quarta-feira, 16 de novembro de 2011


                                  Medidores Humanos                                         


Existem vários instrumentos para medir. Medidores antigos e atuais, úteis ou inúteis, que com maior ou menor precisão nos mostram em que medida o homem é de fato a medida de todas as coisas... 
Transcrevo aqui alguns verbetes de um Dicionário da Medição ainda inédito. 
Azarômetro — mede os infortúnios numa escala de 1 a 13. 
Blefômetro — não costuma ser confiável. 
Chorômetro — mede o choro e outros prantos, sem direito a chorinho. 
Cronômetro — mede o tempo, mas nunca explicará por que um minuto de saudade é mais demorado que uma hora de prazer. 
Darwinianômetro — instrumento de medição ainda em plena evolução. 
Escolhômetro — mede nossas opções, seu alcance e suas conseqüências, mas trava em caso de hesitação. 
Foucaultmetro — mede as palavras e as coisas. 
Gotímetro — mede o que pode ser a gota d’água. 
Gratidômetro — mede a verdade de um agradecimento. 
Humildômetro — instrumento que só os orgulhosos têm. 
Imaginômetro — mede o inimaginável. 
Jargômetro — mede a língua dos especialistas. 
Leiturômetro — mede o número de páginas lidas, deixando escapar o que fica nas entrelinhas. 
Medímetro — mede o medo, numa escala que vai do receio ao pavor. 
Memoriômetro — mede tudo, exceto a amnésia. 
Nadômetro — mede o vazio que há em tudo. 
Olhômetro — medidor sofisticado com que todos nascem, mede a altura da vida e a extensão do destino. 
Orgulhômetro — instrumento que só os humildes têm. 
Passômetro — mede o número de passos que já demos, calcula quanto de passado já temos e quantas vezes já passamos por um mesmo lugar... sem perceber. 
Perguntímetro — o que é que esse instrumento mede mesmo? 
Perplexômetro — mede a imensurável perplexidade humana. 
Psicômetro — quando usado por psicólogos para medir a alma de seus pacientes, quebra. 
Pugilômetro — mede a força do murro em ponta de faca, do soco que se leva, do tapa na outra face oferecida. 
Quantímetro — vale quanto mede. 
Reflexômetro — mede a profundidade das mais incríveis reflexões. 
Rotinômetro — mede o tédio, mas sujeito a quebra se for alterado. 
Sismômetro — mede os abalos sísmicos; não confundir com o Cismômetro, que mede as cismas que nos abalam. 
Tensiômetro — mede a tensão dos ambientes. 
Termômetro — mede a temperatura... e a preocupação das mães. 
Umbigômetro — mede a generosidade humana. 
Variômetro — mede várias coisas que jamais saberemos medir. 
Vergonhômetro — aparelho em falta na terra dos sem-vergonhas. 
Voltômetro — mede as voltas que o mundo dá. 
Xongômetro — não mede coisa nenhuma. 
Zerômetro — mede abaixo da média. 

Gabriel Perissé é doutor em Educação pela USP e escritor. 

                     A Esperança que move Casaldáliga                 

ESCRITO POR ROBERTO MALVEZZI (GOGÓ)
TERÇA, 08 DE NOVEMBRO DE 2011



O bispo Pedro é uma pessoa que seduz pela simplicidade, fraternidade, solidariedade, mas perturba pela coerência. Não é fácil cruzar com sua pessoa e sua história. 

Desde o princípio de seu episcopado optou por desvencilhar-se das exterioridades episcopais e fazer-se realmente pastor, irmão dos mais pobres, a partir das margens do belo Araguaia. Numa época que tanto se dá primazia à instituição, Pedro continua parecendo seu xará bíblico, que mal tinha uma rede para pescar. 

Muito se fala na esperança que move Pedro. Esses dias, num depoimento simples e emocionante para a Assembléia Geral do CIMI, ele nos desafiava a mantermos a esperança: “quanto mais difícil o tempo, mais forte deve ser a esperança”. Enquanto achamos esses tempos difíceis e cruéis, ele os acha “raríssimos e belos”. Ainda mais: “mantenhamos a esperança. Pode falhar tudo, menos a esperança”. 

Mas, de que ele está falando? Ele sabe que hoje vivemos tempos onde um bilhão de pessoas passa fome, 1,4 bilhão passam sede. Os refugiados ambientais já ultrapassam 50 milhões de pessoas. Os índios, quilombolas e outros grupos oprimidos, pelos quais ele dá a vida, continuam em tempos cruéis como é o caso dos guarani-kaiowá. O planeta Terra está à deriva e ninguém ousa prever realmente como será a vida, particularmente a humana, daqui a cinqüenta ou cem anos. 

É que não se pode entender sua esperança sem uma outra dimensão da vida que lhe é extremamente cara: o martírio. Conheceu essa situação a partir de sua família desde a guerra civil espanhola. Vê o martírio quase que de forma cotidiana na sua trajetória como bispo às margens do Araguaia. Insiste que é necessário manter viva a memória dos mártires. 

Então, se quisermos entender a esperança da qual Pedro fala, é preciso entendê-la por dentro e para além de todas as situações humanas, inclusive da própria morte, ainda que seja pelo martírio. 

Como dizia Jesus: “quem tiver capacidade para entender, que entenda”. 

Roberto Malvezzi, o Gogó, é assessor pastoral e membro da Comissão Pastoral da Terra.