quarta-feira, 10 de novembro de 2010


QUEM GANHA? Marionetes ou tablado?

 
Eu prefiro tablado porque é chão firme, marionetes são pré-fabricada para manipulação! Por faço uso da metafora? - Um aluno me perguntou esta semana: “professor quem ganha? - Devolvi-lhe a pergunta! Ganhar o que? - A eleição para o DCE da Unochapecó indagou o mesmo. Pergunta difícil para quem não esta diretamente por dentro da vida universitária, mas razoável de ser respondida para mim que: … acompanhei parte da programação esplendida do CUCA 2010; … me inteirei dos comentários sobre debates dos candidatos; … assisti a entrevista dos mesmos na webtv da Universidade; … de saber de atitudes de caráter facistas por parte de alguns e claro de me inteirar das forças em disputa. 

Ao longo de minha vida acadêmica aprendi que estar numa universidade não significa apenas ser parte dela. Pois a vida universitária vai para além da sala de aula, ela se desenrola nas relações sociais como um todo dentro da instituição e para além dela, uma vez que a universidade é o universo de esperanças éticas, profissionais e emancipatória de uma sociedade. Pelo menos deveria e precisa ser. O Diretório acadêmico é um instrumento de luta dos estudantes inserido neste todo e não um objeto de desejo narcísico como alguns estudantes acreditam ser. 

O que percebi nas comparações de propostas e na entrevista dos candidatos é uma nítida clareza de quem tem experiência a frente da entidade como o candidato da Chapa 1 e uma pretensiosa, utópica e até irresponsável apresentação do candidato da Chapa 2. Primeiro porque o candidato Rafael da Chapa 2 não conseguiu responder a primeira pergunta do apresentador sobre  movimento estudantil e avançou perdidamente sobre propostas mirabolantes, de:  “Melhorar a segurança com (Cancelas) grades e portões na Universidade”; “asfaltar as dependências internas do campus”, propor “convênios médicos” para estudantes que mal conseguem pagar transporte e mensalidades, “citar conversa e possível acordo” com o dono da empresa de onibus que não respeita a anos as solicitações de melhorias no transporte para universidade. 

Penso que o candidato  esqueceu que nem todos os estudantes tem condições de pagar um curso de Engenharia Quimica ou Medicina, que nem todos tem carro próprio para deslocamento. E que a função de um diretório acadêmico é lutar pela permanência dos acadêmicos na universidade com mensalidades acessíveis, mais bolsas de estudos, melhores suas condições de transporte entre outras. Isso para não se aprofundar em questões que vão mais longe. Somente até aqui meu nobre aluno já tem subsídios que podem ajudar na escolha da melhor gestão possível ao dizer que para mim: “uma das chapas significa  a ampliação das lutas em defesa dos estudantes, parte destas já em andamento e a outra chapa significa o aparelhismo do Diretório acadêmico orientados pela máquina pública municipal e entram na disputa como um “ovo de serpente” inofensivo aparente pelos corredores da universidade mas que se eclodir se torna perigoso. Subsídios estes apontam que Chapa 2 é uma fabricação da força direitista da politica municipal, basta entender o porque em almoço realizado pelos mesmos no ultimo sábado estavam presentes lideranças politicas de partidos como DEM, PSDB e seus comissionados, talvez seja por isso que falam em asfalto na universidade, isso para não falar em “operação tapete preto”. 

Outro fato assustador é ouvir um candidato falar em defesa e representação dos estudantes quando um de seus membros de chapa,  acadêmico de Direito é afastado do CER de Chapecó tendo como acusação de atos de tortura contra  um menor, e justificar estas acusações na atitude agressiva no debate dia 08 de novembro no campus de Chapecó em que o mesmo ameaçou agredir fisicamente um acadêmico. Então meu caro aluno se estes são subsídios suficientes para sua escolha de voto eu não teria dúvidas. Não deixe o ovo da serpente eclodir!  Como seu professor não posso deixar  as falácias serem servidas como prato do dia. Não apoio Chapa negra que coage  estagiários para apoio e voto, que ameaça agredir acadêmico, que conversa com empresário de onibus sem compromisso com estudantes. 

Quem ganha? Eu respondo:  ganha a inteligência e maturidade dos acadêmicos eu aposto na Chapa da transparência, sinceridade, responsabilidade já fez história eu aposto na 1. Eu prefiro o tablado, porque nele se levanta bandeiras de luta e se vislumbra conquistas de cultura politica e arte!

Prof. Neuri A².
Filósofo Existencialista,
Esp. Antropologia Filosófica