quarta-feira, 21 de julho de 2010

Astrônomos detectam estrela gigantesca

Um corpo estelar duas vezes maior que os detectados até hoje foi enocntrado por astrônomos, quem consideram que o astro terá vida efêmera. Trata-se da estrela gigante R136a1, que tem massa equivalente a 250 vezes a do nosso Sol e é milhões de vezes mais luminosa, segundo descrição dos autores do estudo da Universidade britânica de Sheffield.

 

Este tipo de corpo estelare perdura por apenas alguns milhões de anos, antes de implodir, explicou Paul Crowther, o cientista principal.

As estrelas podem pertencer a dois conjuntos, os de massa pequena , como nosso Sol e os de grande massa, que chegam a no máximo um por cento na quantidade de estrelas existentes no Universo, assinalou o especialista. O R136a1 é um exemplo de um super peso pesado, exemplificou.

As estrelas de tamanho normal ao apagar-se transformam-se em anãs brancas, enquanto as de massa gigante podem formar buracos negros e estrelas de neutron, destacou.

"Levamos algum tempo para chegar a esta conclusão. Achava-se que esse corpo era grande, mas em realidade é enorme", agregou o especialista de Sheffield.

Uma estrela gigante é uma estrela com uma raio e uma luminosidade maior que uma estrela igual de seqüência principal com a mesma temperatura superficial . As que superam a luminosidade das gigantes se denominam supergigantes e hipergigantes.

Fonte: Prensa Latina