domingo, 18 de setembro de 2011


PCdoB Chapecó elege novo diretório e define as diretrizes para                                            as eleições 2012                                          

Os filiados, amigos e simpatizantes do PCdoB em Chapecó participaram no último sábado (17) da Conferência Municipal do PCdoB. Na pauta, a situação política do município e o projeto político eleitoral para 2012, além da eleição do diretório e nomes de representantes para à Conferência Estadual.

Durante o evento, o partido recebeu dezenas de novas filiações, em especial ex-militantes do PSB, a exemplo de Protásio Fernandes e Vilson Zanin. Estas pessoas migraram para o PCdoB por não concordarem com os caminhos da antiga agremiação, que foi colocada a serviço da direita (PSD) em Chapecó e em todo o estado.

O suplente da Assembléia Legislativa, Cezar Valduga, deu as boas vindas aos novos filiados, afirmando que o “PCdoB é um partido de idéias, que cresce dia após dia sem perder os princípios, sempre se pautando pela democracia, desenvolvimento e inclusão social”. Já o líder sindical e dirigente partidário, Alzumir Rossari, lembrou da brilhante trajetória de lutas do PCdoB em Chapecó. “Nós temos militantes, pessoas que querem o bem comum, que lutam incansavelmente para uma melhora coletiva, e estes novos camaradas vão fortalecer ainda mais os ideais do partido”.

Conferência Municipal trouxe o debate sobre o quadro político local. Segundo Paulinho da Silva, ficou aprovado que “o PCdoB envidará todos os esforços para eleger em 2012 projeto para Chapecó em sintonia com o Governo Dilma, com desenvolvimento econômico, desenvolvendo projetos sociais de inclusão, priorizando áreas abandonadas pela atual administração, como a habitação e a saúde”.

A conferência aprovou ainda que o PCdoB buscará alianças com todos os partidos da base do Governo Dilma, ao tempo que terá uma Chapa de Vereadores, objetivando retomar as cadeiras que já ocupou na Câmara de Vereadores na última legislatura, quando contava com os Vereadores Paulinho da Silva e Cesar Valduga. 

Os filiados presentes ao evento, de forma aberta e amplamente democrática, elegeram a nominata dos 27 membros do Diretório Municipal para o biênio de 2011/2013. Caberá ao Diretório eleito a escolha do Presidente e demais cargos da executiva, o que deverá ocorrer ainda o mês de setembro. Também foram eleitos 25 delegados à Conferência Estadual, que ocorrerá nos dias 05 e 06 de novembro, em Florianópolis.

Paulinho da Silva
Presidente PCdoB Chapecó



                                      Vitória a qualquer custo                                                        

Luciano Rezende *

Por ocasião dos festejos pela passagem do centenário de vida de um dos maiores generais da história da humanidade, o vietnamita Vo Nguyen Giap, ou simplesmente Giap, que celebrou seu aniversário no último dia 25, é salutar extrair alguns ensinamentos de quem simplesmente conduziu suas tropas à vitória sobre as três das maiores potências bélicas de sua época: França, Japão e Estados Unidos. Prova inequívoca que a justeza de uma causa, o povo unido em torno de seu objetivo comum e uma tática correta é capaz de fazer triunfar o mais subjugado dos povos. 

Ajuda-nos a revisitar a vida e obra desse ícone militar (e político) mundial, a instigante biografia de Giap, publicada no Brasil pela Biblioteca do Exército, das Forças Armadas brasileiras, escrita justamente pelo “inimigo”, o coronel reformado dos Estados Unidos e professor de História Militar da Universidade do Sul da Flórida, Cecil B. Currey. Inimigo entre aspas, pois esta obra foi publicada originalmente pela Associação do Exército dos Estados Unidos (AUSA, da sigla em inglês) e tenta tirar lições de uma das maiores derrotas sofridas pelo Império mais poderoso do planeta. 

De fato, como asseverou Francis Bacon, “... a capacidade de uma nação se defender depende menos das posses materiais do que do espírito do seu povo, menos das reservas de ouro do que da determinação férrea do seu corpo político”. Mas mesmo com publicações deste tipo, como se fizessem uma autocrítica de seus erros e abusos, parece que entre a teoria e a prática há um abismo colossal na política externa norte-americana que continua a incorrer nas mesmas inadvertências feitas pela AUSA. É o que nos faz crer que mesmo certos da desfortuna da guerra no Iraque e no Afeganistão, por exemplo, a tomada de decisão não é abalizada nos ensinamentos militares, senão na necessidade política imperialista para sobreviver. 

Do ponto de vista militar, Giap é admirado nas linhas de Currey. Há inúmeras passagens que narram com riqueza de detalhes sua têmpera revolucionária e dedicação à independência nacional e à revolução socialista. Por mais que centralize o enredo na figura militar de Giap, ele é indissociável do povo vietnamita - do qual diz ser o maior general e maior combatente de todos -, e é impossível relatá-lo individualizado, imaginando-o sob o trono de um gabinete, sacando-o do cenário coletivo, como se é comum ler em biografias de outros generais, sobretudo na Segunda Grande Guerra. 

