quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010

CTB envia dois representantes ao Conselho Presidencial da FSM

A CTB (Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil) marcará presença no 4º Conselho Presidencial da Federação Sindical Mundial (FSM) — que ocorre em 22 e 23 de fevereiro, na Cidade de Ho Chi Minh, no Vietnã. Além de fazer o balanço da atuação da FSM nos últimos cinco anos, o encontro convocará o 16º Congresso da entidade. O secretário internacional da CTB, Severino Almeida, e seu adjunto, João Batista Lemos, devem viajar ainda nesta semana ao país asiático para representar a central.

Segundo Batista, o 4º Conselho Presidencial consolida a ascensão da FSM. “Depois de entrar em crise por conta da queda do bloco socialista, a federação só fez crescer desde o Congresso de Havana, em dezembro de 2005. Sua luta por um sindicalismo classista, de orientação socialista, foi renovada com a nova onda de governos progressistas na América Latina”, afirmou ao Vermelho o dirigente da CTB.

Em 2009, como reflexo de sua atuação em defesa dos trabalhadores — sobretudo diante da crise do capitalismo —, a FSM recebeu pedidos de filiações de 24 organizações sindicais. Além da CTB, a outra entidade brasileira associada à FSM é a Central Geral dos Trabalhadores do Brasil (CGTB).

Para 2010, a Federação Sindical Mundial planeja não apenas seu 16º Congresso — mas também a realização de um dia internacional de lutas, com diversas manifestações de trabalhadores pelo mundo. Uma das metas é superar a mobilização de 2009, quando houve protestos unificados em mais de 45 países no dia 1º de abril.

Na opinião de Batista, a CTB é uma das entidades filiadas que mais se destacam neste processo de fortalecimento da federação. Lideranças cetebistas estão presentes em diversos núcleos setoriais da FSM — as chamadas UIS (União Internacional dos Sindicatos).

“Estamos na presidência da UIS Transporte com o companheiro Wagner Fajardo e temos participação ativa nas UIS das áreas metalúrgica, energética, de Turismo e Hotelaria, de servidores públicos, de juventude, entre outras. Almejamos agora conquistar um espaço na própria direção da FSM, para dar mais eficiência à nossa contribuição”, finaliza o secretário internacional adjunto da CTB.

Logo depois do Conselho Presidencial da FSM, Batista e Severino embarcam para Pequim, onde participarão do Fórum Sindical Internacional, promovido pela Federação de Sindicatos da China. O principal tema em discussão no encontro será a participação dos trabalhadores nos projetos nacionais de desenvolvimento.

De São Paulo, André Cintra

http://www.vermelho.org.br/noticia