quinta-feira, 24 de setembro de 2009



....................................................................................................................................................................

Memorial na PUC-SP homenageia estudantes mortos pela ditadura

Em “direito à memória e a verdade” cinco acadêmicos mortos no período da ditadura militar no Brasil foram homenageados por um memorial instalado no teatro TUCA, da PUC-SP, em evento ocorrido nesta terça-feira, 22 de setembro, data que marca a invasão da PUC ocorrida há 32 anos pelos militares.

Estudantes mortos pela ditadura são homenageados com memorial em SP

Presidente da UNE, Augusto Chagas (e.), fala durante o ato de inauguração do memorial


O evento foi organizado pela Secretaria Especial de Direitos Humanos da Presidência da República (SEDH/PR) em parceria com a PUC-SP, contando também com o apoio da União Nacional dos Estudantes (UNE) e da União Brasileira de Estudantes Secundaristas (UBES). O memorial inaugurado faz parte do projeto “Direito à Memória e a Verdade” da SEDH/PR, iniciado em 2006.

Para o ministro Paulo Vannuchi, é visando o não esquecimento e a não repetição das atrocidades cometidas pela Ditadura Militar que se busca fortalecer a memória. “Estamos trabalhando fatos que alguns não querem lembrar e outros não podem esquecer”, disse o ministro.

Autoridades, membros de diversas instituições e estudantes marcaram presença no evento, como Maria Auxiliadora Arantes (Dodora), coordenadora-geral da Coordenação Nacional de Combate à Tortura; Nádia Campeão, presidente estadual do PCdoB de São Paulo; Rose Nogueira, presidente do Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Pessoa Humana (Condepe) e membro do grupo Tortura Nunca Mais (SP); Frei Osvaldo Resende, que foi líder dos dominicanos; entre vários outros. Compuseram a mesa do evento o ministro Paulo Vannuchi, o presidente da UNE, Augusto Chagas; o Diretor da Faculdade de Direito da PUC (representando o reitor) Marcelo Figueiredo; o presidente do C.A. da Faculdade de Direito, Marco Antonio da Costa; e o secretário especial de Direitos Humanos da Prefeitura e São Paulo, José Gregori (representando o Prefeito da capital).

A irmã de um dos cinco estudantes homenageados (Luiz Almeida Araújo), Maria do Amparo Araújo – titular da Secretaria de Direitos Humanos e Segurança Cidadã de Recife –, veio prestigiar o evento, destacando que “a memória faz parte da identidade de um povo”.

Em seu discurso, o presidente da UNE, Augusto Chagas, destacou a importância da data, 22 de setembro, que marcou a história da resistência contra a Ditadura no Brasil. “É uma data símbolo do protagonismo dos estudantes em combate à ditadura”. Chagas elogiou a Secretaria Nacional de Direitos Humanos por estar conduzindo lutas importantes para a memória e justiça no país, como a luta pela punição aos torturadores.

O Ministro Paulo Vannuchi lembrou que foi em busca da reconstrução da UNE e como evento preparatório para o memorável Congresso da UNE em Salvador (1979), que os estudantes organizaram naquele ano de 1977 o 3º Encontro Nacional dos Estudantes na PUC-SP. Para comemorar o sucesso do encontro, foram até o teatro TUCA, da Universidade, e foi nesse ato que os militares, comandados pelo então secretário de Segurança Pública do Estado, o coronel Erasmo Dias, invadiram a universidade e atacaram os estudantes de forma violenta, ferindo e queimando dezenas de alunos.

Os homenageados são José Wilson Lessa Sabbag, Maria Augusta Thomaz, Luiz Almeida Araújo, Carlos Eduardo Pires Fleury e Cilon da Cunha Brum. Todos foram assassinados pelo regime militar entre os anos de 1969 e 1974.

Saiba mais sobre cada um dos homenageados:

José Wilson Lessa Sabbag (1943-1969)
Estudante do 5º ano de Direito na PUC de São Paulo, foi morto no dia 03/09/1969, na capital paulista, durante uma controvertida perseguição, que envolveu dezenas de agentes da Polícia Civil, Força Pública, Marinha, Dops e Operação Bandeirante. Integrante da Ação Libertadora Nacional, havia sido preso no 30º Congresso da UNE, em outubro de 1968, em Ibiúna.

Maria Augusta Thomaz (1947-1973)
Estudante da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras Sedes Sapientiae, foi morta em maio de 1973, junto com o companheiro de militância no Movimento de Libertação Popular (Molipo), Márcio Beck Machado, na fazenda Rio Doce, sul de Goiás, a 240 quilômetros de Goiânia, entre os municípios de Jataí e Rio Verde, em circunstâncias ainda mantidas sob completo segredo.

Luiz Almeida Araújo (1943-1971)
Professor de história, ator e militante da ALN, cursou Ciências Sociais na PUC-SP. No dia 24/06/1971, quando se deslocava pela avenida Angélica, em São Paulo, foi seqüestrado pelos órgãos de repressão da ditadura e desapareceu. Pouco antes, no mesmo carro, havia conduzido um dos dirigentes dessa organização clandestina, Paulo de Tarso Celestino da Silva, a um encontro com o agente infiltrado conhecido como Cabo Anselmo.

Carlos Eduardo Pires Fleury (1945-1971)
Estudou Filosofia na USP e Direito na PUC/SP. Foi morto em condições misteriosas, no Rio de Janeiro, em 10/12/1971, quando era um dos principais dirigentes do Molipo. Preso em 1969 e submetido a brutais torturas, estava entre os 40 presos políticos libertados e enviados à Argélia, em junho de 1970, em troca do embaixador alemão no Brasil, capturado numa operação guerrilheira.

Cilon Da Cunha Brum (1946-1974)
Foi estudante de Economia da PUC/SP, presidente do Diretório Acadêmico de sua faculdade e dirigente do Diretório Central dos Estudantes, além de trabalhar em uma agência de publicidade. Antes de desaparecer, em 27/02/1974, combateu na guerrilha do Araguaia, como militante do Partido Comunista do Brasil.

Da redação, com agências
Colaborou: Ana Paula Bueno


..................................................................................................................................................................