quarta-feira, 4 de novembro de 2009


            DEBATE ENTRE AS CHAPAS DO DCE DA UNOCHAPE                      


A Critério do Proposto! Eu estive lá...

Estive presente no Debate entre as Chapas na noite do dia 4. Da experiência tirei duas conclusões:

Primeiro: que existem sim estudantes dispostos e com capacidade para trabalhar em prol dos Estudantes. Prova disso as interações da Jovem Candidata a Presidente da Chapa 2 do Curso de Psicologia Debora Diana da rosa; muito clara propositiva, boa interação e postura com a platéia. Demonstrou, potencial e capacidade impar.
Segundo: ficou claro que candidatos pré-fabricados por falidos setores jovem de forças políticas estaduais, que tentam forjar a força nomes junto à juventude para aparelhar diretórios acadêmicos, sem a mínima condição e experiência para tal. Caso do Candidato a Presidente da Chapa 1 membro do Diretório Estadual do PP jovem como consta no Jornal Diário do Iguaçu do dia 22 de Setembro de 2009 na Coluna do Perroni pra quem quer conferir.
Mesmo orientado pelos membros de seu Diretório Político Estadual demonstrou fragilidade, redundância, adestramento fossilizado no repetitivo, demonstrou limitação de conhecimento o que realmente assusta para quem é um estudante de direito, como professor vejo isso como preocupante.
E bem ao contrário do que argumentou de forma afirmativa e3 repetitiva o candidato da Chapa 1 dizendo a vontade supera a experiência. Isso é uma afirmação fragilizada, o discurso dos limitados, sito como exemplo: quantas vezes ele foi de ônibus para a universidade para saber as reais necessidades dos acadêmicos que fazem uso do transporte; só a vontade de mudar essa realidade não resolve se não há conhecimento.
As coisas não funcionam no discurso do "achismo", isso precisa ser assimilado como uma provocação positiva de auto-avaliação pessoal para perceber que o jovem Candidato da Chapa 1 precisa estudar mais, participar mais, conhecer mais. Pois VONTADE é causa NECESSÁRIA, mas não SUFICIENTE para quem almeja assumir tal compromisso.
Pois a academia é um lugar de produção e propagação de idéias pelo viés das comunidades de comunicação dos mais diferentes cursos. Neste sentido o querer por querer representar os estudantes não basta. Precisa-se no mínimo ter conhecimento da necessidade, para fazer boas proposições e necessárias defesas com conhecimento de causa naquilo que fala.
Ato repugnante a atitude dos membros da Chapa 1, orientados pelos seus correligionários do Partido Progressista, ao tentar espalhar um folheto apócrifo para os estudantes numa atitude de profundo desespero. Principalmente quando os próprios estudantes entenderam que a falta de idéias e proposições dos mesmos resultou nesta vergonhosa atitude.
Isso só demonstra que figuras do cenário politico municipal que lá estavam, são herdeiros e transmissores destas ultrapassadas formas de tentar fazer politica. Costumo orientar estudantes para tomar cuidado com este tipo de gente que faz de suas limitações de conhecimento e proposição politica estratégia de vandalismo com os anseios do povo.

Saudações aos participantes do debate de ontem! Ganhou que foi para ouvir propostas!


Iruensophos
Prof. Pesquisador
Antropologia Filosófica