quinta-feira, 22 de abril de 2010

Cúpula dos Povos propõe referendo mundial 

sobre meio ambiente

A Cúpula Mundial dos Povos, que acontece na Bolívia, para tratar da questão climática, aprovou a criação de um tribunal de justiça climática e a realização de um referendo mundial sobre meio ambiente. As resoluções do encontro serão encaminhadas à cúpula das Nações Unidas, a se realizar no fim do ano, no México. O presidente da Bolívia, Evo Morales, defendeu que as demandas dos movimentos precisam ser respeitadas neste fórum.

Mais de 20 mil pessoas participam da Cúpula Mundial dos Povos, que se encerra nesta quinta-feira (22), com uma "festa da unidade" para comemorar o Dia Internacional da Mãe Terra (Pachamama). Dezessete mesas de trabalho estão encarregadas de elaborar o documento final da conferência, com as propostas aprovadas.

De acordo com a resolução apresentada na atividade, o referendo sobre meio ambiente seria realizado no próximo dia da Mãe Terra, em 2011. A ideia é que ele seja organizado em vários países com o apoio oficial dos governos interessados, e, em outros, por meio dos movimentos sociais, dos sindicatos e das organizações não governamentais.

Entre as questões que seriam submetidas à população estão a concordância ou não com "o abandono do modo de sobreprodução e de consumo excessivo para restabelecer a harmonia com a natureza", a "transferência das despesas de guerra para um orçamento superior para a defesa do planeta", ou ainda a própria "criação de um Tribunal de justiça climático para julgar os que destroem a Terra".

"Deve haver um organismo que sancione severamente, por exemplo, os países que não respeitem o protocolo de Kioto. É preciso estabelecer penalidades", disse o presidente Evo Morales. De acordo com ele, sem uma organização que dê sequência às resoluções aprovadas nas cúpulas internacionais, nunca haverá nada nem ninguém que obrigue as indústrias e os países desenvolvidos a cumprí-las.

Morales, promotor do evento, assinalou que a Cúpula dos Povos "foi uma necesidade ante a posição dos países industrializados na Conferência de Copenhague, que quiseram aprovar decisões que não contribuíam em nada para garantir a sobrevivência do planeta".

De acordo com ele, os países industrializados desejaram "impor um documento para salvar a vida de alguns, mas com uma política prejudical ao meio ambiente. Apenas com a força dos povos em desenvolvimento, o mundo indistrializado respeitará a vida no planeta", disse Evo.

O futuro da Cúpula Mundial dos Povos foi traçado, nesta quinta-feira, com a proposta do teólogo brasileiro Frei Beto de que este tipo de reunião, realizada em Cochabamba, aconteça a cada dois anos. Evo informou que a ideia foi aprovada pelo seu governo e as organizações sociais, como forma de fortalecer a luta em defesa dos direitos da Mãe Terra. Ele defendeu ainda que, na proteção da vida no planeta, não existem diferenças ideológicas ou matizes políticas.

Com agências

Fonte: http://www.vermelho.org.br/noticia