showroom filial do inferno. Coerência meus caros, começa com exercício de espiritualidade pessoal. A algo cada vez mais raro de sentir quando rezam nos altares e muito menos quando balbuciam algum conselho. As pessoas chegam frias as celebrações e voltam geladas pra casa, um dura realidade externada no sentimento de meu grande conhecido, o coerente Pe. Luis Mosconi quando o mesmo disparou: 'em nossas celebrações estamos precisando modificar a benção final, ao invés de dizermos "Ide em paz que o senhor vos acompanhe, precisamos dizer ide em paz e que o Senhor vos alcance”, dado tamanha a pressa que o povo manifesta no fim das frias celebrações! 


Tenho muitos colegas padres aqui, e pelo brasil, sem contar os que hoje estão pelo mundo como na Africa; China; Colombia; Bolivia; Nova Zelândia entre outros. O fato é que sei muito das atitudes e ações de alguns, principalmente os que vivem mais próximos de mim. Sei tanto das belas atitudes como das putrefatas também. Por isso a “moral do cagaço” comigo não tem cadeira cativa, mas apenas alambrado. Estes lixos de pregação que usam nos altares da falsidade moral para mim não passa de resquícios do lixo imoral que existe escondido na suja alva branca ostentada nos celebrativos altares do povo inocente. E não será proibindo bailes em salões de Bairros/Comunidades que vão lavar as manchas do erro e dos vossos pecados cometidos como ritual celebrativo de cada dia. 


Que glorificada sejas a coragem de quem precisa falar, mesmo que aos olhos da imoralidade justificada isso não passe de uma blasfêmia comunista de quem como eu já se “RETIROu” da fila onde antes serviam a ceia imoral. Mas que antes da retirada fiz questão de tomar deste “cálice da nova, justa e libertária aliança assumida comigo mesmo pela remissão do silêncio antes servida a mim. Só espero que os mesmos pregadores, formados nos antigos e ainda novos CTPLs que levianamente atiram pedras no filósofo Nietzsche o chamando de 'moralista imoral' não sejam os primeiros a esbravejar uma adaptada máxima Sartreana e dizer: 'o Inferno é o Neuri, que me olha, me julga, e tenta manchar minha imoral liberdade de pecar'. Que os deuses da filosofia me absolvam no areópago do tempo, porque nos confessionários da santa madre eu to lascado. Amém!

Neuri Adilio Alves
Humano - Filósofo - Pecador 

segunda-feira, 15 de outubro de 2012

PROFESSOR PROVOCAÇÃO

Dia 5 de outubro, Dia Mundial do Professor. Dia 15 de outubro, Dia Nacional do Professor. Mês ideal para prestigiar o professor, valorizá-lo, provocá-lo. 

Provocar o professor é despertar nele um provocador social, cultural, educacional. Um dos maiores atores brasileiros, Antônio Abujamra, é um professor atuando em seu programa Provocações, da TV Cultura. Seu rosto, tomando a tela inteira, declama (reclama) poemas provocadores. Ele não entrevista quando entrevista. Ele não recita enquanto recita. Ele interpreta como nunca. 

Ele finge, fingindo que não está fingindo. Ele improvisa o ensaiado. Ele provoca por vocação. Ele faz televisão sem dar bola para o Ibope. Ele ensina muito sem muito parecer ensinar. Na docência, como na arte em geral, não bastam as boas intenções para realizar um bom trabalho. É preciso, como dizia a antropóloga norte-americana Margaret Mead, que o professor, diante dos alunos, evite as respostas simplistas, padronizadas, “honestas”, e suscite a verdadeira reflexão. 

O professor provocação atua na sala de aula como se estivesse no palco. E ultrapassa os métodos educativos convencionais para atingir o mais tradicional (e teatral) dos objetivos pedagógicos: ensinar-nos a ver o mundo com novos olhos. 

O professor provocação não obriga ninguém a lutar ou discutir, mas nos desafia a entrar na grande briga contra o comodismo emocional, a preguiça mental, a inércia existencial. 

O professor provocação não insulta, não afronta, não ofende, mas enfrenta e nos ajuda a enfrentar todo e qualquer vestígio de covardia intelectual, de vaidade verbal, de curiosidade caricatural. 

O professor provocação não adota atitudes petulantes ou irreverentes, mas só a sua presença já causa reações, estimula, faz pensar e viver com mais intensidade, afinal. 

O professor provocação, como todo artista, não nasce pronto. Precisa desenvolver sua aptidão para perguntar o irrespondível e responder o imperguntável. 

O professor provocação não perde tempo com a chamada, sua aula arde em chamas, queima cadernos, canetas, livros, e todos os recursos audiovisuais. 

O professor provocação não sabe aplicar provas, mas, ao provocar, reprova tudo aquilo que é mediocridade, falta de imaginação, desinteresse pelo que realmente importa. Mês de outubro é hora de provocar o professor. Para que saia da toca, para que venha à luz, para que, provocando por profissão, provoque as autoridades, e todos possamos fazer muito mais por nós mesmos e pelo país. 

