quinta-feira, 16 de setembro de 2010

Israel realiza novos bombardeios criminosos na Faixa de Gaza

A aviação israelense bombardeou nesta quinta-feira (16) a Faixa de Gaza, na segunda incursão armada sobre a região em apenas 24 horas, que já deixou como saldo um palestino morto e outros dois feridos.

Testemunhas palestinas informaram que os aviões de combate de Tel Aviv dispararam contra um depósito de ferramentas agrícolas no norte da Faixa de Gaza e uma área deserta en Rafah, a localidade fronteiriça com o Egito onde há numerosos túneis subterrâneos.

Por seu lado, porta-vozes militares sionistas justificaram a agressão alegando que se tratava de supostas fábricas e depósitos de armas para a resistência, em particular para el grupo islâmico Hamas.

Os ataques desta quinta-feira, segundo Israel, foram em resposta ao lançamento de nove foguetes contra colônias judias em Naqab, Ashoul e Ashkelon nas últimas 24 horas por milícias do Movimento de Resistência Islâmica (Hamas) o por outros grupos palestinos.

Mas fontes médicas em Gaza denunciaram que se tratou da segunda onda de bombardeios em menos de 12 horas contra a região, pois na quarta-feira (15) à noite um palestino trabalhador de um túnel morreu e outros dois sofreram lesões.

Os aviões dispararam na quarta-feira contra túneis clandestinos em Rafah, com o pretexto de impedir o contrabando de armas para o Hamas, embora essas passagens subterrâneas sejam usadas basicamente para a entrada de mercadorias que são escassas por causa do bloqueio israelense.

De fato, os residentes na região informam que os bombardeios não só geram temor entre civis indefesos, mas que também prejudica o comércio informal baseado na entrada de mercadorias contrabandeadas do Egito.

Na terça-feira outros três palestinos, um deles de 91 anos, morreram depois que forças terrestres israelenses dispararam contra um grupo de pastores no centro de Gaza, perto de Juhor Ad-Dik, a leste dol acampamento de refugiados de Al-Bureij.

Um dia depois , o comando militar sionista foi obrigado a reconhcer que as três vítimas fatais eram civis inocentes. Ao todo, até esta data, 16 de setembro, os ataques israelenses contra Gaza deixaram um saldo de seis mortos e oito feridos.

Com informações de Prensa Latina