sexta-feira, 31 de agosto de 2012

PRECISAMOS DE MARCHAS DA RESPONSABILIDADE TAMBÉM E NÃO APENAS DO MODISMO!


Com todo respeito a quem organizou o ato em Chapecó movido pelo livre direito de se manifestar! Mas esta Marcha pela Educação foi ridícula, vazia e demonstra a tentativa de 'abonar' se abster da nossa culpabilidade também no processo que aponta baixa qualidade nos rendimentos dos bancos escolares. Sou do tempo em que precisavamos dividir o lápis, emprestar a sandália e o casaco entre os irmãos para ir a escola, e na escola folhas de oficio eram repartidas entre os alunos. Fui aluno da Escola Básica Prof Irene Stonoga no incio da Década de 80 quando ainda se cantava o Hino Nacional e do Estado na entrada das Aulas. Ali mesmo sob limitações estruturais aprendemos a ler e escrever e muitos destes colegas bem encaminhados na vida atualmente, e uma certeza: não se trata de sorte, prefiro acreditar em responsabilidade, competência e entrega de uma geração.
Embora todas as triviais limitações de acesso e permanência na Escola isso nunca me fez o pior dos alunos e muito menos o mais ingênuo, a ponto de jogar no Estado, ou na "coisificação de processos" o que era de minha estrita responsabilidade também, ou seja saber que o banco escolar é o local onde se revoluciona a língua, se mergulha na história, e se aprende o mínino do calculo dos valores da vida em sociedade, o restante pode ser por minha conta. Aliás saudosa Professora Carmen que me ensinou a Ler e Escrever porque de lá pra cá passei por grandes Universidades no Pais e nunca me senti com capacidade inferior a qualquer um.
Então fica a dica aos alunos e aos colegas professores (porque eu também sou professor). Precisamos sim cobrar maior investimento na Educação em todos os sentidos. Mas precisamos acima de tudo também abrir nossos olhos as lutas efetivas das quais se é possível colher os frutos sem demagogia! Porque já vi muitos alunos ou forças estudantis serem proibidas de entrar em escolas para discutir bandeiras de lutas estudantis. Neste sentido preciso deixar umas perguntinhas: 
1 - QUEM DE VOCÊS SE MOBILIZOU PARA AS BANDEIRAS NACIONAIS DOS 10% DO PIB PARA A EDUCAÇÃO?
2 - QUANTAS ESCOLAS E PROFESSORES LEVARAM SEUS ALUNOS AS RUAS PARA PEDIR O REPASSE DOS 50% DO FUNDO SOCIAL E DOS ROYALTIES DO PRE-SAL PRA EDUCAÇÃO?
3 - QUANTOS PAIS DESTES ALUNOS VOTARAM EM RAIMUNDO COLOMBO GOVERNADOR E PAULO BAUER SENADOR?
4 - QUANTOS DE VÓS PROFESSORES TEM SIDO PROTAGONISTA INTENSO NA LUTA PELA EDUCAÇÃO? 

QUE TAL UMA NOVA MARCHA PELO COMPROMISSO ASSUMIDO!

Neuri Adilio Alves
Filósofo Pesquisador