Gabriel Perissé é doutor em Filosofia da Educação pela USP e coordenador pedagógico do Ipep (Instituto Paulista de Ensino e Pesquisa).

domingo, 14 de outubro de 2012

FÉ - O NOSSO VIOLENTADO CRISTO DE CADA DIA

“Ter fé é dançar na beira do abismo.” 
Friedrich Nietzsche

Me perdoem mas preciso atirar algumas pedras! Me julguem os doentes, os facinoras, os iludidos e enganados de algumas igrejas do movimento Evangélico e Pentecostal e porque não dizer também Movimento Carismático Católico aqui de Chapecó. Abram seus ouvidos, agucem a memória e escondam ainda mais a falta de vergonha, porque eu vou provocar o debate. Ao seus olhos poderei violentar o que vocês chamam de Fé nos altares da mentira e eu chamo de imoralidade no caminho da razão. Escutai-vos: ... há décadas que estudo a relação necessária da espiritualidade humana como necessidade antropológica, sabendo a extensão do que isso significa no campo e visão antropossocial, filosófica, histórica e existencial de nossa trajetória como matéria cósmica; … há décadas que estou mergulhado no grande lamaçal de estudos conceituais exegético e hermenêutico da Fé; … do mesmo modo que há décadas analiso o inflacionado crescimento do cretino mercado (sim eu disse mercado) da fé em Chapecó. Que lixo! ... que nicho! … que vergonha. E e se Ele realmente existe, que tapa no rosto de “Deus”!

Começo meu análise por dizer que poucos empreendimentos cresceram tanto por aqui como as Igrejas em nossa cidade. O mercado de expulsões de demônios esta em voga. Esta grande feira de libertação virou febre; … virou um grande parque de descarrego, um ilustre anfiteatro de 'catarse' da falsa pureza. Estamos vivendo um 'Pentecostes' por manhã com línguas de fogo e tudo mais; uma páscoa por hora com morte e ressurreição e um  Apocalipse por dia aqui na cidade. A demanda por expulsões de demônios se tornou tão grande que já se teme a falta destas forças malignas para tantos especialistas. Não é absurdo afirmar e propor que se alguém aproveitar para montar um fábrica de demônios me larga escala tem tudo para um negócio de alta rentabilidade. É o capitalismo nos devorando pela espiritualidade, pelas fragilidades imaturas da consciência. É 'Deus' sendo “coisificado” nos altares da futilidade. Nas assembleias de mentirosos pregadores, papagaios de capítulos e versículos bíblicos decorados no grande teatro da vida infame. É o filósofo Nietzsche rindo a toa neste grande calçadão das frágeis e vazias crenças da urbe cristã, … é o 'Pão Nosso' de cada dia sendo devorado pelos ratos de plantão; … é o 'Pai Nosso' que estava no céu, trazido a terra sendo pisoteado pelas mentiras teatrais dentro de algumas igrejas.

Então meus caros elevai-vos comigo as antigas portas para que a verdade enfim possa entrar. Pois neste ano eleitoral  vocês que cretinos que tanto atiram pedras nas imagens dos santos católicos; mas celebraram durante três meses o Pão e Circo Eleitoral em vossas igrejas. Servindo como 'Ceia Fascista' na entrada e faixada de seus mercados da fé grandes placas e faixas de apoio ao candidato a prefeito eleito de Chapecó. Suas fúteis e vazias pregações voltadas ao apoio do demônio transformado em Deus desde o ano de 2004. Quantos cidadãos iludidos, devorados pelo canibalismo da crença vazia! Pelos fragmentos bíblicos decorados e repetidos como mantras durante seus ridículos cultos de gritaria e erudição da mentira promovidos por vós.

Quem de vós tereis a mesma capacidade de enganar para me provar o contrário? ...onde esta a verdadeira obra de transformação de vós mentirosos de plantão, charlatões da vida social, assaltantes da espiritualidade alheia; mascates das coletas financeiras, afilhados do governo local. Quem de vós que estais a direta do mal (eu disse a direita) poderá dizer o contrário? Quem de vós cidadãos enganados já fez uma exame de consciência e inteligência para se dar conta de que os demônios usam microfones no altares, para lhes ludibriar e fazer a coleta de seus medos, de suas fragilidades? Quem de vós frequentadores me convencerás da existência do diabo para além dos mentirosos que são vosso pregadores? Quem de vós vai procurar entender o que o filósofo descendente de Davi quis dizer quando flechou esta afirmação milenar já talhada como oráculo no templo de Delfos por 'Oh homem, conhece-te a ti mesmo e conhecerás o universo!'; mas transcrita no evangelista São João 8:32, como: “Conhecereis a verdade e a verdade vos libertará.” … porque nesta ceia dos iludidos todos tem tomado como vinho o Veneno da ilusão e se saciado com o 'Pão morto' amassado na terra! 


Neuri Adilio Alves
Filósofo, Professor Pesquisador
Graduado PUC Curitiba/PR 

Esp.PUC Campinas/SP