Nas próprias palavras do autor estadunidense “nos EUA, por exemplo, estátuas foram erigidas e municípios, cidades, fortes, bibliotecas, escolas e parques públicos receberam os nomes dos generais do passado, muitos dos quais não foram mais que responsáveis por matanças sangrentas. (...) Ao mesmo tempo, porque Giap foi relegado a `apenas um logístico´. Talvez seja impossível para um asiático atingir no Ocidente o status de general competente e vitorioso”. 

Giap, Ho Chi Minh, o Vietnã e todo o Oriente com sua rica e peculiar experiência socialista necessitam ser mais estudados e compreendidos. Se o próprio Exército dos Estados Unidos dispõe a fazer essa análise, não fiquemos atrás e debrucemos sobre esses personagens que ajudaram a transformar o curso da história impingindo duras derrotas a três potências imperialistas. 

Mas como nem tudo que reluz é ouro, o título do livro destoa da obra, pois quem realmente apregoava uma vitória a qualquer custo, fazendo uso das armas mais nefastas como o “Agente Laranja” e patrocinando tantos outros crimes de guerra não foi o Vietnã, mas o inimigo invasor que, ao final, teve que se curvar ao povo vietnamita conduzido à vitória por um grande professor de História, que fez história como general.

* Engenheiro agrônomo, mestre em Entomologia e doutorando em Genética. Professor do Instituto Federal do Alagoas.

              Trabalho e Dialética: Hegel, Marx e a teoria social do devir               


Em seu novo livro, "Trabalho e dialética: Hegel, Marx e a teoria social do devir", o professor de filosofia da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) Jesus Ranieri demonstra a atualidade e relevância das contribuições de G. W. F. Hegel, Karl Marx e György Lukács em uma análise que busca responder aos impasses teóricos, éticos e sociopolíticos abertos pela crise permanente da modernidade.



Nesta obra, o autor aponta semelhanças profundas entre o conjunto de seu trabalho e a interpretação lukacsiana da obra de Hegel, para ele uma das mais originais e férteis, principalmente no que diz respeito à influência deste no pensamento de Marx.

Lukács nos permite perceber uma unidade entre Hegel e Marx que não é possível encontrar de forma nítida nem nos próprios textos marxianos, assim como nos deixa igualmente visualizar a propensão materialista de Hegel”, afirma na introdução. 

Oswaldo Giacoia Junior, prefaciador do livro, destaca três linhas de força que resumem o essencial da retomada de Hegel por Jesus Ranieri. Primeiro, o reconhecimento da importância da processualidade e do devir para a inteligência do real, na medida em que “mais decisivo que o ser é o processo pelo qual este se produz, em sua necessidade”. Segundo, a interpretação do débito de Marx com a teoria social de Hegel, que prepara as bases para uma concepção materialista dos processos históricos e vê no trabalho a condição pressuposta para todo desenvolvimento do ser.

Por fim, o terceiro operador teórico diz respeito à função das contradições no pensamento de Hegel e Marx, e é explicado por Ranieri como a forma e a matéria do agir humano no mundo, o motor do movimento da realidade, no sentido de que todo avanço, sendo ou não sinônimo de progresso, contrapõe-se a forças que o contradizem e é responsável pela definição da identidade de qualquer objeto. “O texto de Jesus Ranieri combina, de maneira equilibrada, forma e conteúdo, método e resultado”, conclui Giacoia.

Após traduzir diretamente dos originais os Manuscritos econômico-filosóficos (Boitempo, 2004), de Karl Marx, e publicar o livro A câmara escura (Boitempo, 2001), no qual dissecou parte importante das categorias presentes em obras seminais do filósofo alemão, Ranieri dá continuidade a uma análise rigorosa dos conceitos de alienação [Entäusserung] e estranhamento [Entfremdung]. O autor explora com densidade o lugar dessas categorias na formação histórica do espírito, como elemento que cria e, ao mesmo tempo, confronta-se com uma realidade que se faz estranha a ele mesmo. 

Este estudo ofereceu um avanço substantivo à distinção, tanto terminológica quanto categorial, dos termos”, afirma Ricardo Antunes, professor de sociologia da Unicamp, para quem o centro da reflexão do novo livro de Ranieri é o ato de trabalho como momento de reprodução social, indicado por Hegel, e inserido por Marx em uma totalidade dinâmica e desenvolvida, em que o ser social aparece tanto no início quanto no fim do processo.

Trecho do livro

Não é possível compreender o lugar do trabalho na reprodução da vida humana sem considerar que ele representa, além dessa reprodução, o caráter abstrato (ou seja, conceitual) de incorporação de necessidades que aparecem para nós como elementos constituintes de nossa existência, em um complexo que avança para além da mera elaboração de produtos. 

Nesse sentido é que o trabalho é propriamente o ‘princípio do novo’, algo vinculado à ‘categoria de gênese do social’ – a história do homem e o comportamento humano só podem ser compreendidos por meio de uma teoria das necessidades, uma vez que a gênese de nossa estrutura mental (formada a partir do trabalho) nos leva ao constante embate com toda e qualquer ‘estaticidade’.

Sobre o autorJesus Ranieri é professor livre-docente do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH) da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), autor de A câmara escura: alienação e estranhamento em Marx (Boitempo, 2001) e tradutor de Manuscritos econômico-filosóficos, de Karl Marx(Boitempo, 2004).

Fonte: Carta Capital